Rede Mocambos

Portal da Rede Mocambos

Tuxáua PC participa da realização de encontro de comunidades Quilombolas

na Casa de Cultura Tainã, sede da Rede Mocambos.

O encontro contou com a presença de comunidades quilombolas da região do sul da Bahia e Ação Tuxaua da região Sul. A Rede Mocambos em parceria com a ONG Floresta Viva dentro do projeto Líder Quilombola e integrantes do Projeto Politica do Impossível e Ação Tuxaua RS realiza entre os dias 8 e 16 de março encontro que movimenta a cena politica, social e de inclusao digital das comunidades Quilombolas do sudeste do Brasil.

veja vídeo no blog livre da cultura digital sul

foto da Alissa Gottfried

A Rede Mocambos Sul também reuniu-se no encontro. Participaram desta conversa os representantes das Comunidades Quilombolas de São Lourenço de Sul (Mestre Ana Centeno e Pelé), de Canguçú (Joel Sandro), representantes do CAPA Preto e Fabiane e do Vale do Ribeira, Paraná (Wilham Barbosa). O convite foi extendido a outras comunidades, porém, nem todas puderam comparecer. Na conversa Mestre Chico fez a apresentação do CAPA a fim de desenvolvermos uma ação conjunta. Combinamos então visita à 11 comunidades (no mes de junho de 2010) a fim de registrar demandas dos quilombolas e apresentar o trabalho da Rede Mocambos. Sara, Integrante do Coletivo Catarse, propôs a construção de um projeto para o edital Rádio Documentário, que seria desenvolvido em seis comunidades com o objetivo de conhecer as vivências nos quilombos. Ficamos de marcar visita às comunidades acompanhados de Mestre Chico e Preto do CAPA. Segundo PC, "o destaque das falas ficaram por parte da combrança da instalação das antenas, visto que as comunidades já encaminharam a documentaçao e adequaçao do espaço físico estão motivadas a utilizar a internet como forma de comunicação entre as comunidades. Outro ponto foi com relação ao suporte para os polos Mocambos". Os representantes da Rede Mocambos atribuem grande importância à capacitação dos multiplicadores nas comunidades e suporte técnico nos telecentros. Para garantir essa formação e assistência, a idéia é que os Promotores de Inclusão Digital GESAC realizem esse trabalho nas comunidades quilombolas do RS. Houve montagem de uma rádio FM e WEB utilizando-se tecnologias livres, sob orientação de Sérgio Melo da Rádio Amnésia de Olinda, com objetivo de sensibilizar as comunidades a utilizar o rádio como meio da transmissão da oralidade. Como proposta da Rede para o estado foi oferecido suporte técnico para elaboração de projetos de pontos de cultura em comunidades quilombolas da metade sul do RS. Também surgiu a indicação de criação de projeto de Ponto de Cultura em território quilombola que seria a base de articulação da rede no interior do estado. O edital já está sendo elaborado pela FURG e tem previsão de lançamento para o próximo mês. No segundo Encontro da Rede, previsto para o segundo semestre, teremos um panorama do tipo de formação que o núcleo levará para as comunidades. No domingo aconteceu a entrega da semente de Baobá para a comunidade negra de Pelotas, representada por Dilermando da ONG Odara.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Reconhecidas e Tituladas 24 comunidades quilombolas da Metade Sul do RS

Em Pelotas, 24 comunidades quilombolas da Metade Sul do RS foram reconhecidas e tituladas. A Ação Tuxáua esteve presente na certificação Para articular ações entre a Rede de Quilombolas e Rede Mocambos.

Com o reconhecimento, as comunidades podem ter acesso a algumas políticas públicas específicas para remanescentes de quilombos.

Leia notícia na Fundação Palmares

Visite Rede Mocambos

rota digital s