Castelos do Vale de Loire

Chambord reflete a exaltação e a excessividade de Francisco I : com apenas 25 anos, ele quer dar ao mundo um testemunho espetacular das suas duas paixões : a caça e a arquitetura.

Para dar-se conta da dimensão desse lugar unico, construido no inicio do Renascimento, devem descobrir primeiro uma floresta densa e abundante para a caça.

No seu centro, surge um castelo cuja arquitetura preciosa continuou intacta : gigante, fora de toda escala humana, essa alquimia das formas e estruturas bem pensada nos surpreende.

Chambord é mais do que um castelo : é uma arquitetura de exceção, uma proeza técnica, um colosso de pedras...representa simplesmente o sonho do jovem rei Francisco.

Chenonceau, com uma arquitetura Renascentista unica, é chamado "Castelo das Damas" na historia da França.

Construido em 1513 por Katherine Briçonnet, embelezado sucessivamente por Diana de Poitiers e Catarina de Médicis, preservado dos rigores da Revolução por Madame Dupin, esse castelo deve parte do seu encanto às mulheres.

Chenonceau é excepcional pela sua arquitetura, historia, e também pela riqueza das suas coleções - mobiliario Renascentista, tapeçarias dos séculos XVI e XVII e pinturas de artistas famosos : Le Primatice, Le Corrège, Rubens, Le Tintoret, Rigaud, Nattier, Van Loo.

As vésperas do Renascimento, a potente fortaleza medieval de Amboise vira a ser uma residência real sob os reinos dos Reis da França Carlos VIII e Francisco I.

Varios letrados e artistas europeus residem la ao pedido dos soberanos, tal como Leonardo da Vinci cujos restos mortais estão na Capela do Castelo.

Esse lugar importante da Historia da França possui uma excepcional coleção de mobiliario gotico e Renascentista, que testemunha do refinamento artistico do primeiro Renascimento francês.

Depois da visita dos apartamentos reais e das imponentes torres, o passeio segue nos belos jardins panorâmicos que dominam o rio Loire.