Castelo de Vaux le Vicomte

No inicio do século XVII, um pequeno castelo é construido no leste de Paris, entre as residências reais de Vincennes e Fontenaibleau. Esse dominio nobre, chamado Vaux le Vicomte, é comprado em 1641 por um jovem parlamentar de 26 anos, Nicolas Fouquet.

Quinze anos mais tarde, vai nascer la uma obra-prima unica: um castelo e um jardim, os mais belos da França, obra do gênio de três homens escolhidos por Fouquet - o arquiteto Le Vau, o pintor-decorador Le Brun e o jardineiro-paisagista Le Nôtre.

A arte de viver, o espirito culto de Fouquet inspiram os talentos de cada um.

Outros vão se aproximar desse mecenas das Letras e das Artes - o poeta La Fontaine, Molière autor e ator, Madame de Sévigné, Pellisson e Scarron.

Em 1661, uma das mais belas festas do século XVII inaugurou o castelo de Vaux le Vicomte, com muito refinamento, deslumbramento e drama. Apesar de ter sido nomeado Primeiro Ministro apos o falecimento do cardeal Mazarin, o Rei decidiu secretamente a morte de Fouquet.

Quinze dias mais tarde, é preso, e nunca mais saira da prisão.

A preservação de Vaux le Vicomte, embora tenha sido ameaçada ou abandonada, foi possivel durante três séculos graças a pessoas determinadas, muitas vezes apaixonadas.

Hoje, Vaux le Vicomte, sempre resplandecente, reflete a inteligência, o gosto e a independência de Nicolas Fouquet.

Nicolas Fouquet