Londres

Em Londres e Windsor, os endereços da monarquia 

(...) Em um roteiro baseado na família real, um lugar que serve de sobrenome aos parentes da rainha Elizabeth II é obrigatório: Windsor. A cidade, no condado de Berkshire, está a apenas 34 quilômetros do centro de Londres, à beira do Rio Tâmisa. É um daqueles subúrbios com casarões amplos e belos jardins, habitados por algumas das famílias mais influentes do Reino Unido. Entre elas, a família real.

E sua "casa de campo" é simplesmente o castelo de Windsor, um dos mais imponentes do país e o mais antigo ocupado continuamente no mundo, há nove séculos. E esse status se vê no luxo de seus salões e quartos, abertos à visitação. Após atravessar um longo caminho por jardins e muralhas e passar por um pórtico com a imagem de São Jorge, chega-se à primeira ala, dedicada à Casa de Bonecas da Rainha Mary. É uma fiel reprodução de um palacete vitoriano, do porão aos andares superiores, elaborada pela mulher do rei George V, no início dos anos 1920 e que foi exposta na Exibição do Império Britânico, em 1924. A riqueza de detalhes de cada cômodo impressiona. (...)

O que se segue depois é um passeio pelo que se chamou, na época do rei Carlos II, de "Versalhes inglesa". Após uma escadaria "guardada" por armaduras e armas medievais, chega-se à câmara de Waterloo, onde são realizadas cerimônias e jantares oficiais. Depois estão o quarto de Carlos II, a sala do trono, a sala de desenho, o salão de baile da rainha e o salão de São Jorge, onde acontece anualmente o encontro da Ordem da Jarreteira, a mais exclusiva ordem real inglesa. As cerimônias são sempre presididas pela própria rainha e as paredes dos salões são ocupadas pelos escudos das principais famílias do reino.

O passeio termina de frente à ala fechada do castelo, onde efetivamente fica a família real. Após ver o guarda marchando para lá e para cá, atravesse os imponentes portões de saída e vá bater perna no Centro de Windsor. O núcleo antigo, composto por meia dúzia de ruazinhas, mais parece cenário de filme de época.

Ali está a prefeitura, com a imagem do rei Guilherme I, que construiu o castelo e fundou a cidade, no século XI. Mas o que desperta o interesse desse prédio entre os apreciadores da monarquia é o fato de o príncipe Charles e Camila Parker terem se casado ali, em 2005. Como não poderiam casar na igreja, a solução foi uma cerimônia mais simples. Do lado está o pub Three Tuns. O prédio data de 1515, mas nem sempre serviu ao propósito de vender cerveja morna. Antes era ali que funcionava a prefeitura local.

Na rua de trás, a Church Street, fica um prédio conhecido como The Old King's Head, onde hoje funciona (mais um) pub. Dizem que William Shakespeare viveu ali enquanto escrevia "As alegres comadres de Windsor". A lenda está indicada na fachada, ao lado da cópia do decreto de execução do rei Carlos I por Oliver Cromwell, líder da única revolução republicana de sucesso na Inglaterra. E se num prédio está o ocaso do pai, na casa ao lado há um registro das aventuras do filho. É o antigo endereço de Nell Gwynn, atriz e amante favorita de Carlos II.

A região ainda reserva outras curiosidades, como a Crooket House, uma construção totalmente torta, que abriga uma casa de chás. Ao lado dela, ligando a Market Street e a Church Street, fica a Queen Charlotte Street, que atrai os turistas por ser a via pública mais curta de Grã-Bretanha, com 15 metros de extensão.

Afastado do centro de Windsor está o Royal Landscape, um conjunto paisagístico de quatro quilômetros quadrados, que reúne um bosque (The Valley Gardens), um lago artificial (Virginia Water) e um jardim ornamental (Savill Garden). Este último é a principal atração do complexo.

Projetado pelo horticultor real Eric Savill entre 1932 e 1950, o jardim tem 140 mil metros quadrados com plantas de todos os cantos do mundo, e com setores específicos para cada estação do ano. E é, como seus funcionários gostam de dizer orgulhosamente, o xodó da rainha Elizabeth II, que era criança quando as primeiras mudas foram plantadas, muitas por sua mãe.

A rainha dá nome ao belo jardim interno, com plantas que precisam de temperaturas mais altas, e a um dos tipos de rosa plantadas no roseiral que é o destaque do jardim e que floresce plenamente em junho. Outro tipo que integrará o jardim esse ano é a Royal William. Qualquer semelhança com o Windsor da moda é mera coincidência.

Separada de Windsor pelo Rio Tâmisa está a cidade que abriga e empresta seu nome ao Eton College, escola para garotos da elite britânica fundada em 1440 por Henrique VI e que teve entre seus alunos mais recentes os príncipes William e Harry. Além dessa curiosidade, há todo aquele clima de colégio de filme, com estudantes engravatados e belos prédios.Das cavalariças a lojas, uma Londres monárquica

Vir a Londres e não ver a rainha é como ir a Roma e não ver o Papa. OK, a frase foi exagerada. Mas uma visita à capital britânica sem alguma atração ligada à monarquia no roteiro não estará completa. E há mais opções que apenas os tradicionais Palácio de Buckingham, Torre de Londres e Abadia de Westminster (onde será o casamento real).

Depois de assistir à troca de guarda em Buckingham, vale a pena visitar o Royal Mews, as cavalariças reais nos fundos do palácio. Lá estão expostas algumas das carruagens ocupadas pelos monarcas em eventos oficiais, entre elas a dourada, usada no jubileu da rainha, em 2002.

Outro endereço real fora do roteiro padrão é o Kensington Palace, onde a princesa Diana viveu com seus filhos após o divórcio. O palácio fica no Kensington Garden, colado ao Hyde Park, e está passando por reformas até 2012. Enquanto isso, abriga a exposição "The enchanted palace", com instalações que contam a história de sete princesas da Inglaterra, entre elas Diana.

E, depois de ver como viviam os reis, que tal se arriscar a comprar como um, nas lojas que possuem o selo da Royal Warrants Holders Association? Funciona assim: se um estabelecimento fornece algum produto para a rainha, o príncipe consorte ou o príncipe de Gales por cinco anos consecutivos, recebe, na fachada os brasões dos fregueses ilustres.

A pequena Savile Row, próxima à New Bond Street, no elegante bairro de Mayfair, é conhecida como a rua dos alfaiates. Alguns deles ostentam os brasões reais na porta. A loja mais prestigiosa é a Gieves & Hawkes, que fornece uniformes militares para mãe, pai e filho.

Na esquina da Savile com a Burlington Garden está outra com três brasões, a Ede & Ravenscroft, onde a família real compra túnicas. Em tese, qualquer um pode comprar ali. Os preços é que são para quem tem sangue azul nas veias ou muitas notas verdes na carteira.Casamento é inspiração para suvenires e pacotes

O casamento real ainda não aconteceu em Londres e há quem já comemore o final feliz para o turismo local. Não faltam na cidade pacotes especiais de hotéis, restaurantes e lojas vendendo as mais variadas lembrancinhas relativas à cerimônia.

Quem for às compras poderá escolher um ímã com a foto do casal para levar para a casa. Os rostos de William e Kate estampam postais, camisetas, canecas, chaveiros, cinzeiros, pratinhos e até sinos. E não há distinção entre as barracas de rua e as lojas oficiais da realeza. Muda só a qualidade do suvenir.

Hotéis e restaurantes também querem aproveitar. Quase vizinho da residência oficial de William em Londres, o St. James's Hotel and Club lançou um pacote especial que inclui acomodação em quarto de luxo, café da manhã especial e um tour de duas horas inspirado na realeza, com preços a partir de 455 libras por casal, até final de maio.

Já o Cavendish London Hotel quer atrair os fãs da monarquia com uma versão do chá da tarde como ele, supostamente, é servido em Buckingham: sanduíches de salmão defumado e pepino, torta de amêndoa, bolinhos com creme e geleia. Por 15 libras, de 25 de abril e 2 de maio.

O restaurante Axis, no hotel One Aldwych, terá, de abril a meados de maio, um menu especial, com quatro pratos, inspirado nos banquetes dos últimos casamentos reais. Sairá a 50 libras por pessoa.

Publicado por Eduardo Maia - 23/03/2011

Fonte : O Globo . Boa Viagem 

             

God Save the Queen                                                                                                 Elizabeth II do Reino Unido e o duque de Edimburgo            

                                                                                                                         O duque e a duquesa de Cambridge                                                               troca da guarda          

                     Palacio de Buckingham                                                                                                                                                        Estabulos Reais                      

Rainha Vitoria . 1837 - 1901                                                                                                                   Palacio de Kensington                  

                           Torre de Londres                                                                                                                               Ponte da Torre                     

  

 Academia Real de Artes                                          Nicolas Poussin - Galeria Nacional                                                                                   National Portrait Gallery

           Amenhotep III                                                                                                       Farao Tutancâmon - Museu Britânico                 

       Louise Bourgeois - Tate Modern                                                                                                             Museu de Historia Natural Britânico      

  

      Catedral de São Paulo                                                                                                            London Eye                          

                             Harrods - 1849                                                                                                                                                                  Covent Garden                      

   

Teatro Shakespeare's Globe                                                                                   Os Miseraveis                                                           O Fantasma da Opera 

                                                                                                                                                      Bem vindos a Londres !