fenda da coroa de 25 reis

A coroa de 25r. (AF. 4) da 1.ª emissão tem muitas variedades, cores (vermelho, carmim rosa e rosa), três tipos de denteado (12 ½, 13 ½ e 14) e várias espessuras de papel liso (espesso, médio e fino), como se vê só com estas características é possível fazer um longo e completo estudo deste valor.

Cada valor foi impresso em folhas de 28 selos, como cada selo é impresso por um cliché, estes vão mostrar pequenas diferenças e num estado mais avançado de desgaste aparecem as fendas (variedades de cliché).

Todos nós já vimos muitas fendas neste tipo de selos, umas mais comuns e outras muito menos. Na coroa de 25 Reis da primeira emissão habituámo-nos a ver uma fenda repetitiva, sem nunca a considerar como uma das habituais fendas.

Após ter verificado algumas dezenas de coroas de 25 reis, verifiquei que a grande maioria tem uma fenda repetitiva como a da figura seguinte, no ornamento superior direito.

Os selos em papel espesso (1870), vermelho (fig.5), e os de denteado 14 (1872-1874) são variedades em que esta fenda não está presente.

Encontrar um selo em papel liso médio ou fino nos denteados 12½ e 13½ sem esta fenda é muito difícil, como tal, é minha opinião, que estes deveriam ter uma cotação muito superior. Os selos que tenho sem fenda aparecem todos em papel fino.

Como é evidente as reimpressões não têm esta fenda, o cunho I utilizado nas reimpressões é o mesmo que imprimiu os selos originais.

Na última imagem vemos um exemplar sem a fenda em papel espesso no denteado 12½, mas com todas as características das reimpressões de 1905. Já possuo este selo há algum tempo e tenho dificuladade em o catalogar, segundo A. Hall [1] existem reimpressões de 1905 no denteado 12½, mais precisamente 5r, 10r, 25r, 40r, 100r e 300r. Ao longo destes anos de volta com as coroas de Angola nunca vi nenhuma reimpressão deste exemplar no denteado 12½.

[1] Hall, A (1983). Forgery & Reprint Guide 12. Portuguese Colonies, J. Barefoot Ltd, York, Inglaterra.