2TER 10-12-2013

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Zac 14, 5.7

O Senhor virá com todos os seus santos.

Naquele dia brilhará uma grande luz.

ORAÇÃO COLECTA

Deus omnipotente, que fazeis chegar aos confins da terra o anúncio do Salvador, preparai-nos para acolher com alegria a glória do seu nascimento. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Is 40, 1-11

Consolai, consolai o meu povo...

Com esta passagem começa a segunda parte do Livro deste profeta, também chamado o “Livro da Consolação de Israel”. Escrita no fim do exílio de Babilónia, anuncia ela ao povo de Deus dias novos de salvação, semelhante à que o Senhor lhe tinha enviado quando o tirou do Egipto e o conduziu pelo deserto a caminho da Terra Prometida. Trata-se de um novo Êxodo. A vinda do Senhor, que o Advento nos faz esperar, é, para todos os homens, o momento culminante de toda a história da salvação: é Deus que vem para nos salvar! É o mistério do Advento, da Vinda do Senhor.

Leitura do Livro de Isaías

Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém e dizei-lhe em alta voz que terminaram os seus trabalhos e está perdoada a sua culpa, porque recebeu da mão do Senhor duplo castigo por todos os seus pecados. Uma voz clama: «Preparai no deserto o caminho do Senhor, abri na estepe uma estrada para o nosso Deus. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas. Então se manifestará a glória do Senhor e todo o homem verá a sua magnificência, porque a boca do Senhor falou». Uma voz dizia: «Clama». E eu respondi: «Que hei-de clamar?» – «Todo o ser humano é como a erva, toda a sua glória é como a flor do campo. A erva seca e as flores murcham, quando o vento do Senhor sopra sobre elas. A erva seca e as flores murcham, mas a palavra do nosso Deus permanece eternamente» –. Sobe ao alto dum monte, arauto de Sião; grita com voz forte, arauto de Jerusalém; levanta sem temor a tua voz e diz às cidades de Judá: «Eis o vosso Deus. O Senhor Deus vem com poder, o seu braço dominará. Com Ele vem o seu prémio, precede-O a sua recompensa. Como um pastor apascentará o seu rebanho e reunirá os animais dispersos; tomará os cordeiros em seus braços, conduzirá as ovelhas ao seu descanso».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 95 (96), 1-2.3.10ac.11-12.13 (R. cf. Is 40, 9-10)

Refrão: O nosso Deus virá com poder e majestade. Repete-se

Cantai ao Senhor um cântico novo,

cantai ao Senhor, terra inteira.

Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome,

anunciai dia a dia a sua salvação. Refrão

Publicai entre as nações a sua glória,

em todos os povos as suas maravilhas.

Dizei entre as nações: O Senhor é Rei.

Governa os povos com equidade. Refrão

Alegrem-se os céus, exulte a terra,

ressoe o mar e tudo o que ele contém,

exultem os campos e quanto neles existe,

alegrem-se as árvores dos bosques. Refrão

Diante do Senhor que vem,

que vem para julgar a terra:

julgará o mundo com justiça

e os povos com fidelidade. Refrão

ALELUIA

Refrão: Aleluia Repete-se

Está próximo o dia do Senhor;

Ele vem salvar-nos. Refrão

EVANGELHO Mt 18, 12-14

Deus não quer que se percam os humildes

O que o profeta anunciou, a salvação do povo de Deus, Jesus o afirma de maneira bem clara nesta parábola, e sobretudo na palavra final, que não nos deixa dúvidas sobre a intenção última de todas as vindas de Deus ao encontro dos homens: o Senhor não quer que nenhum se perca, nem sequer “um só destes pequeninos!”

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir procurar a que anda tresmalhada? E se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo que se alegra mais por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também, não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS

Olhai benignamente, Senhor, para as nossas humildes ofertas e orações e, como diante de Vós não temos méritos, ajudai-nos com a vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio do Advento I: p. 396

ANTÍFONA DA COMUNHÃO 2 Tim 4, 8

O Senhor dará a coroa da justiça

àqueles que esperam com amor a sua vinda.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Saciados com o alimento espiritual, humildemente Vos pedimos, Senhor, que, pela participação neste sacramento nos ensineis a apreciar com sabedoria os bens da terra e a amar os bens do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.