Terça-Feira da 5ª Semana do Tempo Comum - Ano ímpar

ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 94, 6-7

Vinde, prostremo-nos em terra,

adoremos o Senhor que nos criou.

O Senhor é o nosso Deus.

ORAÇÃO COLECTA

Guardai, Senhor, com paternal bondade a vossa família;

e, porque só em Vós põe a sua confiança,

defendei-a sempre com a vossa protecção.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,

que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I (anos ímpares) Gen 1, 20 – 2, 4a

«Façamos o homem à nossa imagem e semelhança»

No vértice da criação está o homem. De todas as criaturas, é ele a mais perfeita imagem do seu Criador. E é sua missão conduzir a criação inteira até àquele grau de desenvolvimento que Deus para ela sonhou, e para atingir o qual lhe imprimiu dinamismos nunca assaz conhecidos. Por isso, só com os olhos postos em Deus é que o homem conseguirá realizar-se como homem no meio da criação e continuá-la, desenvolvendo-a e aperfeiçoando-a cada vez mais, porque tudo está em gérmen no acto criador saído das mãos de Deus.

Leitura do Livro do Génesis

Disse Deus: «Povoem as águas inúmeros seres vivos e voem as aves na terra sob o firmamento do céu». Deus criou os monstros marinhos e todos os seres vivos que se movem nas águas, segundo as suas espécies, e todos os animais voadores, segundo as suas espécies. Deus viu que isto era bom; e abençoou-os, dizendo: «Crescei e multiplicai-vos, enchei as águas dos mares e multipliquem-se as aves sobre a terra». Veio a tarde e, em seguida, a manhã: foi o quinto dia. Disse Deus: «Produza a terra seres vivos, segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo as suas espécies». E assim sucedeu. Deus fez os animais selvagens, segundo as suas espécies, os animais domésticos, segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra, segundo as suas espécies. Deus viu que isto era bom. Disse Deus: «Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre os animais selvagens e sobre todos os répteis que rastejam pela terra». Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus. Ele o criou homem e mulher. Deus abençoou-os, dizendo: «Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem na terra». Disse Deus: «Dou-vos todas as plantas com semente que existem em toda a superfície da terra, assim como todas as árvores de fruto com semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todos os seres vivos que se movem na terra dou as plantas verdes como alimento». E assim sucedeu. Deus viu tudo o que tinha feito: era tudo muito bom. Veio a tarde e, em seguida, a manhã: foi o sexto dia. Assim se completaram o céu e a terra e tudo o que eles contêm. Deus concluiu, no sétimo dia, a obra que fizera e, no sétimo dia, descansou do trabalho que tinha realizado. Deus abençoou e santificou o sétimo dia, porque nele descansou de todo o trabalho da criação. Esta é a origem do céu e da terra, quando foram criados.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 8, 4-5.6-7.8-9 (R. 2a)

Refrão: Como é admirável o vosso nome em toda a terra,

Senhor, nosso Deus! Repete-se

Quando contemplo os céus, obra das vossas mãos,

a lua e as estrelas que lá colocastes,

Que é o homem para que Vos lembreis dele,

o filho do homem para dele Vos ocupardes? Refrão

Fizestes dele quase um ser divino,

de honra e glória o coroastes;

destes-lhe poder sobre a obra das vossas mãos,

tudo submetestes a seus pés: Refrão

Ovelhas e bois, todos os rebanhos,

e até os animais selvagens,

as aves do céu e os peixes do mar,

tudo o que se move nos oceanos. Refrão

ALELUIA Salmo 118 (119), 36a.29b

Refrão: Aleluia Repete-se

Inclinai o meu coração para as vossas ordens

e dai-me a graça de cumprir a vossa lei. Refrão

EVANGELHO Mc 7, 1-13

«Deixais o mandamento de Deus

para vos prenderdes à tradição dos homens»

Jesus procura fazer compreender a diferença que existe entre o mandamento de Deus e a tradição dos homens, porque, no tempo em que estes factos se passavam, os usos e costumes que os homens tinham acrescentado à lei de Deus chegavam a deturpar a própria lei, como no caso citado; certos hábitos religiosos de invenção humana passavam à frente da justiça e da caridade. É sempre uma grande tentação ficar preso à letra, e não conseguir, por isso, chegar até ao espírito; mas «a letra mata, o espírito é que dá a vida».

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, reuniu-se à volta de Jesus um grupo de fariseus e alguns escribas que tinham vindo de Jerusalém. Viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. – Na verdade, os fariseus e os judeus em geral só comem depois de lavar cuidadosamente as mãos, conforme a tradição dos antigos. Ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se terem lavado. E seguem muitos outros costumes a que se prenderam por tradição, como lavar os copos, os jarros e as vasilhas de cobre –. Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: «Porque não seguem os teus discípulos a tradição dos antigos, e comem sem lavar as mãos?». Jesus respondeu-lhes: «Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. É vão o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós deixais de lado o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens». Jesus acrescentou: «Sabeis muito bem desprezar o mandamento de Deus, para observar a vossa tradição. Porque Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’; e ainda: ‘Quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe deve morrer’. Mas vós dizeis que se alguém tiver bens para ajudar os seus pais necessitados, mas declarar esses bens como oferta sagrada, nesse caso fica dispensado de ajudar o pai ou a mãe. Deste modo anulais a palavra de Deus com a tradição que transmitis. E fazeis muitas coisas deste género».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS

Senhor nosso Deus,

que criastes o pão e o vinho

para auxílio da nossa fraqueza

concedei que eles se tornem para nós

sacramento de vida eterna.

Por Nosso Senhor.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 106, 8-9

Dêmos graças ao Senhor pela sua misericórdia,

pelos seus prodígios em favor dos homens,

porque Ele deu de beber aos que tinham sede

e saciou os que tinham fome.

Ou Mt 5, 5-6

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,

porque serão saciados.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Deus de bondade,

que nos fizestes participantes do mesmo pão e do mesmo cálice,

concedei que, unidos na alegria e no amor de Cristo,

dêmos fruto abundante para a salvação do mundo.

Por Nosso Senhor.