Segunda-Feira da 4ª Semana do Tempo Comum - Ano ímpar

ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 105, 47

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, e reuni-nos de todas as nações,

para dar graças ao vosso santo nome

e nos alegrarmos no vosso louvor.

ORAÇÃO COLECTA

Concedei, Senhor nosso Deus,

que Vos adoremos de todo o coração

e amemos todos os homens com sincera caridade.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,

que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I (anos ímpares) Hebr 11, 32-40

«Pela fé conquistaram reinos.

Deus previa para nós um destino melhor»

Os nossos antepassados do Antigo Testamento deixaram-nos exemplos admiráveis de fé e santidade. Mas a perfeição, no sentido de acesso à vida de filhos de Deus, foi só Cristo quem no-la alcançou. Reconhecer esta situação e corresponder-lhe constitui agora para nós o caminho para chegar àquele “destino melhor” que Deus nos preparou.

Leitura da Epístola aos Hebreus

Irmãos: Que mais posso dizer? Faltar-me-ia o tempo se quises¬se falar de Gedeão, de Barac, de Sansão, de Jefté, de David, de Samuel e dos Profetas. Pela fé, conquistaram reinos, exerceram a justiça, alcançaram os bens prometidos. Fecharam a boca dos leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, convalesceram das enfermidades, tornaram-se fortes na guerra, venceram exércitos inimigos. Mulheres houve que recuperaram os seus mortos pela ressurreição. Mas outros foram torturados, recusando o resgate a fim de alcançar uma ressurreição melhor. Outros sofreram o tormento das zombarias e da flagelação, das algemas e da prisão. Foram apedrejados, serrados, mortos ao fio da espada; andaram vagueando, cobertos de peles de ovelha e de cabra, indigentes, oprimidos, maltratados. O mundo não era digno deles. Andaram errantes pelos desertos, pelos montes, nas grutas e cavernas da terra. E todos estes, que alcançaram testemunho favorável pela sua fé, ficaram sem obter a realização da promessa. Porque Deus previa para nós um des¬tino melhor, eles não deviam chegar sem nós à perfeição final.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 30 (31), 20.21.22.23.24 (R. 25)

Refrão: Tende coragem e animai-vos,

vós todos que esperais no Senhor. Repete-se

Como é grande, Senhor, a vossa bondade,

que tendes reservada para os que Vos temem!

À vista dos homens Vós a concedeis

àqueles que em Vós confiam. Refrão

Ao abrigo da vossa face Vós os defendeis

das maquinações dos homens;

no vosso tabernáculo Vós os escondeis

das línguas provocadoras. Refrão

Bendito seja o Senhor:

como em cidade fortificada,

em mim enalteceu a sua misericórdia. Refrão

Eu, porém, dizia na minha ansiedade:

«Estou banido da vossa presença».

Mas ouvistes a voz da minha súplica,

logo que Vos invoquei. Refrão

Amai o Senhor,

vós todos os seus fiéis.

O Senhor defende os que Lhe são fiéis,

mas castiga com rigor os orgulhosos. Refrão

ALELUIA Lc 7, 16

Refrão: Aleluia Repete-se

Apareceu no meio de nós um grande profeta:

Deus visitou o seu povo. Refrão

EVANGELHO Mc 5, 1-20

«Espírito impuro, sai desse homem»

Este estranho caso, contado de maneira popular, manifesta, uma vez mais, o mistério da pessoa de Jesus: Ele é o Filho de Deus, que veio ao mundo dos homens para aqui lançar as raízes do Reino dos Céus; e este triunfará do reino de Satanás pelo seu poder divino. Os habitantes da região do homem curado parecem reagir ao que tomaram por um dano puramente material. Jesus não Se demora por lá, mas deixa aí o miraculado, para que anuncie entre os seus vizinhos as maravilhas de Deus.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seg. São Marcos

Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos chegaram ao outro lado do mar, à região dos gerasenos. Logo que Ele desembarcou, saiu ao seu encontro, dos túmulos onde morava, um homem possesso de um espírito impuro. Já ninguém conseguia prendê-lo, nem sequer com correntes, pois estivera preso muitas vezes com grilhões e cadeias e ele despedaçava os grilhões e quebrava as cadeias. Ninguém era capaz de dominá-lo. Andava sempre, de dia e de noite, entre os túmulos e pelos montes, a gritar e a ferir-se com pedras. Ao ver Jesus de longe, correu a prostrar-se diante d’Ele e disse, clamando em alta voz: «Que tens a ver comigo, Jesus, Filho de Deus Altíssimo? Conjuro-Te, por Deus, que não me atormentes». Porque Jesus dizia-lhe: «Espírito impuro, sai desse homem». E perguntou-lhe: «Qual é o teu nome?». Ele respondeu: «O meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos». E suplicava instantemente que não os expulsasse daquela região. Ora, ali junto do monte, andava a pastar uma grande vara de porcos. Os espíritos impuros pediram a Jesus: «Manda-nos para os porcos e entraremos neles». Jesus consentiu. Então os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. A vara, que era de cerca de dois mil, lançou-se ao mar, do precipício abaixo, e os porcos afogaram-se. Os guardadores fugiram e levaram a notícia à cidade e aos campos; e, de lá, vieram ver o que tinha acontecido. Ao chegarem junto de Jesus, viram, sentado e em perfeito juízo, o possesso que tinha tido a legião; e ficaram cheios de medo. Os que tinham visto narraram o que havia acontecido ao possesso e o que se passara com os porcos. Então pediram a Jesus que Se retirasse do seu território. Quando Ele ia a subir para o barco, o homem que tinha sido possesso pediu-Lhe que o deixasse ir com Ele. Jesus não lho permitiu, mas disse-lhe: «Vai para casa, para junto dos teus, conta-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti». Então ele foi-se embora e começou a apregoar na Decápole o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS

Apresentamos, Senhor, ao vosso altar

os dons do vosso povo santo;

aceitai-os benignamente

e fazei deles o sacramento da nossa redenção.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,

que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 30, 17-18

Fazei brilhar sobre mim o vosso rosto,

salvai-me, Senhor, pela vossa bondade

e não serei confundido por Vos ter invocado.

Ou Mt 5, 3-4

Bem-aventurados os pobres em espírito,

porque deles é o reino dos Céus.

Bem-aventurados os humildes,

porque possuirão a terra prometida.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Fortalecidos pelo sacramento da nossa redenção,

nós Vos suplicamos, Senhor,

que, por este auxílio de salvação eterna,

cresça sempre no mundo a verdadeira fé.

Por Nosso Senhor.