PROGRAMAÇÃO

Junho de 2018

Editorial

Junho quente, Julho ardente.

O nosso Cineclube e o Festival de Animação de Lisboa | MONSTRA estabeleceram recentemente um acordo que permitirá enriquecer a programação do próximo ano letivo 2018/2019.

Para assinalar esta parceria, neste mês de junho, será realizada uma projeção imperdível de filmes premiados da edição 2018. No dia 5, terça-feira, penúltimo dia de aulas, serão projetados os filmes: A Viagem, de João Monteiro, Luís Vital e Ricardo Livramento; Quarta-feira com Goddard, de Nicolas Ménard; A Sonolenta, de Marta Monteiro; Penelope, de Heta Jäälinoja; Das Gavetas Nascem Sons, de Vítor Hugo; CNN Colorscope: Preto, de Matt Abbiss; Água Mole, de Laura Gonçalves, Xá; Ilha, de Robert Löbel e Max Mörtl; Dois Elétricos, de Svetlana Andrianova; A Caixa, de Merve Cirisoglu Cotur; Surpresa, de Paulo Patrício; e Espaço Negativo, de Max Porter e Ru Kuwahata.

O Festival de Animação de Lisboa | MONSTRA nasceu no ano 2000 com o objectivo de celebrar a transversalidade artística, fazer encontrar pessoas de diferentes artes, transmitir novos olhares artísticos, usando como base a linguagem pluridisciplinar do Cinema de Animação.

Esta iniciativa só é possível graças à generosidade do Festival MONSTRA, na pessoa do seu Diretor Artístico Fernando Galrito. Como é habitual, as projeções com qualidade de excelência contam com a amizade e colaboração de Abel Ribeiro Chaves (Bazar do Vídeo) e o apoio do Plano Nacional de Cinema, através da sua coordenadora Elsa Mendes. A todos, o nosso muito obrigado!

>> Programação




Beatriz Ribeiro (11º Q)

Cinema para além da tela!

Inspirados no filme «Coros do Anoitecer», exibido na Extensão do Cine Eco | Seia - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, uma atividade promovida pelo nosso Cineclube e pelo projeto «Dia L», o professor Nuno Carmo e a professora Andreia Sá, da especialização em Têxteis do curso de Produção Artística, estão a promover a construção de um painel coletivo de caráter experimental, na entrada da escola, onde todas/os são convidadas/os a intervir.

A partir de ideias de sustentabilidade e cooperação, a intervenção «Entrelaçado 00» será desenvolvida ao longo dos próximos tempos e terá um crescimento orgânico. Conjuntamente com alunas/os do 10º, 11º e 12º anos, (re)utilizam-se fragmentos e matérias têxteis dando-lhes outra vida e conferindo-lhes novos significados.

Na sessão de trabalho desta quarta-feira participaram as alunas Adriana Duarte Costa (12º G), Beatriz Ribeiro (11º Q), Júlia Ebert Junqueira (11º Q), Filipa Sargaço (10º D) e Martha Reis (11º H). A próxima sessão realiza-se na sexta-feira, dia 18, a partir das 16h.

A aluna Beatriz Ribeiro, do curso de Comunicação Audiovisual, realizou este extraordinário vídeo time lapse da primeira sessão! Obrigado, Beatriz!

Notícias

Bazar do Vídeo assegura projeção de excelência.

O Cineclube Edgar Sardinha e a empresa Bazar do Vídeo, na pessoa do produtor Abel Ribeiro Chaves, estabeleceram um acordo que permitirá assegurar meios técnicos, sem custos associados, para uma projeção de qualidade superior nas sessões previstas para o ano letivo de 2017/2018. Mais informações sobre esta empresa de referência do panorama audiovisual e cinematográfico em www.bazardovideo.biz

Cinema Ideal apoia o Cineclube!

O Cineclube e o Cinema Ideal estabeleceram um protocolo para a oferta regular de lugares em antestreias e/ou sessões especiais aos alunos da Escola Artística António Arroio. Sempre que estas condições se verificarem serão divulgadas através do email cineclube@antonioarroio.edu.pt, estando limitadas naturalmente ao número de convites existentes e à ordem de inscrição.

Acordo com a Midas Filmes.

O Cineclube e a Midas Filmes, na pessoa do diretor Pedro Borges, estabelecem um acordo para a projeção de alguns filmes de produção própria e/ou em catálogo, o que permitirá enriquecer as programações regulares do ano letivo de 2017/2018. Mais informações sobre esta importante produtora e distribuidora nacional em www.midas-filmes.pt

Folhas de sala da Cinemateca!

Desde o ciclo fundador, dedicado à Obra de Pedro Costa, nas sessões do Cineclube são asseguradas folhas de sala a todos os presentes. Os textos são generosamente cedidos pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, organismo nacional que tem por missão a salvaguarda e a divulgação do património cinematográfico. Aos autores dos textos das diferentes folhas de sala e à Cinemateca, o Cineclube Edgar Sardinha manifesta o seu profundo agradecimento.

«É algo que todos os realizadores têm em comum, creio, este hábito de ter um olho aberto dentro deles e outro no exterior. (...) Eis uma ocupação que nunca me cansa: olhar.».

Michelangelo Antonioni



© Cineclube Edgar Sardinha | 2017-2018