Objetivo: Debater a legislação, atuação de paleontólogos no mercado privado de Licenciamento Ambiental, as dificuldades, os obstáculos e soluções na prática cotidiana da atividade.


Henrique Zimmermann Tomassi: paleontólogo com mais de dez anos de experiência e dedicação exclusiva no setor, pela NASOR – Paleontologia e Geologia em Brasília.

Cláudio Magalhães de Almeida: paleontólogo com oito anos de atuação em Diagnóstico e Programas de Salvamento Paleontológico, atualmente professor da FacUnicamps em Goiânia.

Márcia Aparecida dos Reis Polck: Especialista em Recursos Minerais/Paleontóloga - Agência Nacional de Mineração. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia e Estratigrafia, atuando principalmente nos seguintes temas: Paleoictiologia, análise de bacias, ensino de paleontologia, divulgação geocientífica, patrimônio paleontológico e geoturismo.

Objetivo: Debater o papel de gênero na Ciência brasileira, discutindo os fatores que impactam na carreira das mulheres pesquisadoras, especialmente na Paleontologia, assim como trazer iniciativas que tem demonstrado a relação entre a representatividade e o impacto das questões estruturais relacionadas a gênero na pesquisa brasileira.

Moderadoras: Dra. Elizete Celestino Holanda (UFRR) e Me. Ednair Rodrigues do Nascimento (doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia, UNIR) - Rede de Mulheres na Paleontologia (Paleomulheres).


Dra. Annie SchmaltzHsiou: Departamento de Biologia, FFCLRP/USP – Coordenadora da Rede de Mulheres na Paleontologia (Paleomulheres);

Dra. Fernanda Quaglio: Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva, Unifesp – Fundadora do Materna Ciência e do GeoMamas;

Dra. Eugenia Zandoná: Departamento de Ecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro do Núcleo Central do Parent in Science;

Dra. Rafaela Lopes Falaschi: pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva, UEPG – coordenadora do canal Mulheres na Ciência, é membra da Organização para Mulheres na Ciência para o Mundo em Desenvolvimento e da organização 500 Women Scientists (500WS).

Objetivo: Debater o exercício profissional da paleontologia e a segurança jurídica para o paleontólogo no Brasil.

Hermínio Ismael de Araújo Júnior: Presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Geociências da UERJ. Editor Associado do periódico Anuário do Instituto de Geociências e revisor ad hoc de periódicos importantes nas áreas de Geociências, Biodiversidade e Ciências Ambientais. Assessor da área "Sedimentary Geology and Paleobiology" da National Science Foundation, USA. Coordenador do grupo de pesquisa "Taphonomy and Stratigraphic Paleobiology Research Group", do CNPq.

Alexander Wilhelm Armin Kellner: Editor Chefe dos Anais da Academia Brasileira de Ciências. Desenvolve linhas de pesquisa com répteis fósseis, sobretudo pterossauros, dinossauros e crocodilomorfos. Descreveu 76 espécies novas, tendo estudado material da Mongólia, Irã, Marrocos, Líbano, China, Argentina, Chile, Venezuela, Estados Unidos, Austrália, Antártica e Espanha, entre outros. Organizou e/ou participou de expedições para os mais diferentes pontos do planeta como os desertos do Atacama (Chile) e Kerman (Irã), Liaoning (China) e a Ilha de James Ross na Antártica. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Membro Honorário da New York Paleontological Society e da Sociedad Paleontologica de Chile, e Pesquisador Associado do American Museum of Natural History e do Institute of Vertebrate Paleontology and Paleoanthropology (China). Recebeu o prêmio da The World Academy of Sciences (TWAS) na categoria de Ciências da Terra de 2010 e também foi admitido na classe de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008/ outorgado em 2010) e a Classe Grã-Cruz (2018).

Caiubi Emanuel Souza Kuhn: Prof. na Universidade Federal de Mato Grosso, possui projetos de popularização das geociências, atua em pesquisas paleontologia desde a graduação, é membro da comissão Geoparques da Sociedade Brasileira de Geologia.