Eletricidade e Magnetismo I

1. Componente Curricular:

Eletricidade e Magnetismo I.

O texto a seguir descreve os elementos básicos relacionados às ações na disciplina de Eletricidade e Magnetismo I (EM), do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física da UFOPA. Este plano é designado como projeto deste site pois, além de estar fortemente apoiado nas iniciativas do Design Thinking for Educators e do Maker Education - que fortalecem o aprendizado prático em sala de aula ou laboratório; usa de metarreciclagem eletrônica para obtenção de todo material necessário às atividades práticas. Destaca-se ainda sobre as iniciativas citadas, que estas especificam o conteúdo teórico como um complemento às atividades práticas, assim como estão se consolidando como soluções inovadoras com base em premissas como a empatia, a colaboração, o otimismo e a experimentação.

O PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) tem como objetivo oferecer cursos superiores gratuitos e de qualidade à professores em exercício das escolas públicas. Outro objetivo desta proposta é dar formação adequada aos professores e cumprir o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de dezembro de 1996, a qual prevê obrigatoriedade da formação superior a todo professor da rede pública do ensino fundamental.

2. Carga Horária:

60 horas.

3. Objetivo:

Em consonância com os objetivos do PARFOR, este plano de ensino deve proporcionar aos alunos a compreensão teórico-prática das características, fundamentos e aplicações práticas da Eletricidade e Magnetismo, de maneira que estes também possam aplicar os conhecimentos adquiridos em suas atividades profissionais, na definição de conteúdos e experimentos.

4. Ementa Oficial:

Carga Elétrica e Lei de Coulomb; Campo Elétrico; Lei de Gauss; Potencial Elétrico; Capacitores; Corrente e Resistência Elétrica; Experimentos de eletrostática.

5. Conteúdo Programático

  • Magnetismo, Carga e Matéria

    • Magnetismo e Carga Elétrica

    • Carga e Materia

  • Campo e Potencial Elétrico

    • Campo Elétrico

    • Energia Potencial

  • Circuitos Elétricos

    • Corrente e Resistência Elétrica

    • Capacitores

    • Circuitos RC

6. Abordagem Metodológica:

Na direção das especificações do Design Thinking for Educators e do Maker Education, as aulas teóricas serão sempre precedidas por um ou mais experimentos práticos (oficinas), relacionados ao conteúdo a ser apresentado no dia. O objetivo principal do uso deste formato é motivar e capacitar os professores do ensino fundamental quanto ao uso de experimentos práticos de eletrônica e de outras atividades relacionadas ao ensino da ciência, pois pesquisas nacionais e internacionais indicam que a educação brasileira não vai bem nesta área, assim como em matemática e leitura. Em consequência à motivação dos professores, haverá a motivação dos seus alunos, que atualmente também não demonstram interesse pela ciência.

Além da aplicação do conteúdo e da execução dos experimentos, os professores também serão instruídos em como obter os materiais para os experimentos e produtos, onde estes serão fortemente incentivados a construir seus próprios Kits de Aula, usando de material metarreciclado, de forma que estes sejam usados nas atividades práticas nas escolas em que ministram suas disciplinas.

Quanto as aulas expositivas, estas terão o formato de palestras, apoiadas por vídeos e textos, os quais deverão ser analisados e comentados, individualmente ou em grupo. Os alunos serão avaliados através de trabalhos em grupo, das listas de exercícios (resolvidas em sala de aula) e da avaliação final individual. Os trabalhos em grupo terão como principal objetivo a construção de uma "experimentoteca" (produtos), com atividades práticas diversas, onde cada grupo temático poderá apresentar um seminário sobre os produtos desenvolvidos.

Observa-se ainda quanto a avaliação que os professores serão orientados a organizar uma Feira Maker, onde os visitantes (seus alunos deverão ser convidados) montam o produtos e o testam. Desta forma os produtos deverão ser acompanhados de um roteiro de montagem e uso, semelhante ao roteiro usado nas oficinas desta disciplina, os quais, juntamente com a exposição e seus instrumentos, serão usados na avaliação de cada grupo.

Um outro fator desta metodologia relaciona o conjunto de conhecimentos adquiridos na disciplina de EM com o público alvo, onde os professores (alunos do PARFOR) poderão levar diretamente uma parte da disciplina para as suas escolas. Isto é possível, pois o conteúdo foi organizado em dois cursos distintos, que correm em paralelo, com execução alternada de seus módulos. Os cursos são o de EM e o de Eletrônica Básica (EB), onde o curso de EB foi especialmente formatado para ser levado (juntamente com o Kit metarreciclado) às salas de aula do ensino fundamental. Cada curso é composto por 5 módulos, descritos na especificação dos planos de aula, a seguir.

7. Plano de Aprendizagem:

Aula 1

Conteúdo:

Atividades:

Aula 2

Conteúdo:

Atividades:

Aula 3

Conteúdo:

Atividades:

Aula 4

Conteúdo:

Atividades:

Aula 5

Conteúdo:

Atividades:

8. Bibliografia:

      • KNIGHT, R. D. Física: uma abordagem estratégica. v. 3. Bookman, Porto Alegre, 2009.

      • HALLIDAY, D., RESNICK, R., KRANE, K.S., Física, v. 3, Rio de Janeiro: LTC Ltda, 1992.

      • NUSSENZVEIG, H.M., Curso de Física Básica, v. 3, São Paulo: Edegar Blücher LTDA, 1987.

      • TIPLER, P.A., Física, v. 2, Rio de Janeiro: Guanabara Dois S.A.,

      • AMALDI, U., Imagens da Física, 2ª ed. São Paulo: Scipione LTDA, 1992.

9. Leitura Complementar:

10. Vídeos de Apoio: