O grupo de estudos do Laboratório de Organismos Aquáticos – LOA/ICESP tem por premissa promover o desenvolvimento de pesquisa e ampliação de conhecimentos na área de produção de organismos aquáticos, sejam eles para produção de proteína animal ou para aquariofilia. O grupo tem atuação junto à comunidade acadêmica dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da Faculdade ICESP, além da comunidade em geral e ligadas ao setor de produção aquícola, na região do Distrito Federal e Entorno.
As atividades desenvolvidas estão relacionadas a experimentos de produção de peixes ornamentais, estudos da anatomia, morfologia e reprodução de peixes, qualidade de água, projetos de extensão e estudo de estruturas de produção.
De forma a atingir o objetivo de propagar e gerar conhecimento relacionado a produção de organismos aquáticos o LOA/ICESP tem como objeto os seguintes objetivos específicos:
A interação entre seus membros docentes, discentes e componentes externos por meio de reuniões, aulas práticas, saídas de campo, congressos, seminários, semanas acadêmicas e outros eventos ligados a práticas de pesquisa e extensão;
Elaborar, executar e promover pesquisas relacionadas a produção de organismos aquáticos;
Proporcionar intercâmbio entre os membros do grupo e outras instituições de pesquisa e produção de organismos aquáticos;
Dar condições aos membros e promover os discentes a produção científica através dos projetos de iniciação científica;
Colaborar na elaboração, estruturação e implantação de unidades de pesquisa, ensino, e extensão em desenvolvimento agropecuário, em conformidade com as normas e metas da coordenação dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da Faculdade Icesp.
O Grupo de Pesquisa “Laboratório de Organismos Aquáticos – LOA/ICESP” iniciou suas atividades em 2016. Desde início deste ano vem ampliando sua atuação com a inclusão de novos membros, novas linhas de pesquisa e promoção de seminários relacionados a produção de organismos aquáticos.
Desta forma, a metodologia de atuação do grupo deverá ter algumas modificações com maior inclusão de pesquisas com entidades parceiras, sendo que podemos estabelecer as seguintes diretrizes:
Promoção e participação em seminários, semanas acadêmicas e congressos;
Pesquisas em diferentes áreas da produção aquícola, seja na aquariofilia ou na produção animal;
Atuação com entidades parceiras na promoção de estágios, saídas e dias de campo, dentre outras ações junto aos produtores.
O grupo seguirá com os trabalhos de pesquisa no Laboratório, localizado no Icesp, na Unidade de Águas Claras. Além disso, é intuito do grupo aumentar a influência nas pesquisas e na extensão no Distrito Federal, Entorno e Estado do Goiás, por meio de intercâmbios e estágios dos discentes em parceiros.
O Grupo de Pesquisa “Laboratório de Organismos Aquáticos – LOA/ICESP” pretende dar continuidade e ampliar a atuação no setor de produção de Organismos Aquáticos, tendo como resultados esperados os seguintes pontos:
Promover a pesquisa e a iniciação científica, gerando conhecimento não só para o aluno da Faculdade Icesp, bem como para a comunidade acadêmica em geral;
Capacitar os alunos para o mercado de trabalho e para atuação na aquicultura e nos elos a montante e a jusante das cadeias produtivas aquícolas;
Possibilitar ao aluno a vivência junto aos produtores rurais, ampliando as trocas de conhecimento e ajudando assim a desenvolver a atividade aquícola;
Mobilizar a comunidade acadêmica sobre questões ligadas ao desenvolvimento sustentável, mais particularmente da importância da aquicultura para o meio ambiente;
Promover cursos, congressos, seminários, dias e saídas de campo junto aos produtores e instituições de conhecimento no tema;
Propor cursos de qualificação profissional vinculados e ao encontro dos interesses da Faculdade Icesp.
O LOA/ICESP foi instituído em 2016 e completa em junho 2 anos de atividades. Nesse período o grupo contribuiu para produção de artigos, estágios, trabalhos de conclusão de curso, saídas de campo, seminários, dentre outras atividades.
Dentre as atividades desenvolvidas pelo Grupo do LOA/ICESP estão o desenvolvimento de pesquisas com peixes ornamentais, com os seguintes temas:
Avaliação dos parâmetros hematológicos de alevinos de tilápias (Oreochromis niloticus) suplementados com pré e probióticos;
Determinação da concentração mínima do 17 alfa metil testosterona para a reversão sexual, por banho de imersão, em Betta splendens (Regan 1910);
Determinação as concentrações mínimas dos anestésicos eugenol e mentol avaliando a resposta comportamental na espécie ornamental, Carassius auratus;
Avaliação da influência da cor sob o comportamento de alevinos de tambaqui (Colossoma macropomum).
Além dos projetos propostos no estabelecimento do grupo de pesquisa foi desenvolvido e submetido o projeto “Desenvolvimento de pacote tecnológico para produção de peixes ornamentais como alternativa para o produtor rural”, submetido ao “Edital 02/2018 - Bolsa de Iniciação Científica”.
Ainda, na linha de desenvolvimento de espécie ornamentais, foi iniciado projeto de ambientação do “Peixe Zebra” ou “Paulistinha”, o Danio zebra.
No âmbito das atividades de extensão foram realizados no primeiro semestre 2 seminários com temas relacionados diretamente a medicina veterinária e a aquicultura.
Outro eixo de atuação são as saídas de campo, realizadas para pisciculturas e centros de pesquisa no DF e Entorno. Alunos do grupo de pesquisa do LOA/ICESP participaram também das saídas de campo da disciplina de Produção de Organismos Aquáticos nos seguintes locais:
· 22/03 – Granja do Ipê (Seagri-DF) / Núcleo Bandeirante – DF;
· 24/03 – Piscicultura / Águas Lindas – GO;
· 21/96 – Piscicultura Água Doce / Santo Antônio do Descoberto – GO.
Nessas oportunidades os alunos e membros dos grupos de pesquisa puderam conhecer na prática a atuação dos produtores e dos especialistas em reprodução e produção de peixes.
Siga, curta, compartilhe e comente nosso instagram: