Webquest é uma metodologia de pesquisa baseada em projetos e orientada para a utilização da internet na educação, onde quase todos os recursos utilizados para a pesquisa são provenientes da própria web .
A metodologia do Webquest pretende ser uma forma de estimular a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento de professores, a produção de materiais e a construção de conhecimento por parte dos alunos de acordo com Pimentel (2007).
O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa.
A Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet. Sua elaboração é feita por um professor para ser solucionada por alunos reunidos em grupos.
A Webquest é constituída de sete seções:
- Introdução - É um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar. Determina a atividade.
- Tarefa - Descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (informa um determinado software, por exemplo).
Exemplos de Tarefas:
- Processo - Deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.
Exemplo:
Na seção Processo, também cabe sugerir de que forma os alunos deverão organizar as informações que serão reunidas: usando fluxogramas, mapas mentais, checklists etc. Define a forma na qual a informação deverá ser organizada (livro, vídeos, etc).
- Fonte de informação - As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa. Sugere os recursos: endereços de sites, páginas da Web.
As fontes de informação costumam ser parte integrante da seção Processo, mas também podem constituir uma seção separada.
- Avaliação - Nesta seção, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva, ou seja, esclarece como o aluno será avaliado.
- Conclusão - Resume os assuntos explorados na Webquest e os objetivos supostamente atingidos. A conclusão é também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, através de questões retóricas e links adicionais.
- Créditos - Informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a webquest, quando página da Web coloca-se o link, quando material físico coloca-se a referência bibliográfica. É também o espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração.
Os objetivos educacionais alcançados pelo uso da webquest são:
- O educador moderniza os modos de fazer educação (sincronizado com o nosso tempo/internet);
- Garante o acesso à informação autêntica e atualizada;
- Promove uma aprendizagem cooperativa.
A webquest favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas abaixo relacionadas:
- Favorece as habilidades do conhecer (o aprender a aprender).
- Oportuniza para que os professores de forma concreta se vejam como autores da sua obra e atuem como tal. (acessar, entender e transformar).
- Favorece o trabalho de autoria dos professores.
- Incentiva a criatividade dos professores e dos alunos que realizarão investigações com criatividade.
- Favorece o compartilhamento dos saberes pedagógicos, pois é uma ferramenta aberta de cooperação e intercâmbio docente de acesso livre e gratuito.
“Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação, as WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos.”
Vídeo: Webquest - Entrevista com Bernie Dodge [Profjr]
Vídeo: Como criar uma webquest usando o Google Sites [Carla Marques]
Crie sua própria Webquest.