O termo rede social é uma aplicação da web cuja finalidade é relacionar as pessoas. Assim, as pessoas integradas a uma rede social podem conectar-se entre si e criar vínculos (afetivos, de amizade, profissionais, educacionais, etc.). Elas permitem a criação de um perfil com limitações em sua acessibilidade que pode ser compartilhado ou não com quem solicite.
Atualmente, existem diferentes tipos de redes sociais, dentre as mais famosas, podemos citar as profissionais como LinkedIn e de relacionamentos como Twitter, Youtube, Whatsapp, Facebook, Instagram, Snapchat, dentre outras redes.
O WhatsApp Messenger é um aplicativo gratuito para a troca de mensagens disponível para Android e outras plataformas. O WhatsApp utiliza a sua conexão com a Internet (4G/3G/2G/EDGE ou Wi-Fi, conforme disponível) para enviar mensagens e fazer chamadas para seus amigos e familiares. Envie e receba fotos, vídeos, documentos e mensagens de voz.
A versão online do WhatsApp Web para notebook/pc é uma excelente alternativa para quem deseja interagir com mais conforto.
O surgimento da primeira rede social se deu em 1995 nos EUA e Canadá - chamada Classmates - com o objetivo de conectar estudantes de faculdades. A partir de então as redes sociais se popularizaram até os dias de hoje.
Encontramo-nos inseridos num contexto social onde as pessoas vivem conectadas pessoal ou profissionalmente a maior parte do tempo, isto é, divulgando produtos e eventos, interagindo uma com as outras ou com seus grupos via chats, pesquisando e disponibilizando websites, utilizando aplicativos, realizando atividades de envio e recebimento de mensagens, downloads, uploads e compartilhamentos de arquivos em formatos diversos.
A maioria das pessoas também possuem perfis nas redes sociais e permanecem conectadas por muito tempo, de modo que a interação, a troca de informações e o compartilhamento de conteúdo informal é uma prática comum observada no cotidiano. Por tudo isso, não podemos ignorar o potencial pedagógico das redes sociais apoiadas em computador enquanto suporte e/ou ferramenta metodológica para disponibilização de conteúdo com fins didáticos capaz de auxiliar na aprendizagem.
As redes sociais aumentaram a interatividade social e a possibilidade de expressão de ideias , colaboração, produção da informação e do conhecimento articulando os pensamentos que compõem a coletividade .
As redes sociais conectam pessoas e/ou grupos, mudando o comportamento social e as relações que se estabelecem nos diversos âmbitos, através do uso das novas tecnologias; de modo que nos apresenta novos ângulos de visão, assim como uma maneira diferenciada de compartilhamento de informações, tendo em vista que cada nó da rede é capaz de informar e produzir conhecimento baseado na horizontalidade (sem hierarquia).
As redes sociais estão se tornando, cada vez mais, uma ferramenta/canal de comunicação entre escola, pais e alunos, dotado de possibilidades interativas já que possibilitam a troca de informações, discussões e exposição de ideias, através da disponibilização e compartilhamento de material de estudo, links, imagens, vídeos, comunicados, notícias, questionamentos, conteúdo pedagógico, áudios, etc., favorecendo, assim, a troca de dados e aproximando a escola da realidade do aluno, de modo a tornar as aulas mais instigantes, atrativas e dinâmicas.
As redes sociais vêm transformando as relações profissionais e de amizade que se estabelecem entre os indivíduos ou grupos, sendo considerada uma ferramenta de mobilização social para questões sociais e humanas de interesse coletivo. A ocorrência de atualizações em tempo real (não há defasagem entre um acontecimento e sua veiculação na rede) e praticidade de acesso às informações via dispositivos móveis potencializam o poder das redes sociais e as habilita a ser usada com fins educacionais desde que estabelecidas regras específicas de uso previamente definidas para esse propósito.
O Facebook, o Whatsapp e o Currents possibilitam a criação de grupos. Porém, o Google+ só está disponível para contas de trabalho ou escola do G Suite. As contas pessoais (com final @gmail.com) foram desativadas em 2 de abril de 2019.
Existem três tipos de grupos no Facebook: os grupos públicos, fechados e os secretos. Os grupos geralmente envolvem muitas pessoas com o mesmo objetivo, dotados de ferramentas que possibilitam o compartilhamento de ideias, notícias, imagens, vídeos, informações, websites, áudios, textos colaborativos, criação de enquetes e eventos, etc. Outra vantagem do grupo é que ele se torna um fórum de discussão. Por tudo isso, torna-se bastante apropriado para o ensino a distância e presencial, numa perspectiva de apoio à prática docente e de extensão da sala de aula para além do ambiente escolar, em conformidade com o conceito interativo da web 2.0.
Pode-se, ainda, utilizar as redes sociais para realização de vídeoconferências, entrevistas, webnários por meio de chamadas de vídeo (Skype/ Google Meet/ Whatsapp); e também para divulgação - via live (transmissão ao vivo na internet)- das vivências escolares ou festividades, de atividades extracurriculares, dos trabalhos e dos projetos escolares, pois tais práticas contribuem para despertar a curiosidade por novos conhecimentos e elevam a autoestima dos alunos em razão da valorização das suas produções.
A busca e a adoção de práticas inovadoras na educação, assim como a interação promovida pela rede social favorecem o acompanhamento e envolvimento dos pais quanto ao desenvolvimento/ avanços dos alunos do ponto de vista pedagógico e, consequentemente, da expansão do conhecimento e melhoria do rendimento escolar.
Cabe ao educador, aproveitar as competências trazidas, pelos alunos, para o contexto da educação escolar, bem como concentrar esforços e seguir buscando apropriar-se de formas capazes de potencializar os recursos tecnológicos disponíveis a favor da prática docente, dando-lhes caráter e intencionalidade pedagógica; estabelecendo formas diferenciadas de levar conhecimentos significativos e de se conectar aos jovens da geração net numa linguagem atual e contextualizada, através da adoção de práticas inovadoras.
Trazer as ferramentas que os jovens usam em seu cotidiano para dentro da instituição de ensino pode ser a melhor forma de envolver as mentes inquietas e evitar as distrações indesejadas.
Vídeo: Redes Sociais na Educação [João Mattar]
Algumas das redes sociais mais acessadas
Link para pesquisa : 30 dicas para ensinar com ajuda das redes sociais - Porvir