Twitter é uma rede social com características próprias, visto que oferece um espaço limitado de caracteres aos usuários permitindo envio e recebimento de mensagens de texto e atualizações pessoais de outros contatos com no máximo 280 caracteres. A novidade é que imagens, gifs, vídeos e a ferramenta de enquetes do próprio Twitter deixarão de ser contados nos 280 caracteres. Literalmente, o termo inglês tweet significa “gorjeio” ou “pio de passarinhos”. Aliás, o símbolo do Twitter é justamente um passarinho azul, simbolizando os sons que ele emite, ou seja, os tweets dos usuários.
Podemos elencar alguns usos do ponto de vista educacional para a plataforma, visto que pode ser utilizada para incentivar a comunicação e a pesquisa, a produção de textos curtos (micro contos), acompanhar o progresso da aprendizagem dos alunos e estimular a capacidade de síntese do ponto de vista da objetividade, visando otimizar o discurso para comunicar o que se deseja. Também pode ser usado para incentivar o debate de ideias e acompanhar as dúvidas dos alunos.
O educador poderá fazer uso da plataforma para divulgação de tarefas, calendários, prazos de entrega de trabalhos, por exemplo. Recomenda-se o uso de hashtags para facilitar a organização de cada postagem.
Em relação a postagens, vale destacar o uso da netiqueta, isto é, conjunto de regras que regulam o comportamento e a comunicação dos internautas. Podemos simplificar dizendo que trata-se do uso de boas maneiras e do bom senso na internet, tornando-a um ambiente amigável e respeitoso.
É muito importante saber como se portar na rede. Por esse motivo, devemos conscientizar os estudantes de que não devem postar nas redes sociais: negatividade, ódio e ameaças; compartilhar demais acontecimentos da vida privada; palavrões e termos pejorativos; promiscuidade e coisas ilegais.
É fundamental que o educador conscientize seus alunos sobre crimes cibernéticos de racismo, homofobia e cyberbullying; levando ao conhecimento do grupo suas formas de apresentação e os efeitos danosos causados na vida dos indivíduos assediados virtualmente.
Em relação ao melhor uso do Twitter enquanto ferramenta pedagógica, vale destacar que a criatividade é um fator decisivo, no que se refere às escolhas de uso da plataforma pelo professor.
Vídeo: Você já ouviu falar em netiqueta? Netiqueta FGV [FGV]
Acesse o link e aprenda Como criar conta no Twitter
Agora, comece a produzir textos curtos com seus alunos.