Com a chegada da Covid-19 em março de 2020, o Brasil teve que adotar medidas de isolamento e distanciamento social em todos os setores da sociedade. As escolas e universidades também foram obrigadas a suspender suas atividades escolares. Por conta da suspensão, novas formas de interação tiveram que ser pensadas pelas instituições de ensino para garantir o atendimento e o acesso dos estudantes à educação.
Os aplicativos WhatsApp, Google Meet (anteriormente Hangout), Skype, Zoom, dentre outros foram usados como recursos de plataformas digitais. O WhatsApp, Facebook, Google Sala de Aula e Google Drive também foram usadas como Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
As plataformas de ensino remoto e as plataformas de videochamada - tecnologia que possibilita o contato visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes dando a sensação de que encontram-se no mesmo local - tiveram uma grande demanda em termos de uso como canal de comunicação e para realização de aulas remotas.
A videoconferência permite a comunicação entre pessoas ou grupos de pessoas. O objetivo da videoconferência é colocar em contato duas ou mais pessoas separadas geograficamente, através de um sistema de vídeo e áudio.
Webconferência é uma ferramenta que possibilita conectar professores, tutores e alunos, por meio da Internet, para a realização de eventos e/ou aula online. Uma webconferência serve para comunicação síncrona através da Internet, ou seja, você e outras pessoas se encontram em uma “sala virtual” em tempo real, em um horário agendado, para discutirem assuntos específicos.
Existe uma diferença entre webconferência e chamada de videoconferência. A videoconferência tem foco no áudio e no vídeo, enquanto a webconferência nos proporciona outras ferramentas para interação, como slides, chat/bate-papo, controle de microfones, compartilhamento de tela e gravação das reuniões na nuvem, etc.
A webconferência tem várias aplicações: pode ser usada para reuniões de trabalho e apresentações, aulas remotas, bem como para falar com a família e amigos distantes geograficamente.
As plataformas de comunicação mais usadas na atualidade são: Google Meet, Zoom, Whereby, Whatsapp, Skype, dentre outras.
Maiores informações sobre a realização de chamadas de vídeo acesse Ajuda do Google Meet