Criar uma Fatura

Para efetuar a gestão de documentos, aceda a Tabelas → Tabela de tipos de Documentos.

A Tabela de tipos de documentos, contém os documentos a emitir.

Por predefinição estão definidos os documentos mais utilizados, sendo possível adicionar mais documentos consoante as necessidades do negócio.

Separador Geral

Parametriza de forma personalizada os documentos.

Estão disponíveis as opções:

Quando o campo não é de preenchimento automático, existem as opções:

Separador Impressão

Parametriza as opções relativas à impressão de documentos.

Estão disponíveis várias opções.

Separador Outros

Parametriza outras opções menos usuais, mas com alguma importância.

Elementos Necessários nas Faturas

De acordo com o Regime dos Bens em Circulação, as faturas devem ser emitidas através de programas de faturação certificados ou em impressos de tipografias (faturas manuais). As faturas devem ser emitidas em duplicado (um exemplar para comerciante, outro para o cliente) no máximo até ao 5º dia útil da aquisição de bens ou prestação de serviços e devem conter os seguintes elementos:

Fatura Simplificada

Normalmente é o tipo de fatura utilizado por negócios de retalho e restauração, pois não é obrigatório preencher todos os dados. Por exemplo, NIF e nome do destinatário dos bens ou serviços. É um documento autoliquidado, ou seja, quando emitido é considerado automaticamente pago, sujeito a condições:

Fatura Recibo

Documento que agrega a fatura e o recibo, podendo apenas ser emitida quando a data da fatura e do pagamento coincidem (pronto pagamento).

Anular Faturas

Caso seja necessário “anular”/corrigir uma fatura, o procedimento recomendado pela Autoridade Tributária é a emissão do documento retificativo designado por nota de crédito. Deve ser utilizado, por exemplo, quando o cliente solicita inclusão de dados na fatura após a mesma ter sido já emitida ou numa devolução.