Além das características (ou componentes) e dos níveis, existem ainda vários tipos de interatividade.
Começando com a interatividade linear, esta desenvolve-se de forma reativa, onde as ações são mais simples de gerar, e aqui o utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, mas apenas acedendo à seguinte ou à precedente
Passando à interatividade de suporte, aqui o utilizador consegue receber apoio do sistema sobre o seu desempenho através de simples mensagens de ajuda. É um tipo de interatividade que se desenvolve de forma reativa.
Desenvolvida de forma reativa, a interatividade hierárquica é um tipo de interatividade em que o utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto através dessas mesmas opções disponibilizadas.
Chegando agora à interatividade sobre objetos, aqui o utilizador ativa objetos, que alteram o seu funcionamento de acordo com determinados fatores, passando o rato ou um outro dispositivo apontador sobre estes de maneira a obter respostas do sistema.
Quanto à interatividade reflexiva, que se desenvolve de forma proativa, o sistema efetua perguntas às quais o utilizador responde, podendo ainda comparar as suas respostas com as de outros utilizadores ou com as de especialistas, permitindo, desta forma, uma reflexão sobre as mesmas.
Continuando com a interatividade de hiperligação, onde o sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos pelo utilizador seja assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flexível. É um tipo de interatividade desenvolvida de forma proativa.
A interatividade de atualização, desenvolvida de forma proativa, é a interatividade entre o sistema e o utilizador (permite gerar conteúdos atualizados e individualizados em resposta às ações do utilizador) que pode variar de um formato simples de perguntas e de respostas até formatos mais complexos, que podem incorporar na sua construção componentes de inteligência artificial.
Finalmente, a interatividade construtiva é onde o utilizador constrói um modelo a partir do manuseamento de objetos (componentes do modelo), atingindo um objetivo específico. Para isso, o utilizador necessita de seguir uma sequência correta de procedimentos para que a tarefa seja concluída. A interatividade construtiva é uma extensão da interatividade de atualização e é desenvolvida de forma proativa.