Museu do Aljube

Eu gostei muito de visitar o Museu do Aljube, pois foi muito enriquecedor e creio que que muita gente passou a saber coisas que não sabia com esta visita. O período histórico retratado pelo museu é principalmente o do EstadoNovo, tendo este local sido uma antiga prisão do regime e local de tortura pelos agentes da PIDE.

Este museu tenta dar-nos uma perspetiva mais próxima dos acontecimentos, por meio de inúmeros relatos e emotivos testemunhos

de ex-prisioneiros e pessoas que foram torturadas, tornando-se este museu uma viagem a tempos conturbados que não estão tão longe como isso.

O museu destaca-se assim como um local de preservação da memória da história do nosso país, deixando uma importante mensagem de aviso às gerações futuras.

Sebastião Graça

 Após visitar o museu do Aljube, fiquei a saber muito mais sobre a história de Portugal, mais especificamente da época da ditadura. O museu fica num edifício onde, na altura da ditadura, funcionava como prisão. 

Nas paredes vi cartazes, fotografias, objetos e testemunhos que contavam as histórias das pessoas por quem a liberdade lutaram, e também todo o sofrimento ao qual foram expostas, pelo governo da altura.

O museu é um local não só de memórias como também de educação cívica, onde se espera que quem o visite saia de lá dando mais valor e importância à liberdade que hoje temos. 

Margarida Araújo

O Museu do Aljube oferece aos visitantes uma experiência única e emocionante, permitindo que eles se conectem com a história do país de uma maneira mais profunda. O museu é uma homenagem às vítimas da Ditadura Militar e do Estado Novo, e um lembrete da importância da defesa dos direitos humanos e da democracia. Além de exibir testemunhos e artefatos históricos, o museu também oferece uma variedade de programas educacionais e culturais, incluindo palestras, exposições temporárias e apresentações artísticas. Tudo isso ajuda a manter viva a memória das pessoas que lutaram pela liberdade e pelos direitos humanos em Portugal, e a inspirar as gerações futuras a continuar essa luta. O Museu do Aljube é um tesouro nacional e um lembrete importante da importância da justiça e da liberdade em uma sociedade democrática.

Letícia Pereira

O Museu do Aljube, situado na antiga prisão do Aljube, retrata Portugal no auge da ditadura portuguesa. Ex-prisioneiros disponibilizam testemunhos, todos eles parecem traumatizados, agitados e nervosos, e todos dizem que não querem que tal situação se repita, por isso tentam sensibilizar as pessoas, por mais que lhes custe. Assim como eles, o Museu do Aljube também tenta sensibilizar os portugueses e turistas para a história do seupaís, para que esta não volte a acontecer.

Mafalda Carvalho

O Museu do Aljube é um museu que recolhe memórias testemunhais de resistentes e de ex-presos políticos, neste espaço merecem particular destaque as vítimas mortais do Estado Novo. Este museu está instalado na antiga cadeia do aljube tendo sido inaugurado em 25 de abril de 2015. As suas exposições abragem documentos, testemunhos, fotografias e objetos que ilustram a luta pela liberdade e democracia em Portugal. O museu também realiza eventos culturais, palestras e atividades educativas para promover a compreensão e reflexão sobre esse período significativo da história portuguesa.

Carolina Nunes

O Museu do Aljube tem uma importância muito grande no nosso país, pois no mesmo local do museu, havia a prisão do Aljube, uma das prisões do século XX, onde eram colocados os presos políticos. Indíviduos que eram contra o regime do Estado Novo.

Os presos eram sujeitos a muitos métodos de tortura, muitos infelizmente não chegaram a sobreviver, mas os que conseguiram sobreviver à terrível tortura a que foram sujeitos, contam relatos assustadores de como foi viver nas prisões, e como era passada a vida dos iníviduos que presenciaram a Ditadura, até ao dia 25 de Abril de 1974, quando foi restaurada a liberdade política e de expressão.

Adriana Gouveia

O atual Museu do Aljube tinha a função de prisão de presos políticos, durante a ditadura, em Portugal, e a sua visita permite um melhor entendimento da história do nosso país.

Retrata os anos de Ditadura Militar e do Estado Novo, caracterizados pela insatisfação das grandes massas, graças ao controlo da população, défice nos direitos dos trabalhadores e Guerras Coloniais, por exemplo, que decorreram entre 1926 e 1974, abordando ainda a revolução que pôs fim ao regime político opressor.

Esta experiência possibilitou um contacto mais direto com as vivências daquelas que se opuseram e lutaram por uma melhor realidade. Deste modo, os demasiado jovens para terem sobrevivido a esta época podem aprender sobre a falta de liberdade e as consequências tenebrosas que esperavam os que discordavam.

Este local é extremamente importante para nos lembrarmos do nosso passado, prevenindo situações semelhantes no futuro.

Madalena Rei

O Museu do Aljube retrata o período histórico do Estado Novo, dando a conhecer as principais ideias deste regime autoritário, como por exemplo: a existência de censura, tortura, privação de liberdades, entre outros.

O regime repressivo marcou uma grande parte da população, fazendo-os sentir ameaçados e sem liberdade de expressão ou até de viver. 

O Museu do Aljube é um espaço muito relevante para retratar e relembrar o espaço infernal em que Portugal se tornou depois do Estado Novo ser instituído. e honrar todos os heróis que deram a sua vida para tornar Portugal livre e iluminado como um voo de uma águia.


Mariana Almeida