Logística Reversa
Logística Reversa
Conforme a Resolução Conama nº 401/08 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem criar sistemas de logística reversa, disponibilizando coletores que permitam que o consumidor possa descartá-las de modo ambientalmente adequado. Tendo em vista a missão como Órgão público garantir a preservação do meio ambiente e contribuir com uma melhor qualidade de vida da população, a Secretaria de Meio Ambiente de Russas busca, por meio de parcerias, a implementação de sistemas de logística reversa. Conheça a seguir os materiais que a SEMA recebe:
Pilhas e Baterias
Impactos: As pilhas e baterias são compostas de metais pesados tóxicos, como chumbo, cádmio e mercúrio. Por isso, esses materiais são altamente nocivos ao meio ambiente e a saúde humana, chegando a contaminar o solo e lençóis freáticos se descartados incorretamente. Ao ser inalado por humanos através da água ou alimento contaminado, o mercúrio é capaz de causar danos neurológicos, renais, hipertensão, anemia, paralisia e até mesmo déficit de atenção.
Lâmpadas
Impactos: As lâmpadas fluorescentes possuem mercúrio em sua composição, podendo contaminar o solo, lençóis freáticos e os seres vivos. Os animais contaminados por mercúrio contaminam toda a cadeia alimentar da qual fazem parte, inclusive os seres humanos. Ao ser absorvido pelo corpo humano, o mercúrio pode provocar doenças no fígado, nos rins e ainda nos sistemas nervoso e reprodutivo. Outro risco da liberação de mercúrio na natureza é que essa substância é muito volátil. Ao evaporar, o mercúrio se mistura às nuvens e precipita com as chuvas, refletindo em impacto ambiental negativo.
Óleo Vegetal
Impactos: O descarte incorreto do óleo pode ocaiosar diferentes impactos socioambientais, tais como, impermeabilização do solo, poluição dos lençóis freáticos, contaminação do solo, entupimento da rede de esgoto e proliferação de animais transmissores de doenças são alguns dos principais exemplos. Segundo estudos indicam que um litro de óleo pode contaminar mais de 20 mil litros de água.
Pneus Inservíveis
Impactos: Os pneus possuem um tempo elevado de decomposição, causando poluição do solo e contaminação das áreas. Quando expostos à luz solar e às chuvas, os pneus começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, o que pode contaminar ecossistemas inteiros. Outra questão é que os pneus são estruturas que se tornam fontes para diversas doenças, como a por exemplo, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e zika.
Dados de Coleta
Informações atualizadas até agosto de 2024.