Coletivo Cultural Noroeste BH

facebook

O nosso Coletivo foi formado, em final de 2019, por um grupo de moradores usuários do Centro Cultural Padre Eustáquio-CCPE, a partir da necessidade de lutar por acesso à cultura depois que ficamos sabendo que o CCPE seria transferido para outro local devido ao processo de concessão dos mercados de BH, a Feira Coberta do Padre Eustáquio inclusive, onde atualmente funciona o CCPE. Houve grande indignação dos moradores pois o CCPE era muito ativo, com frequência de aproximadamente 3000 pessoas por mês e existe desde 2008, sendo obra do Orçamento Participativo 2002/2003. A partir daí a comunidade se organizou em defesa dos seus direitos à cultura. Com grande atividade desde seu surgimento, o CCNoBH, em setembro de 2020 criou o Fórum Permanente do Coletivo Cultural Noroeste BH com reuniões semanais e virtuais às sextas-feiras às 15 horas e tem suas atas de reuniões divulgadas na página do Facebook @coletivoculturalNoBH.


É dentro desse contexto de luta cidadã pelo acesso à cultura que o CCNoBH, ao tomar conhecimento da decisão do governo federal de desativação do Aeroporto Carlos Prates, em janeiro de 2021, iniciou o debate e a luta pela destinação do terreno, que também poderá abrigar atividades culturais para atender às demandas da população da região que, embora seja a mais populosa da cidade, é a que apresenta a menor quantidade de árvores e poucos equipamentos culturais. O Seminário “Plano Diretor e os movimentos de luta por novos horizontes” surgiu também desse movimento. O CCNoBH tem, além da pauta da destinação do terreno do Aeroporto, outras, relacionadas à política cultural e ao CCPE.


Solicitamos a imediata desativação do Aeroporto Carlos Prates e a destinação do terreno para utilização pública através de criação de espaço multiuso eco-cultural que contemple os equipamentos que a comunidade da regional noroeste demanda e que possa ser transformado em espaço de preservação permanente de área verde com reflorestamento, área de lazer e prática de esportes, criação de museu que preserve o patrimônio histórico do Aeroporto, para uso público e democrático a toda a população de BH sendo um polo turístico para a cidade.

Análise Urbana