Coletivos e Instituições

ABB

texto

ABED

texto

ABES/MG

texto

ABRAEI

texto

ACBMG

texto

ACPAD

texto

ACSCD

texto

AFEAG/MG

texto

Amalux

Nossa Associação nasceu pela Luta em prol da Mata do Mosteiro. Até hoje lutamos pela mesma. Temos, no entanto, diversificado nossa pauta em prol de soluções para demandas sociais, de mobilidade urbana, segurança e claro meio ambiente.

Agimos em prol de interesses coletivos e de igualdade entre todos para uma sociedade melhor! Juntos somos mais!

nosso site: www.amalux.com.br

instagram: amalux.bh

AMAU

texto

APLENA

Associação dos Agrimensores, Agrônomos, Arquitetos, Engenheiros, Geógrafos, Geólogos e Urbanistas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

www.aplena.com.br

ArTEAR

ARTEAR - ARTE RENDA TRABALHO EDUCAÇÃO AMOR E RESISTÊNCIA

A ARTEAR é uma proposta de entidade com as seguintes finalidades:

  1. Geração de Trabalho e Renda através da produção de mercadorias das mais variadas, à partir da produção artesanal. Como exemplo fabricação de peças e acessórios femininos.

  2. Captação de Recursos para cursos de formação e qualificação profissional nas mais diversas áreas. Visando atender as demandas de mercado.

  3. Formatar e auxiliar a construção de grupos de geração de Trabalho e Renda, prioritariamente junto a entidades e movimentos populares.

  4. Contribuir na Formação de lideranças comunitárias e populares. Na lógica da formação continuada e permanente.

  5. Criar, contribuir, participar das mais diversas expressões artísticas e culturais das comunidades, áreas ou frentes de atuação da entidade, na perspectiva de PONTENCIALIZAR as mais diversas expressões artísticas e culturais locais.

  6. Construir seminários, encontros e outros no sentido de organizar frentes amplas de lutas e bandeiras unitárias dos movimentos comunitários e populares.

  7. Construir grupos de formação permanente das capacidades cognitivas nos aspectos profissional, cultural artístico e espiritual, numa visão plural e progressista.

Articulação Resíduos Orgânicos BH

texto

ArtRedes

Organizado no ano de 2018, o Coletivo Articulando Redes nasceu da iniciativa de um grupo multidisciplinar, composto por profissionais da Psicologia, do Serviço Social e da Comunicação que atua em Fortalecimento Comunitário e Defesa de Direitos, de modo a potencializar as redes e políticas públicas locais, em especial a Política de Assistência Social - SUAS, visando a transformação social.

instagram: articulando.redes

ASF Brasil

Fundada em 2003, Arquitetas sem Fronteiras - ASF Brasil é uma associação formada por profissionais de diversas áreas do conhecimento a serviço de demandas coletivas da cidade e do campo e em defesa da cidadania e dos direitos humanos.

Mediante a elaboração de projetos, laudos e pareceres técnicos, além da execução e do acompanhamento de intervenções no ambiente urbano e rural, a ASF Brasil presta serviços de assessoria técnica na produção e autoprodução do espaço e na recuperação socioambiental de áreas degradada, com ênfase na educação, formação, capacitação e gestão para sujeitos individuais ou coletivos.

Em nossa atuação, priorizamos as ações autogestionárias como estratégia, entendendo a produção social do espaço como prática multidisciplinar, potencialmente transformadora e capaz de fortalecer tanto nossa própria autonomia individual e coletiva quanto das comunidades assessoradas.

Nosso trabalho se dá frequentemente em articulação com movimentos sociais, outros coletivos organizados e instituições de ensino e pesquisa, valorizando sempre o potencial do pensar e do produzir coletivos.

facebook: arquitetassemfronteiras

instagram: arquitetassemfronteirasbrasil

Associação Brejinho

texto

Associação Coletiva Movimento Parque Izidora

texto

AUTC

texto

BH em Ciclo

texto

BR Cidades

texto

Brigadas Populares

texto

Casa Comum: Escola de Formação Política

A Casa Comum é um espaço de formação de cristãos humanistas para o exercício democrático da política no desempenho de funções públicas (eletivas ou não), em atuações em organizações comunitárias e na vida cotidiana. Estamos conectados aos princípios cristãos, presentes nos ensinamentos da Doutrina Social da Igreja e aos desafios de uma igreja em Saída, propostos pelo pontificado de Francisco. Articulamos saberes e forças acadêmicas, populares e religiosas em torno dos grandes desafios globais: ambientais, culturais, educacionais, econômicos, políticos e sociais. Nossa abrangência nacional visa conectar as experiências políticas que de forma colaborativa buscam caminhos de emancipação coletiva.

instagram: casacomumpucminas

Casa Socialista

Somos a Casa Socialista Dôra Gomes e Bira Freitas, um espaço político-cultural sediado em Belo Horizonte, e associado ao campo democrático, popular e de esquerda. Concebida pela Democracia Socialista (DS), corrente interna do PT, a Casa é gestada de maneira autônoma por militantes do partido e por ativistas socialistas, feministas, antirracistas, anti-LGBTfóbicas e antifascistas.

Na Casa Socialista, nossa proposta é fomentar encontros e ações transformadores (como atividades formativas, mobilizações políticas e eventos culturais), que possam renovar a sociedade em que vivemos e fortalecer, nela, os elementos democráticos e socialistas. Tais valores remetem a dois militantes importantes da DS, Dôra Gomes e Bira Freitas, que dão nome à casa, como uma reafirmação cotidiana do propósito do espaço: um elo de gerações dedicadas à luta por emancipação e liberdade.

Em nossos três primeiros anos de existência, consolidamos uma programação que dá forma concreta às ideias e aos desejos que nos movem coletivamente. Algumas de nossas atividades mais importantes do nosso espaço são: cursinho popular, clube de leitura, cineclube, feiras, bazar, eventos artísticos, rodas de conversa, dentre outras.

Nosso compromisso é com a luta popular e de esquerda, por meio de pontos que consideramos prementes: resistir, reagir, disputar projetos e visão de mundo em face ao discurso de ódio, das relações antidemocráticas, patriarcais, racistas, discriminatórias e violentas em ascensão. Estamos e continuaremos empenhados no esforço insubmisso de ser um ponto de encontro para pensamentos e práticas das esquerdas da cidade, elaborando estratégias de diálogo, organização democrática e sociabilidade humana, oferecendo e criando oportunidades para manifestações políticas e culturais diversas, com sentidos verdadeiramente populares e socialistas.

instagram: casasocialista

CAU/MG

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal – CAU/UF foram criados com a Lei nº 12.378 de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país. Uma conquista histórica para a categoria, que significa maior autonomia e representatividade para a profissão.

Autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, o CAU possui a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo” (§ 1º do Art. 24º da Lei 12.378/2010).

https://www.caumg.gov.br

Cercadinho Projeto Ambiental

texto

Cercadinho Vivo

O Cercadinho Vivo surgiu como um projeto de extensão e pesquisa do Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, com o objetivo de divulgar a importância da participação social apregoada pela Lei nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997, conhecida como Lei das Águas. Em 2019 o projeto deixou de existir institucionalmente, mas alunos e professora responsável resolveram, junto com lideranças comunitárias continuar o trabalho de conscientização sobre a importância da água para a humanidade, mesmo nas áreas urbanas, onde poucos percebem a diferença entre um córrego e o esgoto. Atuando enquanto coletivo ele busca discutir os problemas socioambientais existentes na bacia, participando do Projeto Manuelzão e do SCBH Arrudas, faz o monitoramento da qualidade das águas com metodologias diferentes, acompanha o mapeamento e revitalização de nascentes na bacia, participando de ações socioambientais e auxiliando em conflitos provenientes da expansão urbana acelerada, que acaba por canalizar e poluir os cursos d’água. Trabalha com Educação Ambiental emancipatória em todos os níveis e luta para uma melhor gestão ambiental das bacias hidrográficas urbanas, que assim como as rurais dependem de uma ambiente equilibrado. Atualmente acompanha ações e presta análises técnicas para problemas na bacia, como o caso da Mata do Havaí e Grota da Ventosa.


facebook: corregocercadinhoinstagram: cercadinho.vivo

CISHRA

texto

CMP

texto

Coletivo Ah, É o Lixo

texto

Coletivo Alvorada

texto

Coletivo Cultural Noroeste BH

O nosso Coletivo foi formado, em final de 2019, por um grupo de moradores usuários do Centro Cultural Padre Eustáquio-CCPE, a partir da necessidade de lutar por...

saiba mais

facebook: coletivoculturalNoBH

Coletivo da Juventude Olga Benário

texto

Coletivo Habite a Política

texto

Comitê Popular Santa Tereza

texto

COMUPRA

Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu

Desenvolvimento de ações, intervenções, mobilizações e articulações que buscam a melhoria de vida da comunidade do Baixo Onça (bairros Ribeiro de Abreu, Ouro Minas e Novo Aarão Reis), por meio de ações coletivas nas áreas de educação, saúde, trabalho, lazer, geração de renda, ecologia e cidadania.

nosso site

instagram: deixemoncabeberagualimpa

Conam

texto

Contee

texto

CSMC

texto

FeNEA

texto

Grupo de Voluntários Greenpeace Belo Horizonte

texto

Grupo PEU

Escrever aqui texto sobre o Grupo PEU.

IAB/MG

texto

INSEA

texto

Instituto Guaicuy

Criado no ano 2000 por pesquisadores, professores e ativistas sociais que atuavam no projeto Manuelzão (UFMG), o Instituto Guaicuy é uma entidade não governamental associativa, cultural e técnico-científica sem fins lucrativos. Seu trabalho é desenvolver ações socioambientais, culturais e educativas voltadas para a preservação e recuperação ambiental, à promoção da saúde e à cidadania. Atualmente o Guaicuy conduz o Cultivando Águas, projeto que tem objetivo de divulgar tecnologias sociais de captação de água de chuva (construção de cisternas de uso coletivo), além de dois projetos de Assessorias Técnicas Independentes (ATI). Na bacia do Paraopeba, o Instituto acompanha o processo de reparação das regiões 4 (Curvelo e Pompéu) e 5 (região do Lago de Três Marias), afetadas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. Já em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, o Instituto presta assessoria técnica para a comunidade que convive nos últimos anos com o risco de rompimento da barragem de Doutor, também pertencente à Vale.


site: www.guaicuy.org.brInstagram: institutoguaicuyFacebook: institutoguaicuy

Instituto Minas Gerais

texto

LAB.URB / UFMG

texto

MAM - BH

O Movimento das Associações de Moradores de Belo Horizonte - MAMBH teve início no final do ano de 2011, período que atencedia a Copa das Confederações e do Mundo na cidade, com a união e cooperação voluntária de dezenas de Associações de Moradores de diversas regiões de Belo Horizonte, quando sérios problemas ambientais, de segurança pública, saneamento, moradia, verticalização irracional da cidade se apresentavam atingindo os interesses e o bem estar dos moradores.

A união das diversas entidades, obteve o apoio voluntário de técnicos, ambientalistas, liderancas comunitárias objetivando a melhor representação das demandas de seus membros junto aos poderes públicos, executivo e legislativo, municipal, estadual e federal, inclusive indo ao Ministério Público e judiciário em defesa delas, quando necessário.

Com isso, busca fortalecer e influenciar as melhores decisões que se destinem e afetem a sociedade civil, prioritariamente os de interesse dos Moradores da nossa cidade e região metropolitana, no planejamento das diversas políticas públicas.

Temas como o aumento da participação democrática e influência dos moradores junto a Câmara Municipal, ALMG, prefeitura, fóruns e conselhos sempre foram metas dos seus membros com o propósito de levar até eles, de forma apartidária, demandas dos moradores, propondo soluções para os desafíos do meio urbano e do controle social.

Presença ativa nos debates antes e durante às IV e V Conferências de Politica Urbana de BH. Acompanhou a tramitação do atual plano diretor no legislativo e busca verificar o seu integral cumprimento e aprimoramento atualmente.

facebook: novomambh

METRODS

texto

MLB

texto

MMDA

texto

MNLM

texto

Movimento Cercadinho

texto

Movimento Cidade Sustentável dos Comuns

texto

Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa

texto

Movimento Parque Jardim América

texto

Movimento Parque Linear Unidos pelo Verde

texto

Movimento Salve a Mata do Planalto

texto

Movimento Salve a Serra do Curral

texto

Movimento SOS Mata do Havaí

Desde 2009 lutamos pela preservação da Mata do Havai.

Conheça mais nossa história de luta:

saiba mais

Movimento SOS Vargem das Flores

texto

Movimento Tamboril Limpo

texto

MTD

texto

MTST

texto

Natureza Política - UFMG

Programa de extensão Natureza Política / Grupo de pesquisa Indisciplinar - Escola de Arquitetura - UFMG

NESP - PUC Minas

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte, responsável pela Assessoria de Monitoramento dos Poderes Públicos e pela Casa Comum: Formação Política de Cristãos Humanistas, desenvolve atividades de ensino, pesquisas, projetos e ações que objetivam uma produção acadêmica sólida, em intenso diálogo com a sociedade e variados setores da Universidade e da Arquidiocese de Belo Horizonte. O NESP promove educação popular à luz da Doutrina Social da Igreja e, para isso, oferece formação a grupos comunitários, sociais e eclesiais, visando à qualificação dos participantes para o trabalho social e político para a intervenção na realidade com vistas à construção de uma ordem social democrática, justa e solidária. Além de educação popular, o NESP atua nas áreas de formação e assessoria política e na articulação interinstitucional no campo sociopolítico com entidades eclesiais e da sociedade civil. Por meio da ação formativa e de articulação sociopolítica, atua no fortalecimento de grupos e coletivos comprometidos com o bem comum e a formação de lideranças sociais, eclesiais e comunitárias.

site: nesp.pucminas.br/

facebook: nespnasredes

Núcleo Capão

Núcleo Capão é um movimento socioambiental em parceria com o Projeto Manuelzão - UFMG, cuja luta é em favor da requalificação do Córrego do Capão e da implantação do Parque do Conjunto Habitacional da Lagoa, em Venda Nova. Atualmente nosso objetivo é a implementação da Horta Comunitária Clareia a Terra e da Agrofloresta na área do Parque.

facebook: corregocapao

instagram: corregocapao

Núcleo Integrado Cascatinha

O Núcleo Integrado Cascatinha existe desde 2003, quando a comunidade se organizou em prol da implantação do Parque Ecológico do Caiçaras. A Associação formada por moradores deste bairro acompanhou a idealização e implantação do parque, se tornando um dos primeiros Núcleos Manuelzão a se institucionalizar. Atualmente o núcleo discute todos os problemas do bairro e atua junto aos SCBH Arrudas e SCBH Onça, acompanha a melhoria da qualidade de vida e os problemas provenientes da expansão urbana nas poucas áreas verdes do bairro.

Observatório das Metrópoles

texto

Pastoral dos Sem Casa

texto

Projeto Manuelzão

Projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG, que trabalha os problemas socioambientais como uma questão fundamental para a saúde humana.

O Projeto Manuelzão foi criado em 1997 por iniciativa de professores da Faculdade de Medicina da UFMG com o objetivo de transpor os muros da universidade e estabelecer um movimento social que compartilhasse os ideais de revitalização da bacia hidrográfica do Rio das Velhas e Paraopeba. Por meio da abordagem sistêmica das águas procuramos criar um movimento social forte para abordar problemas críticos como planejamento ambiental, drenagem, deslizamento, enchentes, usos das águas, coleta e tratamento de esgotos, lixo, poluição de rios, perda de biodiversidade, saúde, educação, cultura. A centralidade do trabalho são questões da saúde, meio ambiente e cidadania. Hoje em dia o Manuelzão atua com os Núcleos, Comitês e Subcomitês da Bacia em Belo Horizonte promovendo mobilização e articulação social, discussões, elaboração e execução de metas relativas à gestão das águas locais, à educação ambiental e, também, participação na formulação e avaliação de políticas públicas por bacia hidrográfica. Além disso, realiza projetos hidroambientais na bacia do Rio das Velhas a exemplo do Cultivando Águas que realizou em 2021 construção de cisternas para captação de água da chuva em territórios semiáridos.

site: www.manuelzao.ufmg.br

facebook: manuelzao

instagram: projetomanuelzao

Projeto POMAR BH

10 de abril comemoramos 5 anos do Pomar BH. Agradecemos a todos que contribuem para que a nosso trabalho aconteça e se multiplique cada vez mais. Já são mais de 3300 árvores plantadas, pessoas em vulnerabilidade atendidas e ministrando educação ambiental através de oficinas conscientizando da importância de cuidar do planeta para que a nossa existência não seja ameaçada. Plantando Frutos Para as Gerações Futuras!!!

https://youtu.be/N1or58f68yI

Rede ODS Brasil

texto

SCBH Arrudas

texto

SCBH Onça

texto

Senge/MG

texto

Sinarq/MG

O Sinarq-MG, Sindicato dos Arquitetos do Estado de Minas Gerais, foi criado, em 28/03/1984 a partir da necessidade de se ter uma instituição com autoridade legal para representar arquitetas e arquitetos e urbanistas, nos mais diversos campos, e deliberar sobre questões de direitos trabalhistas. De 1984 a 2005, o Sinarq-MG atuou nas negociações salariais, nas convenções coletivas de trabalho, CCT’s, assinadas a cada ano. A partir de 2005, o SINARQ-MG ampliou sua atuação em conselhos, conferências e fóruns, municipais, estaduais e federais, de moradia, saneamento, reforma urbana, política urbana, e na então existente Câmara de Arquitetura do CREA-Minas, além do apoio jurídico à categoria, tendo logrado diversas vitórias trabalhistas.

O Sinarq-MG teve participação destacada na criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU e travou lutas históricas em defesa do patrimônio ambiental e cultural de Belo Horizonte.

site: sinarqmg.org.br/

facebook: sinarqmg

instagram: sinarq.mg

Sindecon/MG

texto

SINDEMETRO/MG

texto

SINDS/MG

texto

UNMP-BH

texto

Verdejar BH Jardim América

O Coletivo Verdejar BH Jardim América foi criado em 2020 com o intuito de lutar em favor da ampliação da Arborização de ruas, canteiros, praças e parques dos bairros Jardim América, Nova Suíça, Nova Granada, Salgado Filho e Calafate, na Região Oeste de Belo Horizonte.

Instagram: @verdejarbhjardimamerica