Bibiana Fam
Bióloga licenciada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul possui Mestrado e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela mesma universidade. Possui experiência no planejamento e implementação de projetos de pesquisa, manejo de amostras biológicas e práticas de biossegurança. Profissional com experiência em análises moleculares tanto in vitro quanto in silico. Experiência no manejo de banco de dados biológicos, análises de bioestatística e bioinformática com programação em R, python e perl. Experiência em ambiente Linux e Windows. Profissional com experiência na prática docente em nível superior junto à UFRGS, e no contexto da educação básica no ensino de Biologia, Ciências e Matemática junto à Secretaria de Educação do RS.
Bruna Espiño
Graduanda em Biotecnologia. Assistente de pesquisa em proteômica no IQSC-USP.
Mateus Veiga
Pós-graduando em Biofísica (IBCCF/UFRJ), atua utilizando ferramentas da bioinformática estrutural para caracterizar interações proteína-proteína de complexos proteicos da Doença de Alzheimer.
Glenerson Baptista
Bacharel em Ciências Biológicas, com ênfase em Biologia Celular e Saúde, graduado com honra Cum Laude pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Durante o período de 2018 a 2022, desenvolveu atividades de Iniciação Científica com bolsa FAPERJ/UENF no Laboratório de Biologia Celular e Tecidual, focando na identificação de padrões de expressão e atividade de Bombas Iônicas em tumores humanos associados a infecções por HPV. Utilizando abordagens que envolviam ensaios em linhagens celulares, imunofluorescência e bioinformática, visando avaliar o potencial dessas bombas como biomarcadores. Além disso, foi aluno de Aperfeiçoamento I no Programa de Bolsa e Formação em Pesquisa Oncológica no Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional no Instituto Nacional de Câncer (INCA/RJ), onde explorou o mecanismo de regulação gênica pelo fator de transcrição ZNF429 em vias de tumores de ovário. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Oncologia (PPGO), também no Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional, no INCA, com foco na avaliação da expressão gênica em Câncer de Ovário Seroso de Alto Grau e seu impacto na resistência a terapias.
Raquel Minardi
Doutora em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e graduação em Ciência da Computação pela mesma instituição (2004). Realizou seu pós-doutorado no Comissariat à l'Energie Atomique et aux Énergies Alternatives / CEA na França (2008/2009). É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2019-2023). Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (nível 7 da CAPES) e no Programa de Pós-Graduação em Bioinformática (nível 7 da CAPES). É sub-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFMG (gestão 2020-2021 e 2022-2024), secretária da regional centro-sudeste da Associação Brasileira de Biologia Computacional e Bioinformática (AB3C) e coordenadora do comitê especial de Biologia Computacional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) (2023) (foi vice-coordenadora do mesmo comitê em 2022). Seus principais interesses de pesquisa são Bioinformática e Biologia Computacional, inteligência artificial e Visualização de Dados.
Ágnis Grefenhagen
Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em Genética e Biologia Molecular ( PPGBM-UFRGS), analisando variantes em genes de desenvolvimento físico e neural da linguagem em diversas populações. É analista de bioinformática na empresa de ancestralidade, saúde e bem estar Genera. Foi bolsista CNPq durante a iniciação científica, atuando em projetos com ênfase em memória, envelhecimento e epigenética. Tem experiência em neuropsicofarmacologia, epigenética, genética de populações, evolução e bioinformática
Amanda Barbosa
Graduanda em Biomedicina pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador. Atua como Aluna voluntária do Laboratório de Virologia da UFBA. Faz parte da Liga Acadêmica de Ciências Forense (LACF) e da Liga de Virologia (LAVI) do Centro Universitário UniFTC Salvador. Atualmente, é membro do RSG-Brazil, organização estudantil filiada à Sociedade Internacional de Biologia Computacional (ISCB-SC), contribuindo com projetos de divulgação científica e desenvolvimento da Bioinformática no Brasil.
Ana Luiza Farias
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Anhanguera Educacional. Em 2023, participei do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e, em 2024, atuei como monitora de Biologia Celular e Molecular na universidade. Atualmente, sou membro do Grupo de Pesquisa em Ecologia do Semiárido, na linha de pesquisa Ecologia Aquática, e do Grupo de Pesquisa em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), na linha de pesquisa Diabetes e Obesidade. Também sou voluntária na RSG-Brasil, uma organização estudantil afiliada à Sociedade Internacional de Biologia Computacional (ISCB)
Anderson Luiz Magalhães Júnior
Graduando no curso de Ciências Biológicas, na Universidade Federal de Minas Gerais. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o projeto Organização das comunidades de insetos herbívoros em plantas hospedeiras: o papel da competição interespecífica em habitats estressados, sob orientação do professor Marcilio Fagundes, e participou no período de 01 de agosto de 2019 a 31 de agosto de 2020. Atualmente está vinculado ao Laboratório de Taxonomia, Biodiversidade e Biotecnologia de Fungos, na UFMG, orientado pelo professor Dr. Carlos Augusto Rosa, sendo bolsista pelo INCT
Bernardo Velozo
Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela faculdade Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO). Foi aluno de iniciação cientifica por dois anos no laboratório de bioinformática (Bioinfo) da UFRJ como bolsista PIBIC-CNPq no projeto "Desenvolvimento de software com inteligência artificial para antecipação de mutações funcionais em proteínas alvo de antibióticos".Mestre no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBq) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado Laboratorio de Bioinformatica (Bioinfo) no projeto "Genomas da ordem Saccharomycetales com potencial biotecnológico Identificação de hidrolases"
Elvira Horácio
Possui graduação em Ciências Biológicas pela PUC Minas, Mestre em Ciências pelo programa de pós graduação em Biologia Computacional e Sistemas e Doutorado em Genética pela UFMG.
Emerson Danzer
Formado em Técnico em Agropecuária, Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Toledo, e atual mestrando em Bioinformática - PPGBioinfo na Universidade Federal de Minas Gerais.
Hugo Oliveira
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria e estudante de mestrado em Modelagem Computacional no Laboratório Nacional de Computação Científica. Durante toda minha graduação realizei IC (PROBIC/FAPERGS) em grupos de pesquisa de bioinformática. Atualmente sou membro do Laboratório de Bioinformática (LABINFO-LNCC) e do Laboratório de Fotobiologia (LabFotoBio-UFSM)
João Alvaro
Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral
José Mario Guimarães
Biomédico Analista Clínico, graduado em 2023 pela Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). Atualmente, estou cursando o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde desenvolvo meu projeto de pesquisa no Laboratório de Pesquisas Clínicas (LAPEC) do Instituto Gonçalo Muniz (IGM), vinculado à FIOCRUZ-BA.
Kassyane Furtado
Mestranda em bioinfomática pelo programa de pós-graduação da Universidade federal de Minas Gerais, bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix com especialização em Bioinformática pela Faculdade Unyleya. Atualmente desempenha um papel-chave no processo gerencial e operacional do Biobanco de tumores do Instituto Mário Penna. Em sua função atual, busca mater a qualidade e padronização dos processos do Biobanco, utilizando o REDCap, uma poderosa ferramenta para coleta e gerenciamento de dados em pesquisa clínica, contribuindo para a eficiência e segurança dos estudos de pesquisa. Sua experiência inclui a criação de projetos, desenvolvimento de formulários de coleta de dados com lógica de ramificação, administração de funções e acessos de usuários. Além disso, também trabalha com o NorayBanks, um software que proporciona soluções eficazes e precisas no contexto do gerenciamento de dados e amostras.
Laís Costa
Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023). Possui experiência na área de Imunologia com ênfase na imunofisiologia da imunidade inata e na sinalização purinérgica. Atualmente, é mestranda no Programa stricto sensu de Pós-Graduação em Oncologia (PPGO/INCA), investigando as interações no microambiente tumoral do câncer de ovário seroso de alto grau por meio da transcriptômica espacial no Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional (LBBC/INCA).
Larissa Carvalho
Atualmente é mestranda no curso de pós-graduação em Biotecnologia com ênfase em Bioinformática, na Universidade Federal de Uberlândia em parceria com Instituto Mário Penna. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2020) e pós-graduação Lato Sensu em Biologia Molecular.
Laura Rocha
Graduanda em Biotecnologia na UFSCar, CCA (Centro de Ciências Agrárias). Foi bolsista de iniciação científica da FAPESP, pelo projeto "Elaboração de um Aplicativo para Análise de Eventos Extremos por meio da Linguagem de Programação R". É membro do RSG-Brazil, vinculado ao ISCB-SC (International Society for Computational Biology Student Council). É estagiária no CNPEM, LNBR (Laboratório Nacional de Biorrenováveis), atuando na área de Biocatálise Computacional.
Lucas Pedroza
Mestrando em Biologia aplicada à saúde. Realiza análise de dados de single-cell RNAseq a fim de estudar o papel de células imunes no microambiente tumoral.
Matheus Fujimura
Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (FMVA-UNESP). Mestre em Ciência Animal, com foco em Imunologia, pela Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (FMVA-UNESP). Atualmente, é doutorando em Ciência Animal, como foco em epigenética. Possui experiência nas áreas de Bioestatística, Imunologia, Biologia Molecular e Bioinformática. Possui interesse em utilizar métodos estatísticos/bioinformáticos para decodificar problemas biológicos, principalmente a interação de ncRNAs com a expressão gênica em animais.
Michelle Paredes Escobar
Bacharel em Engenharia em Biotecnologia pela Universidade das Forças Armadas - Equador (UFA-ESPE) e possui um Mestrado em Biologia Computacional pela Pontifícia Universidade Católica do Equador. Durante sua formação acadêmica, fez parte do grupo de pesquisa em Nanobiologia e Nanomedicina, participando de projetos focados no estudo da resistência antimicrobiana em bactérias clinicamente relevantes através do uso de tecnologias de NGS e Machine Learning. Seu projeto de mestrado concentrou-se na análise de dados de RNA-seq em câncer de próstata. Além disso, trabalhou como parte do pessoal técnico no Hospital Oncológico Julio Villacreses Colmont SOLCA Manabí no Equador, com foco no diagnóstico molecular de neoplasias mieloproliferativas. Atualmente está cursando o Aperfeiçoamento II em um projeto centrado na caracterização de variantes genéticas associadas ao prognóstico do câncer de ovário
Pedro Augusto
Discente do curso de Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo enfoque na área de Bioinformática, especificamente na área de genômica e desenvolvimento de banco de dados.
Rayssa Feitosa
Mestre em Bioinformática pela Universidade de São Paulo.
Research Assistant Technologist - Hospital for SickChildren, Toronto.
Roberta Marchesan
Discente do curso de Fármacia na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), atualmente no sexto semestre. Participa dos projetos "Detecção de variantes de SARS-CoV-2 por métodos moleculares" e "Sequenciamento de nova geração para detecção de doenças infecciosas" como bolsista de iniciação científica do Laboratório de Biologia Molecular e Bioinformática Aplicadas à Microbiologia Clínica (LABIOMIC). Além disso, integrou ao Diretório Acadêmico do curso de Farmácia e ao projeto "Traduzindo ciência" com ações de ensino e extensão.
Veridiana Richter
Atualmente é mestranda bolsista no Laboratório de Biologia Computacional (COMBI-LAB) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro da RSG - Brazil (Regional Student Group Brazil), pós-graduanda em Data Science e Informática em Saúde pela UniRitter. Bacharela em biomedicina na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Fez estágio no Laboratório de Biologia Molecular no Hospital Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre, atuando no diagnóstico do COVID-19. Também realizou estágio na área de análises clínicas e controle de qualidade no Fontana Laboratório Clínico em Gravataí. Tem experiência em Biologia Molecular e Celular, com ênfase na técnica de qPCR, e em Análises Clínicas, com destaque em Urinálise e Hematologia.
Yago Dias
Mestrando em Biotecnologia e Biociências pelo Instituto Aggeu Magalhães. Atualmente trabalhando com metagenômica para caracterização viral. Também interessado por elementos endógenos e desenvolvimento de ferramentas.