"A Morte é a entidade do tempo. Ela busca os momentos vivenciados, distorcendo a percepção egóica da existência de cada indivíduo para seu próprio agrado. A distorção temporal da Morte arruína a percepção carnal do Sangue."
Esse elemento está relacionado à diversas características como espirais, repetição, Lodo Preto e distorção temporal, além de distorcer a percepção egóica da existência de cada indivíduo. As cores que representam esse elemento são preto e tons de cinza. A Morte é efetiva contra o elemento de Sangue, porque a distorção temporal da Morte arruína a percepção carnal do Sangue, enquanto o elemento de Energia é efetivo contra a Morte, pois a transformação da Energia sobrecarrega os efeitos da Morte.
O comportamento da entidade de Morte parece girar em torno de si, buscando sucessivamente a aplicação da Energia Potencial dedicada as espirais da Morte. Cada segundo que alguém perde contemplando as espirais é um segundo que esse mesmo alguém poderia estar fazendo outras coisas, vivendo outras experiências. Todos esses momentos que poderiam acontecer, mas não aconteceram, graças à Morte, são chamados de "Energia Potencial" ou "Entropia", e parecem ser o maior objetivo da Entidade de Morte. A contemplação dos espirais fortalece os efeitos de distorção temporal dessa entidade, tornando-a mais poderosa.
AFINIDADE
Possuir uma afinidade ao elemento de Morte significa ser escolhido pela sua Entidade. Dentre as várias consequências disso, é possível citar: alteração na cor de pele, tendo um aspecto mais acinzentado, alteração na cor do cabelo, mudando para tons de preto ou branco, faixas pretas marcadas no rosto, olhos completamente pretos, sangue escurecido, envelhecimento espontâneo, reflexos aprimorados, emagrecimento, alteração na estrutura óssea, alteração na percepção temporal, além de uma personalidade mais fria e apática, tendo uma desafetação em relação ao impacto que a morte pode gerar.
CRIATURAS
As criaturas de Morte são apáticas, sempre demonstrando crueldade, frieza, indiferença e movimentos inconstantes. A percepção temporal das criaturas de Morte é completamente distorcida, podendo ser extremamente lenta ou acelerada. Em alguns casos, criaturas de Morte podem acelerar sua própria percepção temporal, se tornando momentaneamente aceleradas e logo em seguida desaceleradas interinamente. Sua anatomia sempre apresenta uma forma esquelética e esguia, juntamente do característico Lodo Preto da Morte, podendo ter também formas em espirais.
O comportamento dessas criaturas é hostil. Algumas criaturas possuem uma movimentação errática, inconstante e anacrônica graças à alteração da passagem do tempo em seu próprio corpo, fazendo com que o seu movimento seja acelerado e desacelerado em instantes. Criaturas de Morte já mostraram serem capazes de realizar rituais. Alguns exemplos de criaturas de Morte são os Esqueleto de lodo e Escutado.
RITUAIS
Os rituais são formas diferentes de manifestar o paranormal, com elas você pode dar dano nos seus inimigos, tanto mental quanto físico, se curar e também realizar outras peripécias. Para invocar um ritual você precisa de componentes ritualísticos que tem haver com aquele ritual (Ex: Morte = Cinzas). Existem 4 círculos de ritual que você desbloqueia ao avançar de NES, a cada círculo os rituais se tornam mais poderosos e gastam mais PE.
Os rituais de Morte sempre estão associados a distorção temporal e a degradação orgânica, seja pela percepção do tempo alterada fisicamente ou psicologicamente. Alguns requisitos para conjurar rituais de Morte, como cinzas humanas ou de animais, transmitem a ideia de coisas que não estão mais vivas. Os efeitos dos rituais realçam a ideia da alteração da passagem do tempo, como o Ritual de Cicatrização, que acelera a cicatrização de uma ferida em um formato espiral. Segue abaixo a lista dos rituais do elemento Morte:
PRIMEIRO CÍRCULO
DECADÊNCIA
Elemento: Morte
Execução: Padrão
Alcance: Toque
Alvo: 1 Ser
Duração: Instantânea
Resistência: Fortitude parcial
Ao conjurar esse ritual, uma espécie de lâmina preta fica em volta da mão do conjurador e ao encostar em alguém com essa mão, a pessoa toma 2d8+2 de dano de morte e qualquer doença em seu corpo é acelerada, fazendo com que a pessoa definhe tomando um 1d4 de morte por 2 rodadas. Descente (3 PE): Dá 3d8+3 de dano de morte e acelera qualquer doença dando +1d4 de morte por 3 rodadas. Requer segundo círculo.
CICATRIZAÇÃO
Elemento: Morte
Execução: Padrão
Alcance: Toque
Alvo: 1 Ser
Duração: Instantânea
Ao conjurar esse ritual o conjurador pode passar a mão na ferida de um aliado para acelerar o tempo de regeneração e restaurar 3d8+3 de cura, esse ritual não restaura ossos quebrados ou partes do corpo arrancadas e ao curar, o alvo envelhece 1 ano de idade.
ESPIRAIS DA PERDIÇÃO
Elemento: Morte
Execução: Padrão
Alcance: Toque
Alvo: 1 Ser
Duração: Sustentada
Ao conjurar esse ritual, o conjurador ao encostar em uma pessoa/criatura, várias espirais de morte surgiram em volta de seu corpo, fazendo com que o alvo ataque com -1d20.
Descente (3 PE): Troca a duração para cena e faz com que o alvo ataque com -2d20. Requer segundo círculo.
DEFINHAR
Elemento: Morte
Execução: Padrão
Alcance: Toque
Alvo: 1 Ser
Duração: 1 Rodada
Quando esse ritual é invocado, o conjurador ao tocar no alvo, ele começa a ficar fraco, sofrer e definhar como se estivesse em decomposição, vomitando lodo preto e sangue. O alvo definha até seu próximo turno e no seu próximo turno ele ataca com desvantagem em testes de AGI e FOR.
CONSUMIR MANANCIAL
Elemento: Morte
Execução: Padrão
Alcance: Pessoal
Alvo: Você
Duração: Cena
O conjurador ao invocar esse ritual, absorve a energia potencial das plantas, insetos ou até mesmo do solo ao seu redor, criando uma espécie de lodo fornecendo 3d6 de HP temporários.
AMALDIÇOAR ARMA
Elemento: Morte
Execução: Padrão
Alcance: Toque
Alvo: Uma arma
Duração: Cena
A arma amaldiçoada da +1d6 de dano do elemento da qual a arma foi amaldiçoada e ao gastar 2 PE da +1d6 de dano de energia podendo chegar a até 3d6.
SEGUNDO CÍRCULO
CINERÁRIA
Elemento: Morte
Execução: Padrão
Alcance: Área
Área: Nuvem de 6m
Duração: Sustentada
Esse é o famoso ‘’CINERÁRIA’’ também apelidado de acácia e usado por Kaiser em desconjuração. Ao conjurar esse ritual, uma névoa toma todo o campo de batalha, essa névoa fortalece os rituais conjurados dentro dela fazendo com que eles custem -1 PE e tenham sua DT aumentada em +2 e os oponentes tem -1d nos dados de dano em seus rituais.
Verdadeiro (5 PE): Os rituais conjurados dentro da nuvem de névoa tem dano máximo sem precisar rolar dados. Requer terceiro círculo e afinidade.
TENTÁCULOS DE LODO
Elemento: Morte
Execução: Padrão
Alcance: Curto
Alvo: 1 Ser
Duração: Sustentada
Resistência: Vontade anula
Ao conjurar esse ritual, tentáculos de lodo surgem do chão e prendem o alvo, esses tentáculos limitam suas ações, caso o alvo fique preso por 3 rodadas, ele começará a tomar 1d4 de dano de morte, se ele ficar preso por 6 rodadas, ele começará tomar 1d8 de dano de morte, se ele ficar preso por 9 rodadas, ele começará a se decompor e morrer aos poucos. Os tentáculos podem prender apenas pessoas e monstros de pequeno porte.
Descente (4 PE): Os tentáculos agora podem ser conjurador de um alcance médio, prender criaturas de médio porte e o alvo ao ser amarrado começa a tomar 1d8 de dano de morte, depois de 3 rodadas ele toma 1d12 e depois de 6 rodadas ele começa a se decompor e morrer lentamente. Mas em compensação, o alvo pode fazer um teste de vontade a cada rodada que estiver preso para tentar se soltar dos tentáculos. Requer terceiro círculo.
Verdadeiro (8 PE): Os tentáculos agora podem ser conjurados de uma distância longa e podem prender criaturas de grande porte, o alvo amarrado começa a tomar 1d12 e após 3 rodadas ele começa a morrer lentamente. Requer quarto círculo.
CAIXÃO DE LODO
Elemento: Morte
Execução: Padrão
Alcance: Pessoal
Alvo: Você
Duração: Sustentada
Ao conjurar esse ritual, lodo surge do chão e faz uma camada por cima de você como se fosse um caixão, esse caixão de lodo te protege de todos os tipos de ataques não paranormais, como balístico, corte, impacto, queda etc. Qualquer ataque que envolva um efeito mundano como veneno não te atingirá e o veneno voltará para quem atacou.
APODRECER
Elemento: Morte
Execução: Padrão
Alcance: Toque
Alvo: 1 Ser
Duração: Cena
Resistência: Fortitude anula
Ao conjurar esse ritual e o conjurador tocar em um ser, esse alvo começa a apodrecer e apodrecer cada vez mais tomando 2d8 de dano de morte por rodada, ele vomita lodo e mais lodo e sua pele começa a ficar preta.
PARADOXO
Elemento: Morte
Execução: Padrão
Alcance: Médio
Área: Esfera de 6m
Duração: Instantânea
Resistência: Fortitude parcial
Ao conjurar esse ritual, uma esfera preta de lodo, sigilos de morte, dentre outras coisas envolvendo o tempo e a morte começam a surgir e dar dano em quem estiver dentro dessa área esférica. O ritual cria uma poderosa implosão de distorção temporal contraditória, causando 6d6 pontos de dano de Morte em todos os seres na área