O combate é divido em 3 partes: Iniciativa, Rodadas e turnos, Ações e também uma parte extra que são as surpresas. Ficou confuso? Vou explicar tudo agora.
INICIATIVA
Tirar as iniciativas é a parte mais importante de combate, pois é assim que saberemos que atacará primeiro, cada player, monstros, NPC ou grupo de monstros/NPC's deve jogar 1d20 e somar com a iniciativa em sua ficha (Como calcular a iniciativa? R= Valor que caiu no dado + Bônus de iniciativa na sua ficha). Assim definindo que atacará primeiro e quem atacará dps, essa ordem se chama lista de ataque. Em um combate quem ataca primeiro é o primeiro a abrir fogo ou executar uma ação contra o oponente, essa pessoa não precisa rolar o dado pois ela já será a primeira na lista, mesma coisa para ataques supresa.
RODADAS E TURNOS
Uma rodada se inicia com os primeiros ataques, quando o último da fila de ataque finaliza suas ações, começa a próxima rodada, os turnos são a vez do player/monstro/NPC fazer suas ações. É possível adiar o turno para logo depois da vez de uma pessoa e é possível pular a vez e ser o último na fila de ataque mas para fazer essas coisas, você não pode fazer nenhuma ação.
AÇÕES
As ações são o que o personagem vai fazer no combate, como invocar rituais, correr, atirar, dar uma cambalhota, uma voadora e etc. Existem 5 tipos de ações:
Padrão - Atacar ou conjurar rituais
Movimento - Mudar posição de algo, seja sua ou de um objeto
Completa - Ações demoradas e trabalhosas
Livre - Ações simples e que não demandam esforço (Ex: Falar)
Reação - Reflexo ou resposta automática a um ataque ou evento
Todos os personagens tem ações padrões referentes a sua agilidade e 1 ação de movimento, dependendo da idade, o personagem pode ter 1 ação de movimento a mais e caso o mestre autorize, uma ação padrão.