Maria Lúcia Medeiros

Maria Lúcia Fernandes Medeiros (Bragança, Pará, 15 de fevereiro de 1942Belém do Pará, 8 de setembro de 2005), mais popularmente chamada de Lucinha Medeiros, foi uma escritora, poeta e professora paraense.

Morou em Bragança até os doze anos, quando se mudou para Belém. Licenciou-se em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foi professora e pesquisadora.

Estreou na ficção com o livro de contos Zeus ou a menina e os óculos (1988). Depois publicou Velas, por quem? (1990), Quarto de Hora (1994), Horizonte Silencioso (2000) e Céu Caótico (2005).

Um de seus contos, "Chuvas e Trovoadas", foi adaptado para o cinema em um curta da paraense Flávia Alfinito. Neste conto de Maria Lúcia Medeiros, quatro meninas têm aulas de costura nas tardes entediantes que se arrastam nos trópicos da belle époque na Amazônia.


Acometida de uma enfermidade que lhe reduziu os movimentos e lhe tirou a fala, mas não a lucidez e o domínio da palavra, continuou produzindo e mantendo intenso diálogo com seus pares e seus contemporâneos

Vídeos

Veja aqui uma leitura dramatizada de um de seus mais conhecidos contos.

Aqui está uma adaptação em formato de curta cinematográfico do texto Chuva e Trovoadas.

Conheça mais sobre a vida e obra dessa amada escritora paraense.

Leia

Aqui vão mais algumas sugestões de leitura:




Mande aqui sua dúvida ou comentário.