Haroldo Maranhão

  • Nascido no dia 7 de agosto de 1927, em Belém, Haroldo Maranhão

  • Na década de 40, coordena o Suplemento Literário – Arte e Literatura, marca da voz intelectual amazônica da época. Ainda, funda a Livraria Dom Quixote e em 1948, juntamente com Benedito Nunes e Mário Faustino, também a revista Encontro, onde eram divulgadas publicações de autores do Brasil inteiro.

  • Seu lançamento como escritor ocorreu somente aos 41 anos, com o livro A Estranha Xícara, no ano de 1968.


  • Todas essas contribuições literárias formaram o Haroldo Maranhão leitor que, posteriormente, junto da experiência que teve no jornal Folha do Norte (uma vez que os textos jornalísticos precisam ser concisos para que a informação chegue ao leitor o mais rápido possível), contribuíram para a literatura que o autor viria a construir com o lançamento de seu primeiro livro A Estranha Xícara, em 1968, e com as obras publicadas nos anos seguintes.

  • Haroldo Maranhão faleceu aos 77 anos no dia 15 de julho de 2004, no estado do Rio de Janeiro e foi enterrado na capital. Deixou como última obra publicada o livro de antologia Pará Capital Belém: Memória & Pessoas & Coisas & Loisas da Cidade no ano de 2000.



Vídeos

Venha e conheça mais sobre Haroldo Maranhão através da fala do Prof. Paulo Maués.

Aprecie a narração desse conto do escritor Haroldo Maranhão.

Leia

Aqui vão mais algumas sugestões de leitura:

Mande aqui sua dúvida ou comentário.