A Associação de Capoeira Cordão de Ouro foi fundada pelo Mestre Suassuna na década de 60, mais exatamente em 1º de Setembro de 1967, juntamente com Mestre Brasília, numa época de grandes festivais da música popular brasileira. Ao ouvir o refrão da música acima em uma rádio, os dois, já com a idéia de abrir uma academia, decidem usar o nome Cordão de Ouro, por se tratar de Besouro Cordão de Ouro, um capoeirista anterior à divisão Angola e Regional. Mestre Suassuna ensinaria Capoeira Regional e Mestre Brasília Capoeira Angola dentro do mesmo espaço. Após um curto período, Mestre Brasília decidiu fundar seu próprio grupo, São Bento Grande.
Nesta época difícil para a capoeira, quando a perseguição da ditadura e o preconceito impedia seu desenvolvimento no sul do país, Mestre Suassuna, baiano de Itabuna, recém chegado a São Paulo, continuou o trabalho e se apresentava insistentemente, mostrando as técnicas do jogo e luta, abrindo a primeira academia na capital paulista. Com intenso trabalho, não demorou muito a ter seus primeiros bambas, tais como Lobão, Esdras Filho, Tarzan, Belisco, Almir das Areias, Caio, e tantos outros.
Abrigava capoeiristas do norte e nordeste que aqui chegavam, com o intuito de melhor difundir a arte da capoeira, fazendo de sua academia a referência para a formação de uma grande safra de novos mestres em solo paulista. A Capoeira Cordão de Ouro foi berço de muitos nomes de destaque. Além dos já citados, vieram os Mestres Flávio Tucano, Biriba, Dal, Marcelo Caveirinha, Urubú Malandro, Espirro Mirim, Xavier, Lúcifer, Torinho, Pial, Cangurú, Sarará, Zé Antônio, Ponciano, Bolinha, Geraldinho, sem se esquecer também de Mestre Cícero, Mestre Zé Carlos e Mestre Penteado, aque apesar de serem alunos netos possuem um valor inestimável para Mestre Suassuna e o Grupo Cordão de Ouro, entre tantos que completariam uma lista imensa.
Sempre irrequieto Mestre Suassuna nunca se acomodou, mantendo seu trabalho continuamente reciclado, criando após anos, o Jogo do Miudinho. Uma nova equipe de capoeiristas enriqueceria o seu acervo de contra mestre: Boca Rica, Habibs, Mintirinha, Kibe, Denis, Saroba, Coruja, Chicote, Chiclete, Kino, Pintado, Lú Pimenta, Barata, Esquilo, Romualdo e outros mais, regentes de um jogo novo e rico em movimentos plásticos, mais conhecidos como a geração miudinho.
Hoje, com inúmeras filiais no Brasil e no exterior, o Grupo COrdão de Ouro tem papel de destaque entre todos os grupos de capoeira, não só pelo que representa o Mestre Suassuna para o esporte e para a cultura, mas também pelo esforço empreendido por ele e seus adeptos. A fim de manter a capoeira num nível altamente técnico, interagindo velocidade, agilidade, elasticidade, criatividade, música e malícia, sem esquecer suas raízes.
Esse esforço tem sido compensado pela dedicação dos capoeiristas que seguem a filosofia do grupo.
Reinaldo Ramos Suassuna ,A Lenda viva da capoeira reconhecido e respeitado pelos grandes mestre do passado e de hoje. Nasceu em Ilhéus na Bahia em 4 de julho de 1942(eu já li que ele nasceu em 1938) foi criado em Itabuna. Começou a capoeira devido a um problemas que tinha nas pernas, o medicou pediu que praticasse um esporte que não fosse o futebol e escolheu a capoeira por influencia de amigos,mesmo no começo não gostando da capoeira logo começou a destaca-se.Nesta época, ainda conhecido pelo nome de Nado freqüentava as rodas de rua, onde estavam presentes grandes capoeiristas da região, como os Mestres Sururú, Bigode de Arame e Maneca Brandão,. Atras de conhecimento viajava para Salvador,onde freqüentou terreiros de capoeira e conheceu grandes nomes da capoeira, que influenciaram toda a sua historia na capoeira, como os mestres Bimba, Pastinha, Canjiquinha, Waldemar e outros. É por isso que o mestre não segue uma linhagem de capoeira,o mestre Luis Medicina um de seus alunos que ficou tomando conta do seu trabalho quando o mestre foi pra São Paulo,diz que o mestre era o capoeirista mais adaptável no jogo,Em 1965, Mestre Suassuna muda para São Paulo. Junto com mestre Brasilia decidem criar uma escola de capoeira, em 1 de setembro de 1967 fundam o grupo Cordão de Ouro em Vila Mariana. Mestre Suassuna seguido mais o caminho do estilo regional e Mestre Brasília seguiu mais o caminho do estilo Angola, o nome é devido a musica de Elis Regina, « Adeus Bahia, zum, zum, zum, Cordão de Ouro,Cordão de Ouro era o nome de besouro que não era angola ou regional era capoeirista ,e essa era a ideia da escola dos dois mestres.
No começo o mestre passa muita dificuldade ate mesmo sendo preso 2 vezes pela policia que dizer ser chefe de um grupo contra o governo ou algo do tipo. Foi um começo muito difícil diz o mestre, que muitas vezes queria voltar pra Bahia. Os dois mestres simulavam brigas pra chamarem a atenção do povo,e conseguirem alunos,nessa época existiam muitos baianos em São Paulo o mestre decidiu reuni-los todos o sabados em uma roda que ele organizava. Em 1969, Mestre Brasília fundou, a Associação de Capoeira São Bento Grande. O Mestre Suassuna continuou com seu trabalho com o Cordão de Ouro. Mesmo que eles tomaram caminhos diferentes sua amizade e parceria ainda é fortemente evidente hoje. Hoje o Grupo tomou forças grandiosas graças a perseverança do Mestre em seu trabalho e existem milhares de seguidores de sua ideologia.
Em 1974, Mestres Suassuna, Onça e Pinatti fundaram a Federação Paulista de Capoeira para promover a Capoeira como esporte nacional e, em seguida, criou a primeira competição com regras e normas para a capoeira. No mesmo ano, Mestre Suassuna Organizou o primeiro festival de capoeira no estado de São Paulo. Em 1975, ele gravou seu primeiro disco e vendeu dez mil cópias. Deu conferências em universidades e escolas, em todo Estado de São Paulo. Em 1975 em uma passagem por São Paulo, Mestre Bimba reconhece o trabalho do Mestre Suassuna e alguns outros capoeiristas da época, entregando aos mestre um diploma reconhecendo o trabalho desenvolvido em São Paulo, mestre Canjiquinha também reconhece o Mestre Suassuna pelo seu trabalho que vinha desenvolvendo. Hoje com um caminho cheio de conquista, formou gerações de mestres e capoeiristas consagrados que vem desenvolvendo e trabalhando com a capoeira no mundo todo, criador do estilo Miudinho, o estilo quem vem conquistando o mundo, soube como inovar a capoeira sem que ela perdesse a suas raízes,gravou 6 CDS e fez participações em outros,como no ABPC. Ainda vive em São Paulo com a sua matriz no centro da cidade, idealizou o evento Capoeirando, a vitrine para muitos capoeirista da atualidade. O Mestre, uma grande relíquia da capoeira que traz uma imensa bagagem de sabedoria e conhecimento não só da capoeira mas da própria vida.