Psicoterapia e sua importância
As pessoas precisam compreender onde se enquadram no que diz respeito à ajuda psicoterapêutica. Determinadas pessoas não sabem o que tem e nem mesmo sabem que precisam de terapia. Outras sabem o que tem, porém, procrastinam a busca de tratamento. Outros tipos de pessoas sabem o que tem e estão a procura de um psicólogo. Há também aquelas que aparecem no consultório com muita urgência, na eminência de grande dor emocional ou transtorno. É preciso falar também daquelas pessoas que, por vezes, desde muito cedo, se dispõem a um processo psicológico, e assim, de certa forma já se previnem, desenvolvendo uma visão de mundo mais abrangente e se preparam para as adversidades dos processos de vida. Para com todos os casos, o acolhimento é fundamental e, no devido tempo e preparo, dar início ao processo de elaboração dos conteúdos trazidos, visando o equilíbrio psíquico a caminho do autoconhecimento, pois, o mesmo é fundamental para o desenvolvimento pessoal e para o bem-estar emocional.
Assim, com uma autopercepção e visão ampliada no processo de autoconhecimento, o indivíduo desempenhará um papel mais atuante e crítico em várias áreas da vida e com diversas vantagens importantes como, por exemplo:
A Autoestima é o valor que uma pessoa confere a si mesma, com base em suas experiências pessoais, suas emoções, comportamentos, crenças e auto-imagem que julga importante, mesmo que estes possam ser aspectos negativos ou positivos. Compreende a imagem que cada um tem de si e, por isso, caso estes ponto não estejam bem significados, podem então, afetar o bem-estar da pessoa.
A Inteligência Emocional, para Goleman (2011), a inteligência emocional é a capacidade que uma pessoa tem de gerenciar seus sentimentos, considerando-se que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. O que dá para pensar na mais harmoniosa relação do indivíduo com o meio em que coexiste.
Resiliência, na prática, podemos defini-la como a capacidade que algumas pessoas têm de enfrentar e superar suas dificuldades, crescendo com elas e seguindo em frente ainda mais fortes.
Aprimora e aperfeiçoa as próprias opiniões, reduzindo a importância atribuída às opiniões dos outros anteriormente;
O autoconhecimento amplia a visão do indivíduo proporcionando-lhe a definição mais clara de metas e objetivos nas diferentes áreas de sua vida (pessoal, amorosa, profissional, financeira etc.). Sendo assim, o mesmo alcança uma maior clareza quanto à sua missão de vida e ao seu propósito. Esta nova visão de mundo permite que ele compreenda quem realmente é. Isso inclui suas qualidades, valores, opiniões, emoções, desejos e motivações. Quando este se conhece bem, pode tomar decisões mais alinhadas com seus verdadeiros interesses e objetivos.