Por que as pessoas resistem a psicoterapia?
Por que as pessoas resistem a psicoterapia?
Por que as pessoas resistem a psicoterapia?
A resistência à psicoterapia pode ser causada por uma variedade de fatores, sendo importante considerar que cada pessoa é única em suas razões para hesitar na busca por ajuda terapêutica.
Na atual conjuntura, por exemplo, as pessoas reclamam de falta de tempo ou dinheiro. Outra razão, historicamente identificada, diz respeito à questão do “estigma” em torno da saúde mental e que ainda existe em muitas culturas. As pessoas temem ser rotuladas como "fracas" ou "loucas" se procurarem por terapia, o que pode impedi-las de se permitir ser auxiliada. É preciso que se deixem os preconceitos de lado, pois o mais importante é o bem-estar e a qualidade de vida!
Outra questão importante, é que por vezes, a pessoa já se acomodou com a ideia de como conduz seus pensamentos, emoções e enfim, seu modo de vida, assim, investigar o que incomoda causa a percepção de que terá que sair desta zona de conforto. Também não podemos dizer que seja algo fácil, pois, de acordo com cada um, em sua individualidade, fazer terapia pode ser algo doloroso. Contudo, o processo psicoterapêutico é positivo e necessário, implicando em um trabalho que visa trazer à tona questões cruciais a serem elaboradas, compreendendo que quando isso ocorre, resultam em amadurecimento, maior autonomia e saúde mental.