Projeto de Extensão 

Beija-Flor

BEIJA-FLOR: Quando a aproximação com o contexto profissional de futuros professores ocorre na interface entre ensino, pesquisa e extensão       

Resumo : Este projeto objetiva contribuir para a formação de professores pesquisadores de sua práxis pedagógica por meio de processos colaborativos de desenvolvimento de projetos de investigação-ação na interface ensino, pesquisa e extensão, focando questões de educação para o desenvolvimento sustentável e socialização no Beija-flor. O Circuito Beija-Flor é um projeto que envolve a comunidade educativa interna e externa. Abordar-se-á, neste texto, a vertente que trata da formação de professores. Para tanto, estudantes de Licenciaturas, que se encontram em estágio ou em programas como o Residência Pedagógica e Pibid, são orientados de forma colaborativa (por professores do IFGoiano e da educação básica) para o desenvolvimento de projetos de investigação-ação, focando estratégias e recursos didáticos a partir de questões socioambientais, ODS, com suporte nas metodologias ativas e educação Maker. Assim, por meio da imersão supervisionada na escola, problematizam as necessidades educativas, levantam hipóteses, elaboram e desenvolvem projetos, para finalizar com a realização de estações pedagógicas no Circuito Beija-flor, de modo a envolver tanto a escola em que fazem os estágios, como outras escolas, porquanto, o Beija-flor envolve em média 8 escolas com 600 estudantes em cada edição. Assim, o projeto possui como eixo estruturante ações voltadas para ODS 4- Educação de qualidade, e  foca-se a formação inicial de futuros professores, com capacidade de mobilizar em sala de aula a pesquisa como práxis educativas e como princípio educativo, de modo a formar estudantes por meio dos princípios de cidadania global, valorização de diversidades e a educação para o desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: Práxis docente. Projetos de Investigação-ação. Materiais didáticos. Estratégias Didáticas.

Formação de Professores Pesquisadores de sua Práxis Pedagógica 

Este curso de formação inicial e continuada tem como objetivo discutir elementos teóricos e práticos sobre a Pesquisa da Práxis Pedagógica, de modo a auxiliar professores em formação inicial e continuada a desenvolverem habilidades de pesquisa tão necessárias a práxis docente contemporânea. A pesquisa da Práxis Pedagógica tem características e objetos próprios de investigação os processos de ensino-aprendizagem e seus intervenientes o que demanda estudos acerca de referenciais teóricos e metodologias que auxiliem os professore em exercício e formação para o uso da pesquisa como prática pedagógica e princípio educativo. O curso é destinado a professores da rede de educação básica e superior e alunos de cursos de Pedagogia e Licenciaturas, especialmente aqueles que se encontram no Estágio Curricular Supervisionado e Residência Pedagógica.



Jogos Eletrônicos

Contando Histórias

Diálogos: NEABI, NAIF e Grupo de Mulheres Negras Malunga de Rio Verde (GO)

Tabela Periódica como tema gerador de divulgação científica

Projeto de Ensino

Produção de Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências por Meio da Tecnologia 3D na Perspectiva Maker 

O presente projeto tem como objetivo produzir materiais didáticos para o ensino de ciências, fazendo uso do equipamento, de modo a possibilitar o desenvolvimento de práticas inovadoras com os estudantes das Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química, incitando-os a disseminar estas práticas com os alunos da educação básica por meio de projetos. Para o desenvolvimento do projeto aqui apresentado, inicialmente a equipe irá produzir os materiais que serão utilizados nas aulas de Didática e Pesquisa e Práticas de Intervenção em Educação I e II com os estudantes das Licenciaturas em Química e Ciências Biológicas, que, inclusive, poderão participar da produção do material. Em um segundo momento, os estudantes das licenciaturas  irão aplicar estes materiais com alunos dos anos finais da educação básica por meio de projetos em uma perspectiva de trabalho baseada na cultura Maker. As práticas de produção do material ocorrerão nas salas de aula, no LabMaker do IF Goiano e no Centro de EducAção Rosa de Saberes,  Campus Rio Verde.  Como resultados espera-se que os futuros professores se sintam mais atraídos para o exercício da docência, por meio da inserção à futura prática profissional, evitando com isso, a evasão do curso; ademais, espera-se contribuir com a formação de professores mais qualificados para o enfrentamento das práticas de ensino na educação básica.  Por certo, este projeto de ensino, possui extrema relevância, ao procurar explorar as oportunidades da tecnologia da impressora 3D para a produção de materiais didáticos e melhoria das práticas de ensino na graduação e educação básica.

 

Palavras-chave: materiais didáticos; ensino de ciências; cultura Maker; metodologias ativas; ferramentas digitais; impressora 3D.


FORMANDO PROFESSORES PESQUISADORES: O portfólio e projetos como estratégias para o desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação e escrita 

Este projeto de ensino incide sobre a formação de futuros professores pesquisadores. Tem como objetivos: Contribuir para que os estudantes de licenciatura e bolsistas do Programa Residência Pedagógica(PRP) a desenvolvam habilidades de leitura, interpretação e escrita, por meio da elaboração  de projetos e portfólio, de modo a mobilizarem, como futuros professores, a pesquisa pedagógica e a pesquisa como princípio educativo e formativo; Elaborar um curso mooc[1] com sequências didáticas, materiais instrucionais e videoaulas sobre a temática professores pesquisadores de sua práxis pedagógica. Em face da dificuldade que os estudantes encontram para interpretarem as leituras realizadas, sistematizarem suas ideias, acredita-se que, o portfólio, além de ser um instrumento de avaliação, é também alternativa que propicia a aprendizagem docente e o desenvolvimento de posturas reflexivas, investigativas, porquanto os futuros professores avançam da atitude passiva de escutadores de aula para a ativa, em que problematizam, dialogam com a teoria, interpretando-a, e descrevem as situações vividas à luz dos conhecimentos estudados.  Ademais, considera-se que este projeto vai ao encontro das intencionalidades previstas no Edital nº 01, de 08 de maio de 2023, especialmente no que tange aos itens: “V. Contribuir com a dinamização do processo de ensino, sua relação com o conhecimento e com a produção de aprendizagens significativas; VII. Promover a dinamização curricular e valorizar o envolvimento ativo dos docentes e discentes em atividades relativas ao ensino, dentro do IF Goiano – Campus Rio Verde”.   Fato que poderá contribuir para diminuir o índice de evasão, porquanto, os estudantes podem se sentirem mais motivados/as a permanecerem no curso. O projeto será desenvolvido nas aulas das disciplinas de Pesquisa e Prática de Intervenção em Educação I e II e Didática. 



GEFOPRAX: Grupo de Estudo Formando Professores Pesquisadores da Práxis Pedagógica 

Este projeto de ensino incide sobre a formação de futuros professores pesquisadores. Tem como objetivos: Contribuir para que os estudantes das Licenciaturas em Química e Ciências Biológicas desenvolvam habilidades de leitura, interpretação e escrita, por meio da elaboração  de projetos e portfólio, de modo a mobilizarem, como futuros professores, a pesquisa pedagógica e a pesquisa como princípio educativo e formativo; Elaborar um curso mooc[1] com sequências didáticas, materiais instrucionais e videoaulas sobre a temática professores pesquisadores de sua práxis pedagógica. Em face da dificuldade que os estudantes encontram para interpretarem as leituras realizadas, sistematizarem suas ideias, acredita-se que, o portfólio, além de ser um instrumento de avaliação, é também alternativa que propicia a aprendizagem docente e o desenvolvimento de posturas reflexivas, investigativas, porquanto os futuros professores avançam da atitude passiva de escutadores de aula para a ativa, em que problematizam, dialogam com a teoria, interpretando-a, e descrevem as situações vividas à luz dos conhecimentos estudados.  Ademais, considera-se que este projeto vai ao encontro das intencionalidades previstas no Edital nº 01, de 08 de maio de 2023, especialmente no que tange aos itens: “V. Contribuir com a dinamização do processo de ensino, sua relação com o conhecimento e com a produção de aprendizagens significativas; VII. Promover a dinamização curricular e valorizar o envolvimento ativo dos docentes e discentes em atividades relativas ao ensino, dentro do IF Goiano – Campus Rio Verde”.   Fato que poderá contribuir para diminuir o índice de evasão, porquanto, os estudantes podem se sentirem mais motivados/as a permanecerem no curso. O projeto será desenvolvido nas aulas das disciplinas de Pesquisa e Prática de Intervenção em Educação I e II e Didática. 



Narrativas de formação

Praticas de ensino colaborativas

Prática de ensino inovadoras por meio de projetos

Liga da Química