Nesta VII edição, o Circuito Beija-flor: estações pedagógicas socioambientais no Jardim Botânico, ocorreu nos dias 28 e 29 de junho de 2022 com a realização de várias atividades de educação ambiental envolvendo estudantes da educação básica.
O evento foi de grande relevo, além de resultar de um processo de planejamento de vários meses, envolvendo estudantes de licenciaturas de Química e Biologia das disciplinas de Pesquisa e Prática de Intervenção I e II, envolveu também os cursos de Pós-graduação do Campus Rio Verde, bem como vários estudantes e professores. Da educação básica participaram 300 estudantes, com idade acima de 11 anos, dos anos finais e ensino médio, advindos de 6 escolas, sendo uma da área rural. Foram momentos intensos de partilha de conhecimentos, afetos, sensibilização socioambiental e divulgação científica promovidas nas várias estações pedagógicas que compunham o circuito.
Nesta VI edição, o Circuito Beija-flor: Jardim Botânico KIDS, ocorreu nos dias 29/10/2021 e 19/11/2021 com a realização de várias atividades lúdicas e educativas para crianças de 2 a 12 anos, filhos(as) de servidores.
Teve como objetivo a aproximação do IF Goiano da sociedade e reflexão sobre questões socioambientais e culturais.
Realização: Centro de Educação Rosa dos Saberes NAIF, NEABI e Jardim Botânico.
Em 2020, o projeto foi desenvolvido durante a Pandemia no formato virtual com o objetivo de propiciar a interação cultural, socioambiental e revelar talentos.
Nesta 5º edição, o evento foi realizado na Pandemia da Covid-19, de forma virtual, sendo organizado pelo Centro de Educação Rosa dos Saberes NAIF e NEABI. Para tanto, as escolas foram orientadas a desenvolverem várias atividades, conforme segue abaixo, para posterior apresentação e socialização durante o evento e nas redes sociais da instituição.
Nesta 4 edição, o evento teve como objetivo promover o diálogo com crianças e pré-adolescentes de 2 a 10 anos, filhos dos servidores e a aproximação do IF Goiano com as escolas de educação básica por meio da vivência em atividades de Educação Ambiental no IF Goiano que incitem o questionamento e o aprender pela investigação. O possibilitou o diálogo com crianças, filhos dos servidores do IF Goiano e com as escolas Municipais, incentivando as crianças a experimentarem situações pedagógicas que incentivam a Ciência e a aprendizagem ativa. Para além disto, os licenciandos, futuros professores em formação, puderam dialogar com os professores já experientes e obter novas aprendizagens com as práticas que mediarão no evento.