Indicadores
Dimensões de avaliação
Os 8 indicadores estão agrupados em três dimensões:
Universalização: contempla indicadores que mensuram a proporção da população urbana atendida com abastecimento de água, com coleta e com tratamento de esgoto sanitário. Entende-se que a prestação de serviços com qualidade e com eficiência, apesar de desejável, é insuficiente se for restrita a apenas a uma parcela da população. Daí a importância de se avaliar a proporção da população que usufrui da prestação desses serviços (avaliação estática) e a ampliação progressiva do atendimento (avaliação dinâmica).
Qualidade: engloba indicadores que avaliam a qualidade da água fornecida e os extravasamentos de esgotos, que afetam diretamente os usuários. A importância de se avaliar esses indicadores é devida a facilidade da água contaminada e do esgoto de transmitir enfermidades. Por isso é imprescindível que o serviço de abastecimento de água esteja de acordo os padrões de potabilidade e que seja garantida a integridade das redes coletoras de esgoto.
Eficiência: abrange indicadores que avaliam o nível de perdas na distribuição de água e os índices de macromedição e de hidrometração. Esses indicadores são importantes para a gestão de recursos e o faturamento pelos serviços prestados. A precisão e a exatidão das estimativas de perdas na distribuição (indicador IN049) são dependentes dos instrumentos de medição de volumes de água nas entradas e saídas dos sistemas. Quanto mais elevados os percentuais de macromedição (IN011) e de micromedição (IN009), mais confiáveis tendem a ser os valores de perdas mensurados.
Indicadores de UNIVERSALIZAÇÃO
Índice de atendimento urbano de água (IN023)
O índice de atendimento urbano de água expressa o percentual da população residente na área urbana do município, atendida por determinado prestador, que se beneficia dos serviços públicos de abastecimento de água.
Informações:
AG026: População urbana atendida com abastecimento de água (hab.);
G06a: População urbana do município atendido com abastecimento de água (hab.).
Índice de atendimento urbano de esgoto referido aos municípios atendidos com água (IN024)
O índice de atendimento urbano de esgoto referido aos municípios atendidos com água expressa o percentual da população urbana, atendida por determinado prestador, que se beneficia dos serviços públicos de esgotamento sanitário (conectada à rede coletora de esgoto).
Informações:
ES026: População urbana atendida com esgotamento sanitário (habitantes);
G06a: população urbana do(s) município(s) atendido(s) com abastecimento de água (habitantes).
Índice de tratamento de esgoto (AR018)
O índice de tratamento de esgoto expressa o percentual do volume de esgoto coletado no município, atendido por determinado prestador, que é tratado.
Informações:
ES005: Volume de esgotos coletado (1.000 m³/ano);
ES006: Volume de esgotos tratado (1.000 m³/ano);
ES015: Volume de esgoto bruto exportado tratado nas instalações do importador (1.000 m³/ano).
Indicadores de qualidade
Incidência das análises de coliformes totais fora do padrão (IN084)
Este indicador expressa a qualidade da água distribuída para consumo humano a partir da avaliação da presença de coliformes totais. Os requisitos referentes a este e aos demais parâmetros de qualidade são estabelecidos na Portaria de Consolidação n° 5/2017, do Ministério da Saúde.
Informações:
QD027: Quantidade de amostras analisadas para aferição de coliformes totais com resultados fora do padrão (amostras/ano);
QD026: Quantidade de amostras analisadas para aferição de coliformes totais (amostras/ano).
Extravasamentos de esgotos por extensão de rede (IN082)
No Snis, o extravasamento de esgoto é definido como fluxo indevido de esgotos ocorrido nas vias públicas, nos domicílios ou nas galerias de águas pluviais, como resultado do rompimento ou obstrução de redes coletoras, interceptores ou emissários de esgotos. O indicador IN082 expressa o número desses extravasamentos ocorridos no ano por quilômetro de rede de esgoto.
Informações:
QD011: Quantidade de extravasamentos de esgotos registrados (extravasamentos/ano);
ES004: Extensão da rede de esgoto (km).
indicadores de eficiência
Índice de perdas na distribuição (IN049)
O índice de perdas na distribuição expressa a proporção do volume de água distribuído que não é consumido pelos usuários, seja por aspectos físicos da operação dos sistemas (vazamentos), comerciais (ligações clandestinas e outras fraudes) ou ainda por problemas de medição (macromedição e hidrometração deficientes e imprecisão inerente aos dispositivos).
Informações:
AG006: Volume de água produzido (1.000 m³/ano);
AG010: Volume de água consumido (1.000 m³/ano);
AG018: Volume de água tratada importado (1.000 m³/ano);
AG024: Volume de água de serviço (1.000 m³/ano).
Índice de hidrometração (IN009)
Este indicador expressa o percentual de ligações ativas de água que são micromedidas pelo prestador de serviço. Sua análise é importante para permitir procedimentos de faturamento e mensuração de perdas mais precisos, elevando a confiabilidade dos mesmos.
Informações:
AG004M: Média de Quantidade de ligações ativas de água micromedidas (ligações) mensuradas no ano de referência e no ano anterior;
AG002M: Média de Quantidade de ligações ativas de água (ligações) mensuradas no ano de referência e no ano anterior.
Índice de macromedição (IN011)
O índice de macromedição expressa a proporção do volume distribuído que é macromedido, considerando-se exportações e importações de água tratada entre sistemas produtores de diferentes municípios. No Snis é considerado como macromedido o volume de água registrado por meio de macromedidores permanentes na saída das estações de tratamento de água (ETA), unidades de tratamento simplificado (UTS), poços e pontos de entrada de água tratada importada, caso existam.
Informações:
AG019: Volume de água tratada exportado (1.000 m³/ano);
AG012: Volume de água macromedido (1.000 m³/ano);
VD: Volume de água disponibilizado para distribuição (1.000 m³/ano).