AULA INVERTIDA
No segundo bimestre escolar de 2018, numa turma do 2º ano do Ensino Médio, coloquei em prática a AULA INVERTIDA para explicar a Progressão Aritmética - PA. Combinei com a turma o que eles teriam que fazer na sua residência, antes da próxima aula:
- Ler da página 12 até a página 15 do Caderno de Atividades Pedagógicas de Matemática;
- Assistir aos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=TC2HcZV3mGo
https://www.youtube.com/watch?v=QE3GieQD-ps
No outro dia, ao chegarem para a aula, dividi a turma em grupos de 5 alunos e pedi que entre eles discutissem/conversassem o que foi visto e entendido dos vídeos. Após esse período, passei os vídeos, tirando todas as dúvidas que iam surgindo no decorrer dos mesmos. Após essa etapa, fizemos alguns exercícios sobre Progressão Aritmética e quando não existia mais dúvidas sobre o assunto demos início ao jogo “Quadrado Mágico”, que foi um sucesso de integração. A turma ficou muito eufórica e satisfeita com a aula invertida, pois era uma novidade e a participação deles foi muito efetiva, pois eles já chegaram na sala de aula podendo discutir o assunto a ser dado, não ficando naquela posição passiva de só receber o conteúdo. Ao final daquele bimestre ficou comprovado o sucesso da Aula Invertida, pois os alunos daquela turma conseguiram notas maiores que os outros alunos das turmas que não tiveram esse mesmo tipo de aula.
LEITURA E APRESENTAÇÃO DOS CAPÍTULOS DO LIVRO DE HISTÓRIA
O jogo consistia em os alunos lerem/estudarem o conteúdo do capítulo e representar a História do Brasil lido.
MATERIAL DO JOGO
O livro de História do Brasil da respectiva série do ano letivo.
COMO ERA O DESENVOLVIMENTO
1) Separamos a turma de 25 alunos em grupos de cinco alunos, sendo os grupos identificados/nomeados por eles.
2) Os grupos leram o respectivo capítulo do período/mês e foi combinada uma data para a apresentação de cada grupo do conteúdo lido/aprendido.
3) Houve a marcação de um tempo (15 minutos) para que cada grupo se apresentasse.
4) Ao final de cada apresentação coube ao professor atribuir uma nota ao grupo.
5) No final de cada mês os grupos tiveram uma pontuação, criando assim um ranking.
6) A criação do ranking estimulou ao grupo em posição inferior, estudar bem o próximo capítulo do livro, para tentar ganhar posições no próximo mês.