Programa das disciplinas

Disciplinas obrigatórias

Macroeconomia A

Linhas de pesquisa associadas: Microeconomia, Economia Social e da Inovação, Macroeconomia e Finanças, História e Pensamento Econômico

Carga horária: 48 horas

Créditos: 12

Objetivos

O curso de Macroeconomia I tem como objetivo apresentar ao aluno uma introdução à moderna teoria macroeconômica. Para tanto, o curso oferece ao aluno uma visão sobre a construção e intuição dos principais modelos empregados na análise macroeconômica, publicada nos artigos das principais revistas acadêmicas da área.

Ementa

Introdução ao estudo da macroeconomia. Modelo de Ramsey-Cass-Koopmans. Ciclos reais de negócio. Modelo Novo-Keynesiano. Modelos DSGE.

Bibliografia básica

BLANCHARD, O.; FISCHER, S. Lectures on Macroeconomics. Cambridge, MA: MIT Press, 1989.

ROMER, D. Advanced Macroeconomics – third edition. Boston: McGraw-Hill, 2006.

GALÍ, J. Monetary policy, inflation and the business cycle. An introduction to the New Keynesian Framework. Princeton: Princeton University Press, 2008.

ACEMOGLU, D. Introduction to Modern Economic Growth. Princeton: Princeton University Press, 2009.

CHIANG, A. C. Elements of Dynamic Optimization. New York: McGraw-Hill, 1992.

LJUNGQVIST, L.; SARGENT, T.J. Recursive Macroeconomic Theory – second edition. Cambridge, MA: MIT Press, 2004.

SARGENT, T.J. Macroeconomic Theory – second edition. Orlando, FL: Academic Press, 1987.

WICKENS, M. Macroeconomic Theory: a dynamic general equilibrium approach. Princeton University Press, 2008.

Macroeconomia B

Linhas de pesquisa associadas: Microeconomia, Economia Social e da Inovação, Macroeconomia e Finanças, História e Pensamento Econômico

Carga Horária: 48 horas

Créditos: 12

Objetivos

O curso tem como objetivo apresentar e introduzir o aluno às principais correntes teóricas da macroeconomia que são alternativas à macroeconomia ortodoxa. Para tal, serão analisados os modelos básicos dessas correntes de modo que o aluno passe a ter o domínio de sua construção, da solução de problemas e de suas implicações teóricas e políticas.

Ementa

Fundamentos Metodológicos da Macroeconomia Heterodoxa. Demanda Efetiva. Crescimento, Acumulação e Distribuição. Macrodinâmica da Instabilidade Financeira. Políticas de Estabilização.

Bibliografia

LAVOIE, M. Post Keynesian Economics: new foundations. Massachusetts, USA: Edward Elgar Publishing Inc., 2014.

ROMER, D. Advanced Macroeconomics – fourth edition. New York, USA: McGraw-Hill, 2012.

TAYLOR, L. Reconstructing Macroeconomics. Cambridge, USA: Harvard University Press, 2004.

DUTT, A.K.; ROSS, J. (eds.) Development Economics and Structuralist Macroeconomics. Cheltenham, UK: Edward Elgar, 2003.

Kalecki, M. Teoria da Dinâmica Econômica. 2º. Edição, São Paulo, Nova Cultural, 1985.

Keynes, J.M. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. 2º. Edição, São Paulo, Nova Cultural, 1985.

McCombie, J.; THIRLWALL, A. Economic Growth and the balance of payments constraint, New York: St. Martin’s Press, 1994.

Minsky, H. Stabilizing an Unstable Economy. New York, Yale University Press, 1986.

Microeconomia A

Linhas de pesquisa associadas: Microeconomia, Economia Social e da Inovação, Macroeconomia e Finanças, História e Pensamento Econômico

Carga horária: 48

Créditos: 12

Objetivos

A disciplina visa apresentar os elementos básicos da Teoria Microeconômica que são fundamentais e necessários aos alunos de mestrado e doutorado. A disciplina atende ao requerimento de disciplina obrigatória na área de Microeconomia para o mestrado em Economia, sendo recomendada para os alunos que optarem pela linha de Microeconomia, Economia Social e da Inovação.

Ementa

A disciplina cobrirá os seguintes tópicos: Teoria do Consumidor, Escolha sob Incerteza, Equilíbrio Geral e Escolha Social. No tópico de Teoria do Consumidor, o aluno aprenderá sobre preferências e utilidade; o problema do consumidor; utilidade indireta e função dispêndio, propriedades da demanda e dualidade. No tópico de Escolha sob Incerteza, o aluno aprenderá sobre preferências, a utilidade de Von Neumann-Morgenstern e aversão ao risco. No tópico de Equilíbrio Geral, serão discutidos os modelos de trocas, o equilíbrio em mercados competitivos e o equilíbrio na produção, além de uma introdução às falhas de mercado como externalidade e informação. Por fim, no tópico de Escolha Social, serão discutidos o problema da escolha social, o teorema de Arrow e questões sobre medidas e comparações de bem-estar social.

Bibliografia

MAS-COLELL, A.; WHINSTON, M.D; GREEN, J.R. Microeconomic theory. New York, USA: Oxford University Press, c1995. xvii, 981 p.

NICHOLSON, W.; SNYDER, C.M. Microeconomic Theory: Basic Principles and Extensions, 10th edition, Thomson South-Western, 2008.

VARIAN, H.R. Microeconomic analysis. 3. ed. New York, USA: W. W. Norton & Company, c1992. xv, 548 p.

DEATON, A.; MUELLBAUER, J. Economics and consumer Behavior, Cambridge University Press, 1980.

JEHLE, G.A.; RENY, P.J. Advanced Microeconomic Theory, third edition, Prentice Hall, 2011.

KREPS, D.M. Microeconomic foundations I: choice and competitive markets. Princeton, USA: Princeton University Press, 2013. xvii, 563 p.

RUBINSTEIN, A. Lecture notes in microeconomic theory: the economic agent. 2. ed. Princeton, USA: Princeton University Press, c2012.

TRAUB, S. (ed.); SCHMIDT, U. Advances in Public Economics: Utility, Choice and Welfare: A Festschrift for Christian Seidl. [S.l.: s.n.]. VIII, 327, online resource. (Theory and Decision Library C:, Series C: Game Theory, Mathematical Programming and Operations Research, 38). ISBN 9780387257068. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1007/b135913>. Acesso em: 6 fev. 2016.

Microeconomia B

Linhas de pesquisa associadas: Microeconomia, Economia Social e da Inovação, Macroeconomia e Finanças, História e Pensamento Econômico

Atende ao requerimento de disciplina obrigatória na área de Microeconomia para o mestrado em Economia

Carga horária: 48 horas

Créditos: 12

Objetivos

O curso tem como objetivo apresentar uma visão realista das ações das pessoas, das instituições, das firmas e dos mercados.

Ementa

Visão realista do comportamento dos agentes; a questão da racionalidade dos agentes econômicos; teoria dos jogos e comportamento estratégico. Instituições: conceito e importância. Visão realista das firmas: firmas e mercados; a questão da eficiência das firmas; crescimento e limites da firma; diferentes tipos de firmas; produção e custos. Estruturas de mercado: efeito das estruturas de mercado sobre o bem-estar econômico; noções de regulação e antitruste. Problemas de bem-estar: equidade e eficiência; externalidades e bens públicos.

Bibliografia

BOWLES, S. Microeconomics: behavior, institutions and evolution. New York: Russell Sage Foundation, 2004.

KAHNEMAN, D.; TVERSKY, A. (orgs.). Çhoices, values and frames. Cambridge (UK) & New York: Cambridge University Press, 2000.

NORTH, D.C. Institutions, Institutional Change and Economic Performance. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 1990.

FOLBRE, N. Who Pays for the Kids? Gender and the Structures of Constraint. London & New York: Routledge, 1994.

FULLBROOK, E. (org). A guide to what´s wrong with economics. London: Anthem, 2004.

HARGREAVES-HEAP, S.; VAROUFAKIS, Y. Game theory: a critical introduction. London & New York: Routledge, 1995.

HODGSON, G.M. Conceptualizing Capitalism: Institutions, Evolution, Future. Chicago: University of Chicago Press, 2015.

VATN, A. Institutions and the Environment. Cheltenham & Northampton: Edward Elgar, 2005

Econometria

Linhas de pesquisa associadas: Microeconomia, Economia Social e da Inovação, Macroeconomia e Finanças, História e Pensamento Econômico

Atende ao requerimento de disciplina obrigatória para o mestrado em Economia

Carga horária: 48 horas

Créditos: 12

Objetivos

A disciplina visa apresentar os principais conceitos de estatística e econometria utilizados por economistas. O curso combina a apresentação teórica dos métodos e interpretação seguida por aplicações práticas. A disciplina atende ao requerimento de matéria obrigatória para o mestrado em Economia sendo necessária aos alunos que pretendem fazer pesquisa em Microeconomia, Economia Social e da Inovação, Macroeconomia e Finanças, História e Pensamento Econômico.

Ementa

A disciplina cobrirá os seguintes tópicos: Probabilidade; Medidas de Tendência Central; Medidas de Dispersão; Esperança Matemática; Distribuições de Probabilidade (Distribuição Binomial, Normal e t de Student); Amostragem e Estimadores; Intervalo de Confiança; Testes de Hipóteses; Natureza da Análise de Regressão; Regressão de Duas Variáveis; Variável omitida e “Regressão longa versus curta”; Experimentos; Aula com Stata.

Bibliografia

MORETTIN, P.A. Estatística básica: probabilidade e inferência. SP Pearson – Prentice Hall, 2010.

WOOLDRIDGE, J.M. Introdução à Econometria - Uma Abordagem Moderna. 4ª Ed., 2011.

WOOLDRIDGE, J.M. Econometric analysis of cross section and panel data. 2ª Ed, 2010.

BOLFARINE, H; SANDOVAL, H. Introdução à inferência Estatística. Ed. Sociedade Brasileira de Matemática, 2001.

BUSSAB, W.O.; MORETTIN, P. A. Estatística básica. Ed. Saraiva. 8ª edição, 2013.

HOFFMAN, R. Estatística para economistas. Pioneira Thompson Learning, 2006.

HOYEL, P. Introduction to statistical theory. Houghton-Mifflin Series in Statistics, 1986.

MEYER, P. Introductory Probability and Statistical Applications. Addison-Wesley. Publishing Co., Inc., 1965.

Pluralismo em Economia

Linhas de pesquisa associadas: Microeconomia, Economia Social e da Inovação, Macroeconomia e Finanças, História e Pensamento Econômico

Atende ao requerimento de disciplina obrigatória para o mestrado em Economia

Carga horária: 48 horas

Créditos: 12

Objetivos

A disciplina tem como objetivo apresentar as diferentes correntes do pensamento que compõem o corpo teórico da ciência econômica moderna de forma que aluno esteja habilitado a compreender e dialogar com abordagens diversas. Para tal, serão apresentados episódios históricos determinantes na formação da ciência econômica moderna, bem como as questões metodológicas mais relevantes destes períodos. Espera-se que o aluno entenda ao final do curso que a ciência econômica é uma ciência plural e que a pluralidade é uma virtude que deve ser preservada e cultivada a fim de enriquecer sua pesquisa e a ciência econômica como um todo.

Ementa

Pluralismo e retórica em economia. Ortodoxia, heterodoxia e mainstream. O papel dos modelos e da econometria. A constituição da ciência econômica no pós-segunda guerra. O impacto de Keynes e a americanização. Microeconomia: a controvérsia marginalista e o equilíbrio geral. Macroeconomia: da síntese neoclássica às expectativas racionais. Heterodoxias contemporâneas selecionadas.

Bibliografia

GALA, P.; REGO, J. M. História do Pensamento Econômico como Teoria e Retórica. Ensaios sobre Metodologia em Economia. São Paulo: Editora 34, 2003.

GARNETT, R.; OLSEN, E.K.; Starr, M. (eds.). Economic Pluralism. New York: Routledge, 2013.

McCLOSKEY, D. The Rhetoric of Economics. Madison: University of Wisconsin Press, 1985.

COLANDER, D. The making of an Economist Redux. Princeton: Princeton University Press, 2008.

DOW, S. Foundations for New Economic Thinking: A Collection of Essays. Londres: Palgrave Macmillan, 2012.

HODGSON, G.M. How Economics Forgot History. The Problem of Historical Specificity in Social Science. Londres: Routledge, 2001.

MIROWSKI, P. More Heat Than Light: Economics as Social Physics Physics as Nature’s Economics. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

SALANTI, A; SCREPANTI, E. (eds.). Pluralism in Economics: new perspectives in history and methodology. Cheltenham: Edward Elgar, 1997.

Seminários de Tese

Créditos: 6

Objetivos

Estimular e ajudar na elaboração da dissertação ao mesmo tempo em que se constitui um espaço para a qualificação da dissertação dos alunos de mestrado.

Ementa

Apresentação dos aspectos básicos da dissertação como: tema, objetivo, justificativa e literatura relevante para ser validado pelos professores do curso.