Disciplinas

O programa de Pós-Graduação em Economia tem como eixo central as disciplinas requeridas pela Área de Economia da CAPES (Macroeconomia, Microeconomia e Métodos Quantitativos) uma disciplina para ajudar o aluno no desenvolvimento da dissertação (Seminário de Tese) e uma disciplina que diferencia o mestrado em Economia da UFABC dos outros centros da área (Pluralismo em Economia).

Para o programa de pós-graduação em Economia a pluralidade nas ciências econômicas é uma virtude que deve ser preservada e cultivada a fim de enriquecer a pesquisa acadêmica na área e capacitar os alunos egressos a buscar o aprimoramento contínuo de modo a manterem-se atualizados com o desenvolvimento desta ciência.

Em relação às disciplinas obrigatórias, os alunos terão a opção de escolher a disciplina que suprirá o requerimento de área em macroeconomia (Macroeconomia A ou Macroeconomia B). Igualmente, os alunos poderão escolher que disciplina suprirá o requerimento de microeconomia (Microeconomia A ou Microeconomia B).

A flexibilidade em relação a estas disciplinas básicas para a formação de um mestre em economia reside fundamentalmente no caráter plural do programa. Ou seja, na crença de que as diferentes abordagens e visões da economia possam conviver concomitantemente e sejam suficientes em si para a formação de um mestre em Economia. Visão que reflete a composição do corpo docente do programa que é diversa em suas abordagens da ciência econômica, que enxerga a união das divergências como geradora de novas possibilidades para resolver problemas.

Além das disciplinas obrigatórias, os alunos deverão cursar pelo menos duas disciplinas optativas. Estas disciplinas optativas guardam estreita relação com as linhas de pesquisa do programa.