A pós-graduação em Economia da UFABC busca oferecer formação de excelência aos seus alunos. O curso de Doutorado, assim como o mestrado, propõe uma formação pluralista em economia, abordando conceitos econômicos em diferentes perspectivas e incentivando o debate entre diferentes possibilidades metodológicas. O curso busca formar um profissional capaz de identificar, compreender e estabelecer relações inter e intra disciplinares. A compreensão da Economia como um campo plural distingue os cursos de pós-graduação em Economia da UFABC de outros cursos de pós-graduação no país e é explicitado claramente no seu projeto pedagógico pioneiro.
Objetivos
Formar profissionais aptos a desenvolver pesquisa de qualidade na área de Economia, atuando tanto no setor público quanto no setor privado da economia.
Oferecer uma formação sólida e abrangente em teoria econômica, métodos quantitativos, história econômica e das ideias econômicas.
Preparar discentes para exercer atividades de docência
Preparar discentes que não pretendem seguir atividades de docência para serem reflexivos e capazes de dialogar com as diversas correntes da ciência econômica.
Estrutura do Doutorado
O doutorado tem duração de quatro anos. Além da defesa pública da tese, discentes deverão cumprir pelo menos, 241 unidades de crédito sendo distribuídos da seguinte forma:
· 135 créditos de disciplinas;
· 6 créditos em disciplina de Seminário de Tese II;
· 4 créditos em atividades complementares e/ou publicações;
· 96 créditos para a elaboração e defesa da Tese de Doutorado.
Os 135 créditos de disciplinas são obtidos da seguinte forma:
· Quatro disciplinas obrigatórias do programa;
· Três disciplinas de escolha limitada que devem ser selecionadas entre quatro grupos de disciplinas, diversificando sua formação participando de pelo menos uma disciplina de cada um dos três grupos
· Cinco disciplinas de livre escolha, sendo necessário que pelo menos duas delas sejam ofertadas pelo programa.