Áreas de Concentração

São 4 as áreas de concentração do PPGECAM:


  1. Engenharia Urbana

  2. Saneamento Ambiental

  3. Recursos Hídricos

  4. Estruturas e Materiais

Estrutura Curricular

Dada a característica plural do programa, a grade curricular limita-se a ter uma disciplina obrigatória de tronco comum (Metodologia da Pesquisa), e de seis disciplinas optativas de tronco comum

(Estatística Aplicada ao Planejamento de Experimentos, Estudo de Impacto Ambiental, Geoprocessamento, Métodos Numéricos, Linguagem de Programação, além de Tópicos Especiais eventualmente ofertados, esta última com conteúdo variável e distinto do das disciplinas regulares da grade), e de várias disciplinas optativas específicas de cada Área de Concentração. Nove optativas para a área de Engenharia Urbana, 11 para a área de Estruturas e Materiais e 15 disciplinas para a área de Recursos Hídricos e Saneamento.

Adicionalmente, o Regulamento do Programa (Resolução 05/2018) permite ao aluno a realização de determinado número de créditos (disciplinas) em outros Programas de Pós-graduação, com anuência do respectivo orientador. Desta forma, a grade possui um conteúdo abrangente de disciplinas básicas, bem como, flexibilidade para a formação específica de cada aluno e, ainda, atender as necessidades das atuais linhas de pesquisa do programa apresentado na Figura 2.

Figura 2 – Linhas de pesquisa PPGECAM – 2019

Ressalta-se que em 2019, foi necessária a reconfiguração das linhas de pesquisa do PPGECAM. A fusão das áreas de Recursos Hídricos e de Saneamento Ambiental em 2018, acabou desbalanceado o quantitativo de linhas de pesquisa entre as áreas e, portanto, demandou a referida reconfiguração.

No tocante aos projetos de pesquisa resultantes das Linhas de Pesquisa apresentadas na Figura 2, a Tabela 1 resume o quantitativo daqueles em andamento. Os principais projetos foram agrupados e nominados em títulos gerais (Projeto guarda-chuva), passíveis de agregar um conjunto de subprojetos desenvolvidos sob a coordenação de um mesmo docente. Dessa forma, considerando a distribuição de docentes no Programa, há uma distribuição equilibrada de projetos de pesquisa. A área de Recursos Hídricos e Saneamento (14 docentes) possui maior quantidade, seguida pela área de Estruturas e Materiais (10 docentes) e, finalmente, a área de Engenharia Urbana (07 docentes).