LARHENA

Laboratório de Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental

  • Coordenador: Tarciso Cabral

    • Docentes vinculados: Celso Augusto Guimaraes Santos, Cristiano das Neves Almeida, Claudia Coutinho Nóbrega, Hamilcar Jose Almeida Filgueira, Nelson Caicedo.

    • Técnicos vinculados: Valter Raglan Medeiros Costa e Rafael Lopes Mendonça

    • Discentes vinculados: Iniciação Científica CNPq/UFPB - Domênica Brito de Melo, Abner Lins Silva, Rafaela Thaís de Andrade Silva, Gleycielle Rodrigues do Nascimento; MESTRADO - Filipe Carvalho Lemos, Juliana de Albuquerque Silveira, Monaliza Araujo Parnaiba, Marcela Antunes Meira, Amanda da Silva Farias, Victor Santos Galvão Baptista, Thiago Victor Medeiros do Nascimento, Tatiane Gomes Frade, Lairanne Costa de Oliveira, Isabelly Cícera Dias Vasconcelos, Ana Cecília Novaes de Sá, Rayanne Maria Galdino Silva, Cicero de Souza Nogueira Neto; DOUTORADO - Geraldo Moura Ramos Filho, Emerson da Silva Freitas, Suênio Anderson Feliciano da Silva, Reginaldo Moura Brasil Neto, Samara Gonçalves Fernandes da Costa, Ivanhoé Soares Bezerra.

Agregando uma área de mais de 400 m² (Figura 7), possui salas específicas para professores, alunos, salas de aula, ambientes de estudo e reuniões. O LARHENA dá suporte às pesquisas em desenvolvimento na área de Recursos Hídricos que envolvem modelagem e recursos gráficos para processamento de dados. O Laboratório possui competência para oferecer serviços como: elaboração de Planos Diretores de Bacia Hidrográficas, projetos de obras hidráulicas, estudos hidro climatológicos, monitoramento ambiental e elaboração de sistemas computacionais para planejamento e gerenciamento de Recursos Hídricos, como a integração de modelos chuva-vazão ao Sistema Nacional de Informações em Recursos Hídricos.

Os serviços prestados, convênios e pesquisas aplicadas envolvem vários órgãos tais como: Ministério do Meio Ambiente / Secretaria dos Recursos Hídricos, Secretaria do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e Minerais, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Superintendência do Meio Ambiente do Estado da Paraíba - SUDEMA, CAGEPA (Companhia de Água e Esgoto da Paraíba) e IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura.

Os principais equipamentos do Laboratório são: computadores, notebooks, impressoras, 02 mesas digitalizadoras (tamanho A0), 03 plotters jato de tinta cores (HP, Cadjet), micromolinete OTT com contador, aparelho GPS Garmin (de navegação), estação meteorológica compacta, 2 veículos, um barco com motor. O LARHENA conta ainda com equipamentos de monitoramento hidroclimatológico (7 pluviógrafos com datalogger e alguns com comunicação GSM, 3 linígrafos, 2 sensores de nível, 1 estação climatológica com 13 sensores, 5 dataloggers, 6 sondas de umidade do solo tipo TDR, 9 piezômetros, 1 medidor eletromagnético de vazão em rios) instalados nas bacias experimental do riacho Guaraíra e representativa do Gramame. Nestas duas bacias são desenvolvidas pesquisas com relação ao tema recursos hídricos, no que diz respeito a seus aspectos quali-quantitativos.

De uso compartilhado com outros Laboratórios em Recursos Hídricos do PPGECAM, o LARHENA possui para utilização nas atividades de campo:

  • 01 Veículo Ford Range 4x4, placa QFJ 9806, Ano 2015;

  • 01 Barco de alumínio de 3 metros de comprimento com motor com capacidade de 3 HP.

O LARHENA é um dos maiores e mais bem equipados laboratórios de recursos hídricos do Norte/Nordeste do País. O Laboratório desenvolve projetos sobre a qualidade, quantidade e medição de vazão de rios de bacias hidrográficas do território brasileiro. Criado em 1995, para atuar junto ao Plano Estadual de Recursos Hídricos, o laboratório desenvolve, atualmente, três grandes projetos, sendo dois em nível internacional e um em nível estadual.

No seu histórico de projetos, o LARHENA possui: Mapeamento sobre a distribuição de água em todo o território paraibano e o levantamento dos recursos hídricos que serviu como referência para a duplicação da rodovia BR-101/NE; Colaboração com o SNIRH (Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos) que permite, pela internet, a obtenção de informações sobre as vazões dos rios em qualquer parte do Brasil; Estudo relativo ao comportamento hidrológico do Lago de Sobradinho, na Bahia, utilizando a técnica de redes neurais; e a Bacia Representativa no Rio Gramame e Experimental do Riacho Guaraíra, onde estão instalados medidores de chuvas, vazão, nível d’água e temperatura; Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas para o estado da Paraíba, sob encomenda do MMA/IICA; Estudo da previsão climática e hidrográfica no Nordeste brasileiro; Avaliação da qualidade das águas, com ênfase em metais pesados, em mananciais para fins de abastecimento urbano de água no Estado da Paraíba; Projeto de cooperação internacional BRAMAR, em conjunto com universidades alemãs.

Os projetos de pesquisa vigentes atualmente desenvolvidos no LAREHNA são os seguintes:

  • Uso de mapas auto organizáveis na derivação de regras operacionais para reservatórios. Coordenador: Celso Augusto Guimarães Santos

  • SMART Control - SMART Framework for Real-Time Monitoring and Control of Subsurface Process in Managed Aquifer Recharge Applications. Coordenador: Cristiano das Neves Almeida

  • HIDROPIXEL - Abordagem distribuída para modelagem chuva-vazão com métodos de chuva excedente e hidrograma unitário: desenvolvimento, validação e simulação de cenário. Coordenador: Adriano Rolim Paz.

  • BRAMAR - Estratégias e tecnologias para mitigação da escassez hídrica no Nordeste do Brasil. Coordenador: Cristiano das Neves Almeida

  • Diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos de serviços de saúde dos hospitais do município de João Pessoa-PB. Coordenador: Claudia Coutinho Nóbrega

  • Influência da crise hídrica na geração de resíduos sólidos domiciliares no município de Campina Grande- PB, após a política nacional de resíduos sólidos. Coordenador: Claudia Coutinho Nóbrega.

  • Estudos sobre qualidade da água em reservatórios fluviais de bacias hidrográficas no estado da Paraíba. Coordenador: Tarciso Cabral da Silva

  • Desenvolvimento de novas formulações para o cálculo do escoamento em canais hidraulicamente rugosos. Coordenador: Tarciso Cabral da Silva


  • Linhas de pesquisa: Planejamento, gestão, monitoramento e modelos matemáticos em recursos hídricos; Efeitos do clima e do uso do solo sobre os recursos hídricos.