LAPAV

Laboratório de Geotecnia e Pavimentação

Vista geral do laboratório de solos e agregados

Vista geral do laboratório de misturas asfálticas

Equipamento Triaxial

  • Coordenador: Fábio Lopes Soares

    • Docentes vinculados: Ricardo Almeida de Melo, André Jacomel Torii.

    • Técnicos vinculados: Antônio Marcos de Araújo Gouveia, Danilo Batista da Costa; Delmarcos Gomes do Amaral; João Dantas da Mata; Sérgio Ricardo Honório de Assis.

    • Discentes vinculados: Doutorado - Maisa Beatriz Marinho Fausto da Silva, Camila Gonçalves Luz Nunes; Mestrado - Maria Ingridy Lacerda Diniz, Vinicius Bruno de Oliveira Araújo, Antonio Dias de Lima Terceiro Neto; Graduação - Gabriel Rairan Coelho; Pedro Henrique Dos Santos Pereira


O Laboratório de Geotecnia e Pavimentação, com área disponível de 130 m², presta atividades voltadas às obras geotecnia e de pavimentação, em relação à caracterização, classificação de solos, determinação de propriedades físicas, mecânicas e controle de execução de aterros, ensaios com materiais asfálticos e de campo em pavimentos.


O LAPAV atende ao curso de graduação de Engenharia Civil nas disciplinas de Mecânica dos Solos, Estabilidade de Taludes, Estradas e Transportes, e Pavimentação. No âmbito da pesquisa, o laboratório tem atendido à iniciação científica do curso de Engenharia Civil, aos projetos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental – PPGECAM e áreas afins. Além disso, o laboratório presta serviços de consultoria ao poder público e iniciativa privada.

As atividades exercidas pelo laboratório são:

  • Caracterização de solos: preparação de amostras, granulometria por peneiramento e sedimentação, limites de liquidez e de plasticidade, densidade real de grãos e equivalente de areia;

  • Classificação Unificada de Solos e “Transportation Research Board”; Propriedades físicas e mecânicas: compactação de solos, Índice de Suporte Califórnia, absorção e permeabilidade de solos, resistência ao cisalhamento e adensamento de solos;

  • Controle tecnológico de aterros e barragens: determinação de índice de vazios, umidade “in situ” e grau de compactação;

  • Ensaios com materiais asfálticos: preparação de amostras, penetração, ponto de amolecimento, viscosidade, ponto de fulgor, destilação de asfalto diluído, adesividade, carga de partícula, determinação de água em asfalto, determinação de resíduo de emulsões asfálticas;

  • Ensaios em pavimentos: densidade de revestimento asfáltico após compactação, deformação em trilha de roda, atrito de revestimento e avaliação estrutural.

Para que sejam realizadas as atividades descritas, o laboratório dispõe de prensa, Figura 9, para Índice de Suporte Califórnia (I.S.C.), equipamento para ensaio triaxial, cisalhamento direto, ensaio de permeabilidade, além de conjuntos para caracterização de solos (peneiras, aparelho de Casagrande, picnômetros entre outros), moldes cilíndricos para compactação e I.S.C., agulha de Proctor, funil de areia, speedy, entre outros.

Figura 9 – Prensa para Índice de Suporte Califórnia e Marshal

Com relação aos materiais asfálticos e ensaios de campo em pavimentos, o laboratório dispõe de penetrômetro universal, viscosímetro Saybolt Furol (Figura 10.a), anel e bola, aparelho Cleveland para ponto de fulgor, forno de precisão NCAT para determinação rápida do teor de betume, alambique para destilar asfalto diluído, alambique para determinação de água em materiais betuminosos, medidor de carga de partícula, ductilômetro, permeâmetro para asfalto (Figura 10.b), extrator de betume rotarex elétrico, treliça para medição de afundamento em trilhas de roda de pavimentos, medidor de aderência portátil (Pêndulo Britânico), medidor da densidade do asfalto e compactador giratório SUPERPAVE (Figura 10.c) e viga de Benkelman (Figura 10.d).

(a)

(b)

(c)

(d)

Figura 10 – (a) Viscosímetro Saybolt Furol; (b) permeâmetro para asfalto; (c) compactador giratório; (d) viga Benkelman.

Os projetos de pesquisa vigentes atualmente desenvolvidos no LAPAV são os seguintes:

i. Sistemas de Gerência de Pontes. Coordenador do Projeto: Ricardo Almeida de Melo. Integrantes: Maisa Beatriz Marinho Fausto da Silva (Doutorado), André Jacomel Torii (Professor UNILA/ Docente permanente PPGECAM).


ii. Contribuição ao Desenvolvimento de Metodologia Visando a Implantação de um Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos em Cidades Brasileiras. Coordenador: Eliane Viviani. Integrantes: Ricardo Almeida de Melo, Pablo Brilhante de Souza, José Leomar Fernandes Júnior, Pastor Willy Gonzales Taco, Fábio Zanchetta, Leonardo Lazarte. Alunos integrantes do PPGECAM (mestrado): Maria Ingridy Lacerda Diniz e Vinicius Bruno de Oliveira Araújo. Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Processo: 439506/2018-2. Valor Global: R$ 6.000,00.


iii. Metodologia para Análise da Qualidade das Vias Cicloviárias Implantadas em Cidades Brasileiras. Integrantes: Ricardo Almeida de Melo - Integrante / Marcus Vinicius Guerra Seraphico de Assis Carvalho - Integrante / Pablo Brilhante de Souza - Coordenador / Cira Souza Pitombo - Integrante / Pastor Willy Gonzales Taco - Integrante. Alunos integrantes do PPGECAM (mestrado): Antonio Dias de Lima Terceiro Neto. Aluno de graduação em engenharia civil da UFPB: Gabriel Rairan Coelho Soares Lira. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Processo: 422115/2016-9. Valor Global: R$ 20.736,00


iv. Uso de materiais alternativos em pavimentação: Estudo do comportamento de misturas asfálticas modificadas por borracha de pneus inservíveis. Integrantes: Ricardo Almeida de Melo - Coordenador; Camila Gonçalves Luz Nunes - aluna de doutorado; Pedro Henrique Dos Santos Pereira - aluno de graduação em Engenharia Civil da UFPB. Sem financiamento.


  • Linhas de Pesquisa: Transporte urbano e impactos ambientais; Tecnologia dos materiais e adequação ambiental.