LAEDE

Laboratório de Análise Estrutural e Desempenho de Edificações

  • Coordenador: Roberto Leal Pimentel

    • Docentes vinculados: Hidelbrando Diógenes; Aluísio Braz.

Este laboratório, com uma área de 16 m², dispõe atualmente de seis computadores e impressoras jato de tinta. O laboratório objetiva dar suporte a trabalhos de pesquisa na área de efeitos de vibração e ruído, bem como a estudos de edificações e seus problemas, tanto em termos de modelagem utilizando pacotes comerciais como em termos de medições experimentais. Para modelagem, encontram-se disponibilizados os softwares de modelagem estrutural ANSYS e o de modelagem acústica ODEON. Para processamento de sinais de testes de vibração, encontra-se disponível o software StarModal. Com relação a testes experimentais, equipamentos para realização de testes de vibração e medições acústicas são disponíveis, incluindo-se acelerômetros (3 Endevco 1V/g, 1 Endevco 10 mV/g para testes de impacto e 3 PCB 1 V/g), 1 acelerômetro de impacto B&K 0,25 V/g, 3 células de carga PCB, excitadores (shaker de médio porte com gerador de sinais e martelo instrumentado de 5 kg para testes de vibração e uma tapping machine para avaliação de ruído de impacto), sistemas de aquisição de dados (1 Spider de oito canais e 2 sistemas Geosig para aquisição remota), analisadores de espectro portáteis (de dois e de quatro canais DataPhysics Signalcac Quattro), sistema de aquisição National Instruments de 4 canais NI 9215, medidores de nível de pressão sonora e o sistema de medição acústica B&K 2270 para medições acústicas em ambientes.

Atualmente, são desenvolvidas as seguintes pesquisas: a) modelagem numérico-experimental de lajes de concreto armado para detecção de dano usando testes de vibração; b) avaliação do efeito acústico de passagens inferiores na redução de ruído devido a tráfego; c) avaliação da capacidade de isolamento acústico de placas compostas por EVA para redução de ruído de impacto em pisos; d) investigação de critério de verificação em serviço de pisos de edificações com relação a vibrações; e) modelos biodinâmicos para representação da ação dinâmica de pedestres em estruturas. Estas pesquisas envolvem atualmente um aluno de IC, três mestrandos e um doutorando, tendo uma aluna concluído recentemente seu doutoramento e estando ainda em fase final de preparação de artigos a serem publicados.

Os seguintes projetos de pesquisa financiados, em desenvolvimento e recentemente finalizados podem ser listados:

i. Rede de Cooperação Acadêmica em Durabilidade de Estruturas - Experimentação e Modelagem. Projeto em rede, com financiamento da CAPES/PROCAD, envolvendo estudos de durabilidade de estruturas. O projeto envolve as instituições PUC-RJ (coordenação), UFPB e UFJF, com financiamento da CAPES/PROCAD, Edital nº 071/2013 – Procad 2013, Projeto 88881.068530/2014-0.


ii. Avaliação de capacidade resistente de lajes de concreto mediante testes de vibração e modelagem computacional, projeto financiado CNPq, Edital Universal 14/2013 - Faixa B.


iii. Projeto Institucional CAPES/Print – Internacionalização, com participação de pesquisadores da Universidade de Exeter/UK.

Além disso, consultorias e prestação de serviços (testes acústicos) vêm sendo realizadas com alguma regularidade (cerca de três por ano), em demandas do setor da construção civil para verificação de critérios acústicos definidos na Norma de Desempenho NBR 15575.


  • Linhas de pesquisa atendidas: Conforto e Salubridade do meio urbano; Desempenho e Recuperação de Estruturas; Modelagem Numérico-experimental de Estruturas.