PERSAS

CÓDIGO: T102-21

Os Persas viviam nas terras onde hoje se encontra o Irã, com comunidades de expatriados que habitam os países vizinhos e os estados árabes do golfo Pérsico. Um número significativo de persas vive em comunidades de imigrantes na América do Norte e na Europa. Os Persas se caracterizavam tipicamente pelo seu uso do idioma persa e de uma cultura e história própria. Os Persas também criaram uma religião própriaː o zoroastrismo (embora a maioria dos persas atuais professe o islamismo).A identidade persa, pelo menos em termos linguísticos, remonta aos arianos indo-europeus, que teriam chegado a partes do Grande Irã por volta de 2000 - 1 500 a.C.. Ao redor de 550 a.C., a partir da província de Fars, no Irã, os antigos persas espalharam sua língua e cultura a outras partes do planalto persa através da conquista. Eles dominaram e assimilaram outros povos vizinhos ao seu território ao longo do tempo. Este processo de assimilação continuou diante das invasões dos gregos, árabes, mongóis e turcomanos, e perdurou ao longo dos tempos islâmicos. Com a desintegração dos últimos impérios persas das dinastias Afixárida e Cajar, o Afeganistão, juntamente com os territórios do Cáucaso (Azerbaijão) e da Ásia Central tornaram-se independentes do Irã ou foram incorporados ao Império Russo.

Os povos persas formam um conjunto eclético de grupos que tem a língua persa como principal legado em comum. Diversas populações da Ásia Central, como os hazaras, apresentam traços de ancestralidade mongol, enquanto os persas ao longo da fronteira com o Iraque têm ligações com a cultura xiita árabe daquele país. Dialetos regionais falados pelos tajiques no Afeganistão mostram afinidades antigas com os dialetos falados no Coração e no Tabaristão.

Território: Para demonstrar a extensão territorial do Império Persa, observe que as conquistas de Ciro compreenderam os seguintes países atuais: Irã, Iraque, Síria, Líbano, Jordânia, Israel, Egito, Turquia, Kuwait, Afeganistão, parte do Paquistão, parte da Grécia e da Líbia.

Civilização: A civilização persa foi uma das mais expressivas civilizações da Antiguidade. A Pérsia situava-se a leste da Mesopotâmia, num extenso planalto onde hoje corresponde ao Irã, localizado entre o golfo Pérsico e o mar Cáspio. Ao contrário das regiões vizinhas, possuía poucas áreas férteis. Esta civilização estabeleceu-se no território por volta de 550 a.C..

Através de Ciro, que era um príncipe persa, realizou a dominação do Reino da região da Média e, assim, deu início à formação de um bem-sucedido reinado que durou cerca de vinte e cinco anos. Nesse período, este talentoso imperador também conquistou o reino da Lídia, a Fenícia, a Síria, a Palestina, as regiões gregas da Ásia Menor e a Babilônia.

Religião: A religião persa era dualista (existência do bem e do mal) e tinha o nome de Zoroastrismo ou Masdeísmo. Essa religião foi criada por Zoroastro ou Zaratustra, um grande profeta e líder espiritual. Para os seguidores dessa religião, Ormuzd (força do bem) e Arimã (força do mal) estavam sempre em conflito. Mas, no fim dos tempos, o bem venceria o mal.

Economia e sociedade: O ambiente econômico do Império teve seu período de apogeu sob o reinado de Dario I, que procurou estimular o comércio e a agricultura. Com a introdução de um padrão monetário que ficou conhecido com o nome de dárico, cunhado em ouro ou prata, de peso fixo e com a efígie do rei (inovação trazida da Lídia), o comércio interno foi incrementado de maneira espetacular.

A construção de estradas, bem como um eficiente policiamento efetuado por tropas reais, permitiram um tráfego maior de caravanas que demandavam a Mesopotâmia, provenientes dos confins da Ásia. Os correios reais facilitavam as comunicações e dizia-se que “na capital podia-se comer o peixe pescado no mar no mesmo dia”.

O Império Persa nasceu do conflito entre as tribos pastoras e agricultoras. Quando o persa Ciro se impôs pela força, a nobreza agrária e guerreira também se sobrepôs. O povo, constituído de artesãos, agricultores e pastores, que podiam ser recrutados para a guerra, ocupava uma posição superior aos escravos.

Entre os persas, o poder da camada sacerdotal era menor do que na maioria das civilizações da Antiguidade Oriental.

Cultura: A cultura dos persas era formada pela religião do Zoroastrismo (religião dualista), no campo arquitetônico havia grande influência dos povos da mesopotâmia e egípcios, com grandes construções de palácios, fortalezas e templos.20 de out. de 2014

MATERIAL AUDIOVISUAL:

persas| povos da antiguidade

Prince of persia gameplay

persas em 4 minutos

3 horas de músicas persas (antiguidade)

Música persa (4 min)

Comentário sobre o audiovisual:

R: eu coloquei primeiro a explicação de quem eram os persas, o que é a mesma coisa dos textos abordados acima.Em seguida coloquei a gameplay de um jogo bem famoso e por ser o único conhecido mundialmente e também para sentir a experiência de como era o império persa(cenário, casas,armas,guerras e etc…).E se você não estiver com tempo coloquei um resumo sobre o assunto. Mas se você estiver com tempo para ler os textos e o documentário sinta-se à vontade para ouvir essas música persas extraordinárias, relaxantes e boas para ler,meditar,escrever e etc…

SITES USADOS:

-Youtube/ canais= musicoterapia, damanaco,SHN,Arthur Varkvasovi.

- Google/ Wikipedia

3.CRIAÇÃO OU SUGESTÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL:

https://youtu.be/bJINF84yogA

4. COMENTÁRIO SOBRE O MATERIAL AUDIOVISUAL:

Foi utilizado esse material audiovisual, pois explica de uma forma concreta a vida do povo persa.

Para assim entendermos como vivia essa antiga civilização.

Os persas obtiveram êxito em razão de sua política de descentralização administrativa e da

de diversas estradas, o que favorecia o deslocamento do exército.

Durante a Antiguidade, a região da Mesopotâmia foi marcada por um grande número de conflitos.

5.REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

COTRIM, G. História Global. 3. Ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.

https://www.estudopratico.com.br/o-imperio-persa-historia-politica-e-religiao/ https://www.sohistoria.com.br/ef2/persas/ https://www.todamateria.com.br/persas/ https://m.suapesquisa.com/historia/persas.htm https://www.colegioweb.com.br/mesopotamia-e-persia/a-cultura-persa.htm https://padlet.com/profmarcelaribeiro/4ujq5joeilau