HEBREUS

CÓDIGO: T102-24

REGIÃO

A história dos hebreus tem início em aproximadamente 2.000 anos a.C. e seu registro histórico se baseia principalmente em relatos bíblicos do Antigo Testamento sobre o cotidiano, os costumes e os ritos dos judeus. O povo hebraico tem origem da região da Palestina, localizada entre o deserto da Arábia, Líbano e Síria. Próxima do Mar Mediterrâneo e cruzada pelo rio Jordão, a região da Palestina era considerada um dos mais importantes centros comerciais do mundo antigo. Era uma região de conflito por ser habitada por diferentes povos que disputavam territórios, bens e poder, sendo palco da histórica briga árabes x palestinos, que perdura até os dias de hoje. A palavra hebreu significa de maneira literal: "povo do outro lado do rio”, referindo-se ao Rio Jordão, porque seu povoado começou após realizarem a travessia do rio e se fixarem na chamada “terra de Canaã”.

ECONOMIA

A vida socioeconômica dos hebreus pode ser dividida em duas fases: a nômade e a sedentária. A princípio, os hebreus eram pastores nômades (não tinham habitação fixa) que se dedicavam à criação de ovelhas e cabras. Os bens pertenciam a todos do clã. Mais tarde, já fixados na Palestina, foram deixando os antigos costumes das comunidades nômades. Desenvolveram a agricultura e o comércio, tornaram-se sedentários.

RELIGIÃO

Os hebreus são um povo com origem semita que se diversificaram de outros povos contemporâneos a eles, por meio de uma crença religiosa monoteísta e por possuírem um líder religioso, Moisés. Aproximadamente em 1.350 a.C., sob a liderança de Moisés, os hebreus teriam fugido da escravidão que sofriam no Egito, o que segundo o relato bíblico foi possibilitado pela famosa abertura no Mar Vermelho. No ano de 1.947 d.C., através de pesquisas arqueológicas, foram encontrados pergaminhos em cavernas próximas ao Mar Morto em que se obtiveram mais detalhes sobre a vida dos hebreus. A sua religião estava baseada nos Dez Mandamentos, escritos por Deus nas Tábuas da Lei e entregues a Moisés, no Monte Sinai.

SOCIEDADE

A governação do povo hebreu passou por três períodos: patriarcas, juízes e reis.

Patriarcas: Abraão, Isaac e Jacó.

Juízes: Sansão, Otoniel, Gideão e Samuel.

Reis: Saul, Davi e Salomão.

Após a morte de Salomão, houve a divisão política e religiosa das tribos e o fim da monarquia unificada. Os hebreus dividiram-se em dez tribos do norte e formaram o Reino de Israel, liderados por Jerobaão. Após disputas internas, chegaram a um acordo em 878 a.C., com a escolha de Omri para rei. Duas tribos do sul formaram o Reino Judá, liderados por Reoboão, filho de Salomão. Anos mais tarde, os reinos foram conquistados pelos assírios e pelos babilônios, respetivamente. Séculos depois Jerusalém é destruída e os judeus são obrigados a dispersar-se. É a conhecida Diáspora Judaica. Sua organização política era a monarquia, onde o rei tinha todos os poderes, e a sociedade era hierarquizada, com os líderes religiosos em posição de destaque. Era uma sociedade religiosa e moralizada, monoteístas. São famosos pelo destaque no Antigo Testamento, da Bíblia Cristã. As mulheres não possuíam direitos individuais, sendo uma sociedade extremamente patriarcal.

CULTURA

Visto que o cristianismo tem origem na religião judaica, a civilização hebraica influenciou largamente a civilização contemporânea. Os hebreus construíram grandes palácios e templos, o maior deles foi o Templo de Jerusalém, que foi destruído pelos romanos, dele sobrando apenas um muro, o qual atualmente é conhecido como o Muro das Lamentações que compõe o Patrimônio Mundial da Humanidade. A escrita e literatura, entre os hebreus, povo de língua semita, surgiu muito cedo através de uma escrita própria. A arqueologia revelou a existência da escrita a partir de meados do segundo milênios a. C., (época do Êxodo). Aos poucos, porém eles foram substituindo, em sua escrita a sua língua original pelo aramaico, que era a língua comercial e diplomática do Oriente, próximo na antiguidade. O alfabeto hebraico atual é uma variedade do aramaico.

3.CRIAÇÃO OU SUGESTÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL:

HEBREUS - RESUMO

https://www.youtube.com/watch?v=QUUEZk8AvEs

4. COMENTÁRIO SOBRE O MATERIAL AUDIOVISUAL:

O vídeo sugerido explica de forma resumida e objetiva a trajetória do povo Hebreu. Ressalta o quanto esse povo sofreu e apresenta os motivos pelos quais eles escolheram ir em busca de uma nova vida. Nos dá a chance de conhecer a história do primeiro povo que teve fé em um único Deus, sendo a base para a fé cristã que atualmente predomina em grande parte do mundo.

5.REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

https://www.todamateria.com.br/hebreus/

https://www.infoescola.com/historia/hebreus/

https://www.sohistoria.com.br/ef2/hebreus/

https://brainly.com.br/