MESOPOTÂMIA

CÓDIGO: T101-01

A palavra mesopotâmia, em grego significa entre rios.Desse modo, qualquer região localizada entre rios pode ser considerada uma mesopotâmia. Porém esta ficou conhecida historicamente como Mesopotâmia, localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates, na região do atual Iraque e Kuwait, além de partes orientais da Síria e de regiões ao longo das fronteiras Turquia-Síria e Irã-Iraque. Considera-se como um dos berços da civilização,já que foi na baixa Mesopotâmia onde surgiram as primeiras civilizações. As primeiras cidades foram o resultado culminante de uma sedentarização da população e de uma revolução agrícola,que se originou durante a Revolução Neolítica

O surgimento dos primeiros núcleos urbanos na região foi acompanhado do desenvolvimento de um complexo sistema hidráulico que favorecia a utilização dos pântanos, evitava inundações e garantia o armazenamento de água para as estações mais secas.

Os mesopotâmicos sempre predominaram os pequenos Estados, que tinham nas cidades seu centro político, formando as chamadas cidades-Estados. Cada um deles controlava seu espaço territorial rural e pastoril e a própria rede de irrigação. Os povos que ocuparam a Mesopotâmia foram os sumérios, acádios, amoritas, assírios, elamitas e caldeus.

Os Sumérios e Acádios foram os primeiros a habitar o sul da Mesopotâmia, a região foi ocupada em 5000 a.C. pelo povo sumério, que construíram as primeiras cidades que a humanidade tem conhecimento, como Ur, Uruque, Lagash. Sendo erguidas sobre colinas e fortificadas para que pudessem ser defendidas de invasão de outros povos.Como a maioria dos povos antigos, os sumérios eram politeístas. Porém os deuses serviam mais para resolver problemas terrenos do que solucionar os problemas que fazem parte após a morte.Realizavam obras de irrigação, barragens e diques, utilizavam também técnicas de metalurgia do bronze. Sua organização social influenciou muitos povos que os sucederam na região.

Os amoritas se destacaram na Mesopotâmia um grande e unificado império que tinha como centro administrativo a cidade da Babilônia, situada nas margens do rio Eufrates. Os amoritas, povos semitas provenientes da Arábia, edificaram então o Império Paleobabilônico. O soberano que mais se destacou foi Hamurabi, elaborando leis que ficaram conhecidas como Código de Hamurabi, que tinha como base um código sumeriano " Ur-nammu". O Código do Hamurabi". O caráter das leis que constituíam o Código de Hamurabi era bastante severo a pena era equivalente à falta cometida.

Povos assírio começaram a se organizar como sociedade altamente militar e expansionista. Realizaram diversas conquistas e expandiram seu domínio para além da própria Mesopotâmia, chegando ao Egito. O centro administrativo do império assírio era Nínive, onde foi feita a

biblioteca real de Assurbanipal com mais de 22.000 placas de argila.O exército assírio era um dos mais notáveis da antiguidade, fato que proporcionou aos assírios o poder de conquistar diversos territórios. Povo de origem semita que se estabeleceu na Baixa Mesopotâmia no início do primeiro milênio a.C.. O império dos caldeus durou apenas 73 anos, pois foi incorporado ao Império Aquemênida .

Envolvendo a cultura a escrita cuneiforme, grande realização sumeriana, usada pelos sírios, hebreus e persas, surgiu ligada às necessidades de contabilização dos templos. Era uma escrita ideográfica, na qual o objeto representado expressava uma ideia. A literatura mesopotâmica sobrou diversos textos e fragmentos, muitos ainda em vias de decifração e tradução que,tendo uma característica comum à maioria dos textos é sua origem estatal, especialmente no caso da religião e dos negócios.

Na religião deles os deuses eram extremamente numerosos, eram representados à imagem e semelhança dos seres humanos. O sol, a lua, os rios, outros elementos da natureza e entidades sobrenaturais, embora cada cidade possuísse seu próprio deus, havia entre os sumérios algumas divindades aceitas por todos.


Caça-palavras criado