Gastronomia Ovar

Caldeirada de Enguias

A caldeirada de Enguias prato típico da região de Aveiro, principalmente das zonas ribeiras, aqui muitos são os restaurantes que servem como prato principal, cada um com o seu segredo.

 Não fosse a enguia é um ex-libris da Região de Aveiro contribuir para a famosa caldeirada de enguias à moda de Aveiro. A enguia nasce no longínquo Mar dos Sargaços, emigra até as rias onde buscam águas calmas com abrigos e alimentos durante a sua fase jovem. Sendo a ria de Aveiro uma ria com imensa vegetação submersa nos seus fundos, na qual faz dela um lugar ideal. Outrora muito mais abundante e hoje em dia muito mais escassa continua a habitar a ria, assim como em alguns viveiros naturais, na qual contribui para a sua sobrevivência. Tanto em caldeiradas, ensopados, fritas ou em escabeche, continua a deliciar os paladares mais exigentes.

Entre o mês de Março e Junho e a melhor época para apanhar as enguias, fase em que emigram até ao Mar dos Sargaços (Atlântico Oeste) para lá desovarem. 

Apanhadas na ria de Aveiro segundo os mais entendidos, que são as melhores, graças as águas da ria de Aveiro ainda ter um grande conteúdo de sal, na qual valoriza a consistência e o sabor do peixe.

Pão de Ló de Ovar

O Pão de Ló de Ovar é um produto de pastelaria típico e tradicional da cidade de Ovar, sendo considerado o principal prato gastronómico desta localidade. Sendo amplamente reconhecido não só na Região de Aveiro, como a nível nacional e internacional, este doce garantiu a proteção internacional da sua denominação de origem, em 2016.

Caldeirada de Peixe

A caldeirada é um prato com muito significado, sobretudo para as pessoas relacionadas às atividades marítimas. Do pagamento aos pescadores por uma ida ao mar, fazia parte a teca ou o quinhão de peixe, por norma constituído pelos peixes mais pequenos, danificados pelas redes ou com o menor valor comercial.

Com a batata, tomate e piripiri confecionava-se a tal caldeirada. À ceia ainda se desfrutava do caldo e restos de peixe acompanhados com broa.

Na região de Ovar, a Caldeirada de Peixe distingue-se das demais pela utilização da nêveda, erva aromática de nome científico calamintha nepeta. Com aroma e sabor peculiares, a erva é originária da nossa região e, para além de dar ao prato um sabor singular, transforma o momento da sua adição numa experiência sensorial.