Gastronomia Faro

Carapaus Alimados

Característico da zona costeira algarvia, de quando era necessário preservar o peixe na salmoura, este prato ilustra a simplicidade e o purismo deste ingrediente tão apreciado pelos algarvios.

 

Nos dias de hoje, apesar de existirem diversas formas de preservar e consumir peixe fresco, os carapaus alimados ainda constituem um prato muito apreciado, principalmente no verão com uma boa salada de tomate e batatas novas cozidas.


Perna de carneiro no tacho

A comida une-nos. Preparar um prato e partilhá-lo é uma forma de amor. Uma forma de cuidarmos dos outros. A comida é uma forma de construirmos memórias. Por isso, defendo tantas vezes que se cozinhe com a ajuda das crianças. Ao cozinharmos com elas, passamos-lhe um conjunto de valores sobre a vida e sobre o modo como nos alimentamos.


A alimentação é muito mais importante do que umas calças bonitas, um vestido elegante ou o verniz da moda. Ou melhor, antes de tudo isso, a nossa preocupação deveria ser para a mesa. Aquilo que comemos reflecte o modo como queremos viver. E quando pensamos em alimentação deveríamos pensar que é fundamental variarmos o que comemos. Para mim, este é o grande princípio para uma alimentação saudável. Comer sopa, comer legumes, comer pão, comer peixe, comer carne. Mas variar. 

Carne de porco com amêijoas

Carne de porco à alentejana ou carne de porco com amêijoas é um prato típico da culinária de Portugal, mais concretamente da região do Algarve. O primeiro nome é o mais comum por todo o Portugal, constituindo o segundo a designação usada no próprio Alentejo. Os cozinheiros Algarvios deram este nome ao prato para indicar que a carne usada era de porco do Alentejo (com uma carne mais saborosa, porque os porcos comiam bolotas de sobreiro), e não com carne de porco do Algarve, que eram alimentados com restos de peixe.

É preparado com amêijoas, carne de porco, colorau, louro, vinho e alho, entre outros temperos possíveis. A carne é frita e servida misturada com as amêijoas já cozidas. O prato final pode ainda ser polvilhado com coentros, acompanhado por batatas fritas cortadas em cubos e por limão.

Constitui um dos pratos mais famosos da gastronomia portuguesa, sendo possível encontrá-lo em restaurantes por todo o país.