Turismo Braga

Avenida Central

Avenida Central é uma das principais avenidas da cidade de Braga, em Portugal, tendo anteriormente sido conhecida por Avenida dos Combatentes e fica situada no centro histórico da cidade, na freguesia de São José de São Lázaro. Superando em área a Avenida do Aliados do Porto e o Terreiro do Paço em Lisboa, é a maior praça de Portugal e uma das maiores da Europa. 

A sua origem remonta ao início do século XVI e foi mandada abrir pelo bispo D. Diogo de Sousa. Recebeu então o nome de Campo de Santana, por influência da ermida em honra de Santa Ana erigida nesse espaço.

É a mais central das avenidas do centro da cidade, desenvolvendo-se no sentido este-oeste entre o topos norte da Avenida 31 de Janeiro e da Avenida da Liberdade. O seu topo oeste é também conhecido por Praça da República.


Sé de Braga

A Sé de Braga, ou Catedral de Braga, localiza-se na freguesia da Braga (Maximinos, Sé e Cividade), cidade e município de Braga, distrito do mesmo nome, em Portugal.[1]

Constitui-se na sede do bispado fundado, segundo a tradição, por São Tiago Maior que aqui terá deixado como primeiro bispo o seu discípulo, São Pedro de Rates. Devido a essa origem apostólica é considerada como Sacrossanta Basílica Primacial da Península Ibérica, e o seu Arcebispo, Primaz das Espanhas. Possui liturgia própria, a liturgia bracarense.

Considerada como um centro de irradiação episcopal e um dos mais importantes templos do românico no país, aqui se encontram os túmulos de Henrique de Borgonha, conde de Portucale e sua esposa, Teresa de Leão, pais de D. Afonso Henriques.

A Sé de Braga encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1910.


Santuário do Bom Jesus do Monte

O Santuário do Bom Jesus do Monte, também referido como Santuário do Bom Jesus de Braga, localiza-se na freguesia de Tenões, na cidade, município e distrito de Braga, em Portugal. Fica situado nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

Este santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus constitui-se num conjunto arquitetónico-paisagístico integrado por uma igreja, um escadório onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, uma área de mata (Parque do Bom Jesus), alguns hotéis e um funicular (Elevador do Bom Jesus).

Foi elevado a basílica-menor em 5 de julho de 2015.

A sua peculiar disposição serviu de inspiração para outras construções, como por exemplo o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, no Brasil.

Está classificado como Monumento Nacional e declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.