Gastronomia Braga

Bacalhau à Braga

O Bacalhau à Braga, também denominado de Bacalhau à Narcisa ou Bacalhau Minhoto, faz parte de um imenso rol de receitas típicas do Minho, onde vários pratos principais e sobremesas são estrelas locais e nacionais.

Esta região do país é, sem dúvida, muito rica em grandes receitas que cativam os comensais de todo o país. Não é raro, também, ouvir estrangeiros referirem-se à gastronomia minhota como um dos principais atrativos da região.

De facto, basta para isso pensarmos no pudim do abade de Priscos, nos rojões ou no sarrabulho para elencar apenas alguns dos excelentes pratos do Minho.


Papas de Sarrabulho

As papas de sarrabulho são um prato típico da culinária portuguesa. São oriundas da região do Minho, no norte de Portugal.

As papas são confeccionadas com sangue de porco, carne de galinha, carne de porco, salpicão, presunto, chouriço, cominhos, limão e pão ou farinha de milho, entre outros ingredientes.

São servidas como sopa ou como acompanhamento dos rojões à moda do Minho, por exemplo. Devem ser consumidas com vinho verde tinto.

As papas de sarrabulho são apenas confeccionadas no inverno, uma vez que é nessa altura que se realiza a matança do porco. Para além disso, constituem um prato bastante forte, mais apetecível no tempo frio do Inverno. Por outro lado, o sangue de porco é um ingrediente bastante sensível, com tendência para se deteriorar rapidamente no verão.

Durante o inverno, é comum encontrá-las nas ementas dos restaurantes do noroeste de Portugal, sendo raro encontrá-las no centro e no sul do país.


Rojões à Minhota

Rojões à moda do Minho é um prato típico da culinária de Portugal, mais concretamente, da região do Minho, no Norte do País.

Os “rojões” são pedaços de carne de porco sem osso, mas com alguma gordura (por exemplo, da perna). Para esta preparação, os rojões são marinados de um dia para o outro numa mistura de vinho verde, alho, sal, pimenta, louro e colorau. A carne é alourada em banha e misturada com a marinada, deixando-se estufar em lume brando. No fim, junta-se sangue de porco cozido e cortado em fatias finas e deixa-se apurar.

Separadamente, fritam-se tripas enfarinhadas e pedaços de fígado de porco. Alouram-se igualmente batatas novas e castanhas, depois de temperadas. Juntam-se todos estes ingredientes já cozinhados, salpicam-se com cominho e servem-se com pedaços de limão e salsa picada.[1]

O prato pode ser acompanhado por arroz de sarrabulho ou papas de sarrabulho, bolachos, ou por arroz branco.