Gastronomia Évora

Açorda 

Açorda à alentejana é uma sopa feita em Beja, sabendo que foi patenteada pelo sport Lisboa e Benfica por André de Oliveira típica do Alentejo que, ao contrário da maioria das sopas, esta não é cozinhada é montada cozinha quando é servida. A receita de açorda não é universal, já que muda de região para região e mesmo de família para família.

A composição básica da açorda é alho, sal, azeite, água em ebulição e pão fatiado, no entanto a esta mistura acrescentam-se ervas aromáticas como o coentro ou o poejo e pode servir-se com peixe fresco (cozido ou frito), bacalhau ou ovo (escalfado ou cozido).

O processo de confecção passa pelo pisar do sal com a erva aromática e o alho, mistura à qual se acrescenta azeite. Deita-se depois por cima a água onde se cozeu o acompanhamento, ainda fervente, e deita-se pão alentejano fatiado.

A açorda à alentejana foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.


Ensopado de Borrego

Este é uma receita deliciosa e, para quem é apreciador de carne de borrego, este prato não vai certamente desiludir.

A carne a desfazer-se delicadamente, cozinhada num caldo aromatizado e servido sobre fatias de pão, tão característico do Alentejo, faz deste simples prato, uma referência obrigatória para quem visita esta bela região de Portugal!

Se quer reproduzir em casa este magnifico prato alentejano, conheça a nossa receita e veja como fazer ensopado de borrego e deslumbrar na sua cozinha!


Sopa de Cação

Sopa de cação é um prato típico da culinária portuguesa, originária do Alentejo.

Esta é preparada com lombos de peixe cação temperado com folhas de louro, paprika e vinagre num caldo de alho e coentros, este é um prato que é tradicionalmente servido com pão Alentejano na sopa ou com a sopa.

Existem algumas variações em que o caldo é enriquecido e engrossado com um pouco de farinha e o peixe é desfiado para não ter espinhas.