Fortaleza de Itaipu - Praia Grande - SP
Construída em 1909, com a finalidade de defender a entrada do Porto de Santos, em substituição à Fortaleza de Santo Amaro, que em fins do século XIX foi considerada obsoleta, abriga os Fortes Duque de Caxias, Jurubatuba e General Rego Barros. A posição geográfica da Fortaleza de Itaipu é privilegiada por sua importância estratégica além de estar rodeada por belas paisagens naturais.  

Estrada da maioridade e o Caminho do Mar - Cubatão/São Bernardo do Campo - SP
A Estrada da Maioridade foi construída para atender a crescente demanda do século XIX. Para isso, foi contratado o engenheiro João Bloen. A estrada foi inaugurada em 1841 e recebeu esse nome em homenagem ao Imperador D. Pedro II. Essa estrada faz parte da estrada hoje conhecida como Caminho do Mar, construída para possibilitar a circulação de automóveis no início do século XX e é o acesso para visitar o trecho existente da Calçada de Lorena 

Engenho dos Erasmos - Santos - SP
O Engenho dos Erasmos, localizado no Município de Santos, foi encomendado por Martim Afonso de Souza provavelmente por volta de 1534 e marca o início da Industria açucareira no Brasil. É possível perceber, pelas suas grossas paredes, a função de defesa militar, além da fabricação de açúcar. Inicialmente chamava-se Engenho do Governador. Após Martim Afonso partir para as índias e o engenho ser vendido para Erasmos Schetz de Antuérpia, passou a se chamar Engenho dos Erasmos de São Jorge. O Engenho era movido a força hidráulica através do Rio São Jorge que passa ao lado do engenho e nasce na Lagoa da Saudade, no alto do morro da Nova Cintra. 

Tubulação de Esgoto do Canto do Forte - Praia Grande - SP
A tubulação de esgoto presente no Bairro do Canto Forte, em Praia Grande – SP, faz parte do projeto de urbanização da cidade de Santos realizado pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito (1864 - 1929) . Apesar de o projeto ser mundialmente conhecido com a construção dos canais de Santos, trouxe impactos negativos para a Praia Grande, na época ainda pertencente a São Vicente por despejar todo o esgoto de Santos em suas águas. O projeto possibilitou o avanço urbano para a parte leste da Ilha de São Vicente e livrou a cidade de Santos das constantes epidemias que afligiam a região desde o século XIX. Por outro lado, estava previsto uma ampla rede de tubulações para levar o esgoto longe das praias de Santos. Foram instaladas diversas estações elevatórias com o objetivo de bombear o esgoto, passando pela Ponte Pênsil, especialmente instalada para essa finalidade, até chegar na Av. do Saneamento, hoje Avenida Marechal Mallet, onde alcança a tubulação do Canto do Forte, seguindo para o Oceano. 

Calçada do Lorena - Cubatão/São Bernardo do Campo - SP
A Calçada Do Lorena foi o primeiro caminho pavimentado que interligava o litoral ao Planalto Piratininga, construída a mando do Governador Geral da Capitania de São Paulo Bernardo José Maria de Lorena, em 1790. Pretendia com isso melhorar as condições de acesso ao interior da Capitania a fim de facilitar a circulação de mercadorias. Nesse contexto, percebe-se a preocupação de mapeamento e melhoria dos demais caminhos existentes, entre eles o Caminho do Rei, em Praia Grande, que poderia ser interligado à Calçada do Lorena por mar com a utilização de pequenas embarcações. Hoje a Calçada do Lorena é uma atração turística e pode visitada por meio da Fundação Florestal agendando uma visita.

Bairro Tupi - Praia Grande - SP
Durante a gestão do Prefeito Leopoldo Estácio Vanderlinde (1969 – 1972) foi colocado em prática o plano diretor para a urbanização da cidade de Praia Grande padronizando os nomes das ruas através de temáticas específicas para cada bairro . Ou seja, cada bairro da cidade possuía uma temática específica para a nomeação das suas ruas. O Bairro Tupi, por exemplo, possui nomes de ruas com a temática indígena: Rua Xavantes, Caetés, Tamoios, etc. Essa é uma boa oportunidade para os professores tematizarem determinados assuntos em sala de aula fazendo um paralelo com o espaço urbano de Praia Grande.

Ruínas de Abarebebê - Peruíbe - SP
Durante a gestão do Prefeito Leopoldo Estácio Vanderlinde (1969 – 1972) foi colocado em prática o plano diretor para a urbanização da cidade de Praia Grande padronizando os nomes das ruas através de temáticas específicas para cada bairro . Ou seja, cada bairro da cidade possuía uma temática específica para a nomeação das suas ruas. O Bairro Tupi, por exemplo, possui nomes de ruas com a temática indígena: Rua Xavantes, Caetés, Tamoios, etc. Essa é uma boa oportunidade para os professores tematizarem determinados assuntos em sala de aula fazendo um paralelo com o espaço urbano de Praia Grande.

Iperoig (Ubatuba) e a Confederação dos tamoios
Por séculos, as nações Tupinambá e Tupiniquim estavam em guerra. Os Tupinambá localizavam-se no litoral norte dos atuais estados de São Paulo e Rio de Janeiro; os Tupiniquim mais ao sul. Quando os portugueses iniciaram a produção de cana-de-açúcar na Capitania de São Vicente, necessitavam de muita mão de obra para o trabalho nos engenhos de açúcar. A solução foi fazer alianças com os Tupiniquim para transformar os inimigos de guerra em mão de obra escrava. Como forma de resistência e luta, os Tupinambá formaram a Confederação dos Tamoios, conflito que durou de 1554 a 1567. Após anos de combate, os padres jesuítas foram enviados a Iperoig, atual Ubatuba, para estabelecer um acordo de paz. Porém, logo os portugueses traíram o acordo e voltaram a captura de pessoas para o trabalho forçado nos canaviais e os conflitos continuaram. Por fim, os portugueses reuniram um grande ataque por mar e por terra comandado por Estácio de Sá e derrotaram a Confederação dos Tamoios de uma vez por todas de forma extremamente violenta. Os poucos sobreviventes se retiraram para os sertões.

Sambaqui Nobrega
O Sambaqui Nóbrega é o mais famoso de uma série de sítios arqueológicos encontrados no Baixo Ribeira, no município de Ilha Comprida. Ainda se sabe muito pouco sobre eles, mas são vestígios de povoamentos anteriores aos povos indígenas. Além do Baixo Ribeira, os sambaquis eram comuns também na Baixada Santista. Infelizmente, ao longo do período colonial, os sambaquis foram explorados exaustivamente para a obtenção de cal para as construções da época. Isso resultou em perda incalculável para a compreensão da história do povoamento do litoral brasileiro. No projeto “História Regional”, o sambaqui Nóbrega foi escolhido pelo seu significativo tamanho e pela possibilidade de visitação, visto que muitos desses sítios encontram-se em locais de difícil acesso. O Sambaqui Nóbrega chegou a ter cinquenta metros de altura e cem metros de comprimento. Hoje seu tamanho está muito reduzido, mas ainda assim é possível visitação e verificar a sua grandiosidade como sítio arqueológico. Durante o período colonial, esses locais foram explorados para extração de cal utilizados em construções. Dessa forma, esses sítios arqueológicos foram explorados de tal forma na Baixada Santista que não são mais localizáveis. Benedito Calixto, apesar de ser famoso por suas pinturas, foi um estudioso de sambaquis, sendo que em um de seus trabalhos existe uma aquarela com possíveis locais de sambaquis na Baixada Santista.